Atividade de Educação Física: Corridas de Revezamento - Anos Finais

Atividade de educação Física sobre Corridas de Revezamento direcionada aos estudantes do 6º, 7º e 8º e 9° ano. Essa modalidade esportiva requer trabalho em equipe, estratégia e resistência física, tornando-se uma excelente ferramenta para o ensino de valores como cooperação, solidariedade e superação de desafios. Conheça, baixe e aplique com seus alunos.



Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! (Lei 9.610/98)

 

CORRIDAS DE REVEZAMENTO

A história do atletismo está diretamente ligada aos Jogos Olímpicos, já que ele tem sido parte do evento desde a primeira Olimpíada na Grécia Antiga. As Olimpíadas buscavam a perfeição e a superação dos limites humanos. Apesar dos séculos que nos separam dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, a busca pela superação dos limites continua a ser um objetivo central para os atletas olímpicos atuais. Nesta aula, vamos conhecer uma das modalidades do atletismo: a corrida de revezamento.

Características

As corridas de revezamento são muito apreciadas pelo público devido ao seu caráter coletivo. Em um esporte predominantemente individual como o atletismo, o revezamento se destaca por ser uma prova disputada entre equipes, aumentando a emoção e valorizando o trabalho em grupo. Nos revezamentos, os atletas percorrem distâncias semelhantes enquanto conduzem um bastão, que é passado de mão em mão entre todos os membros da equipe.


As provas de revezamento são realizadas sempre em equipes compostas por quatro membros e contam com três categorias: 4x100 metros, 4x400 metros e 4x400 metros (misto).

4x100 Metros

Nesta disputa de revezamento, cada um dos quatro atletas percorre 100 metros sempre na mesma raia. Ao se aproximar do companheiro de equipe, o atleta deve repassar o bastão - um tubo cilíndrico de até 30 cm de comprimento - dentro da zona de passagem. Nesta modalidade, há competições para homens e para mulheres.

4x400 Metros

Nesta modalidade, quatro atletas competem em equipe, cada um correndo uma volta inteira na pista. As duas primeiras voltas acontecem em raias pré-designadas. A partir do início da reta de chegada da segunda volta, os atletas podem mudar de raia e correr juntos na mesma. Cada corredor deve portar um bastão e entregá-lo ao próximo corredor dentro da zona de troca. Nesta modalidade, há também competições para homens e para mulheres. Tradicionalmente, é a última prova em pista nos Jogos Olímpicos e em eventos de atletismo de nível internacional.

4x400 Metros (Misto)

No revezamento 4x400 metros (misto), introduzido nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a equipe é composta por dois homens e duas mulheres. Cada membro da equipe corre uma volta completa na pista (400 metros). Geralmente, a ordem é um homem iniciando a prova, seguido por uma mulher, depois outra mulher, e, finalmente, o último homem completando a corrida. As demais regras são as mesmas do revezamento 4x400 metros.




Regras Gerais da Corrida de Revezamento

- Os corredores devem passar o bastão no interior da zona de troca (20 metros). Se a passagem do bastão ocorrer fora dessa faixa, a equipe será desclassificada;
- Os corredores não podem jogar o bastão ao fazer a troca;
- Os corredores devem permanecer em suas raias durante a prova de revezamento 4x100 metros;
- Os corredores são desclassificados caso obstruam, impeçam ou interfiram no progresso de outro corredor;
- No revezamento 4x400 metros, os corredores devem permanecer nas raias designadas durante todo o primeiro percurso e até o final da primeira volta do segundo percurso;
- Caso o bastão caia, o atleta que o deixou cair deve voltar para pegá-lo;
- O corredor que recebe o bastão se coloca em posição de espera do companheiro que traz o bastão, evitando a perda aparente de tempo.

Refletindo

Portanto, a corrida de revezamento destaca-se no atletismo por seu caráter coletivo e estratégico, combinando velocidade, precisão e trabalho em equipe. Essa prova simboliza a união entre desempenho individual e esforço conjunto.

Texto de Tudo Sala de Aula, 2024



ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

Leia a notícia e responda.

Brasil vence repescagem e classifica revezamento 4x400 a Paris

5 de maio de 2024

   Na última bateria do Mundial de Revezamento de atletismo valendo vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil conseguiu um ótimo resultado. Lucas Carvalho, Lucas Vilas, Vitor Hugo Miranda e Matheus Lima fizeram uma ótima prova e garantiram uma vaga para o país no revezamento 4x400m masculino. Nas demais provas, o Brasil ficou sem a classificação, dependendo do ranking olímpico para pegar uma das últimas vagas em Paris.

   No revezamento 4x400m misto, a CBAt optou por retirar o Brasil da prova para levar força máxima nas provas masculina e feminina. No masculino, a equipe brasileira alterou a formação do primeiro dia, colocando Matheus Lima, o atleta mais rápido do Brasil para fechar. Lucas Carvalho assumiu a liderança logo na primeira perna do revezamento. O time brasileiro chegou a cair para o segundo lugar após um sprint do time da Austrália na terceira perna, mas logo Vitor Hugo retomou a liderança e entregou o bastão para Matheus fechar a prova com um tempo de 3min01s86.

Fonte: https://www.terra.com.br/




1. Você já assistiu a uma corrida de revezamento, seja pela televisão ou em eventos ao vivo? O que você acha dessa modalidade esportiva?
_______________________________

2. A notícia revela que a equipe brasileira masculina de revezamento 4x400 metros obteve a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris por meio de uma repescagem. O que isso significa?
_______________________________

3. Assinale a imagem que melhor representa uma prova de revezamento de 4x400m (misto).


4. Na corrida de revezamento, é  desclassificada a equipe cujo atleta passar o bastão
a) com a mão esquerda.
b) dentro da zona de passagem.
c) quando o atleta já estiver correndo.
d) fora da zona de passagem

5. Em qual ponto da prova de 4x400 metros os atletas podem mudar de raia e correr juntos?
a) No início da última volta da prova. 
b) A partir do segundo percurso.
c) No final do primeiro percurso.
d) No início do primeiro percurso.




6. Leia as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
a. (   ) Nos revezamentos, os atletas percorrem distâncias iguais.
b. (   ) O bastão da prova de revezamento é um cubo de até 30 cm de comprimento.
c. (   ) Em todas as modalidades de revezamento, os atletas podem mudar de raia.
d. (   ) Caso o bastão caia durante a prova, o atleta e sua equipe serão desclassificados.

7. Observe a imagem e responda:

Para você, quais são as principais habilidades que os atletas precisam ter para obter sucesso numa corrida de revezamento?
_________________________

8. Quais as diferenças da corrida de revezamento 4x400m para o 4x400 m (misto)?
_________________________

9. Por que as corridas de revezamento recebem destaque no texto em comparação às outras modalidades do atletismo?
_________________________________

10. Sobre a corrida de revezamento, é correto afirmar que 
a) na prova de 4x400m, os atletas podem correr juntos na mesma raia desde o início da prova.
b) os atletas devem seguir regras rigorosas, como a passagem do bastão dentro da zona específica.
c) os corredores são desclassificados apenas se obstruir a passagem do adversário. 
d) na modalidade 4x400m (mista) consiste em três homens e uma mulher correndo em sequência.


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



 


GABARITO
1. Resposta pessoal. 2. Isso significa que a equipe brasileira garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris através de uma segunda chance oferecida após as competições principais, não conseguindo a classificação direta, mas se destacando o suficiente para ser incluída. / 3A / 4D / 5B / 6. (V), (F), (F) e (F). / 7. Resposta Pessoal. (Comente com os alunos que para obter sucesso numa corrida de revezamento é importante ter velocidade, precisão na troca de bastão, coordenação e trabalho em equipe.) / 8. Enquanto no 4x400m tradicional cada equipe é composta por quatro atletas do mesmo sexo (todos homens ou todas mulheres), no 4x400m misto cada equipe é formada por dois homens e duas mulheres. Além disso, no revezamento misto, a ordem dos corredores pode variar conforme a estratégia da equipe. / 9. Porque são apreciadas pelo público devido ao seu caráter coletivo. Em um esporte predominantemente individual, o revezamento se destaca por ser uma prova disputada entre equipes, o que aumenta a emoção e valoriza o trabalho em grupo. / 10B.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem