📝 Preparamos uma excelente atividade de História sobre o Renascimento e o Humanismo, direcionada aos estudantes do 7º e 8º ano. O Renascimento e o Humanismo são movimentos culturais que marcaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna, promovendo uma nova forma de pensar baseada na valorização do ser humano, da razão, das artes e das ciências. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
RENASCIMENTO: TEMPO DE MUDANÇA
As mudanças ocorridas na Baixa Idade Média, principalmente impulsionadas pelo surgimento e crescimento da burguesia, fizeram com que o poder social exercido pela Igreja Católica fosse cada vez mais questionado. Essa situação não influenciou apenas a religião, mas também o Estado e a própria visão da sociedade a respeito de questões como a ciência, a medicina, as artes, dentre outras.
As ideias renascentistas surgiram com os artistas e intelectuais que começaram a estudar o passado, principalmente as civilizações da Antiguidade, como Grécia, e perceberam que muitas descobertas e realizações haviam sida esquecidas ou sufocadas pelos movimentos que desejavam manter a sociedade sob controle do rei, da nobreza e do clero. Essas descobertas foram resgatadas, trazendo de volta discussões que envolviam temas como cirurgias e a valorização do ser humano.
Um exemplo disso é a questão das cirurgias. Para a Igreja e a Sociedade Medieval, a abertura do corpo humano era considerada um sacrilégio. O corpo era visto como sagrado, um templo do espírito. Mas e se alguém adoecesse e precisasse de uma operação? Na maioria das vezes, as doenças eram interpretadas como um castigo pelos pecados, e por isso as pessoas aceitavam o sofrimento sem aceitar o tratamento. No entanto, no Egito e em outras civilizações antigas, já existiam práticas cirúrgicas e até o uso de próteses.
O RENASCIMENTO EUROPEU
Os intelectuais que iniciaram esse movimento de contestação ficaram conhecidos como renascentistas. Eles tinham como objetivo se desligar das ideias do período anterior, o que chamariam posteriormente de Idade Média. Receberam principalmente o apoio da burguesia, que financiavam obras de arte e pesquisas científicas.
O Renascimento se manifestou especialmente nas artes, na literatura e na ciência. Sua principal característica foi a valorização do ser humano. O foco deixou de ser o divino e o espiritual, dando lugar para ao que é humano, terreno e racional.
Essas mudanças, porém, não aconteceram de forma rápida em igual para todos. Como naquela época não existia internet, rádio ou televisão, a maioria da população, principalmente a mais pobre, demorou a ter contato com essas ideias. A vida para eles continuava marcada pela pobreza, fome e exploração.
Os pobres da Idade Média chegaram até a criar um mito para escapar de sua dura realidade: um lugar cheio de prazeres, comida em abundância, harmonia social, e sem sofrimento, envelhecimento ou trabalho. Esse lugar imaginário era chamado de “Cocanha”.
O HUMANISMO
O pensamento renascentista deu origem ao Humanismo, movimento que valorizava o ser humano, suas capacidades e potencialidades. Para os humanistas, o homem era o centro de tudo (Antropocentrismo), contrariando a visão medieval que colocava Deus no centro de tudo (Teocentrismo).
Eles acreditavam que tudo poderia ser explicado por meio da observação e da experiência. Entre as descobertas científicas do Renascimento destacam-se:
• A teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico: que afirmava que o sol é o centro do universo, discordando a teoria geocêntrica de Ptolomeu, que tinha a terra como centro, e defendida pela Igreja Católica.
• Anatomia de Vesalius de Andreas Vesalius, com a publicação de um atlas detalhado do corpo humano, baseado em dissecações.
A literatura
Na literatura, os renascentistas passaram a retratar seres humanos com medos, qualidades e defeitos, com reflexões sobre a vida, valorização dos prazeres e da existência terrena, diferentemente da literatura medieval, mais voltada à religião, amor, cavalaria e lendas. São exemplos de obras renascentistas: Os Lusíadas, de Luís de Camões, Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare, Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, A Divina Comédia, de Dante Alighieri.
Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci foi dos maiores representantes do Renascimento, destacando-se tanto nas artes quanto nas ciências. Ele pintou obras famosas como Mona Lisa e a Última Ceia. Na arquitetura, elaborou projetos de canais de esgoto. essenciais para aquele período. Nas ciências, criou-se a Nas ciências, criou uma bomba hidráulica baseada no princípio de Arquimedes e produziu o Tratado de Anatomia. Imaginem, sem recursos como ultrassom, como os médicos saberiam, como era o útero humano e a posição do feto? Da Vinci estudava cadáveres e criava desenhos detalhados que ajudaram a salvar muitas vidas.
Os artistas renascentistas atuaram principalmente por meio de pinturas e esculturas. O ser humano era o personagem central, retratado de forma realista e idealizada. A natureza também era representada com realismo, utilizando técnicas com perspectivas matemática, que criava a ilusão de ilusão de profundidade e tridimensionalidade nas obras. A seguir algumas obras renascentistas.
Na Idade Média, a arte era voltada à divulgação de histórias bíblicas e à moral cristã. As representações eram estáticas, sem a intenção de trazer realidade com as características humanas. Abaixo dois exemplos da arte medieval. Comparem com as renascentistas: quais delas mostram melhor as características humanas? Reflita.
Por volta do século XVI, as ideias renascentistas tornaram-se mais conhecidas pela Europa, principalmente com o apoio da burguesia, que financiava os artistas. Esses financiadores eram chamados de mecenas. Ao apoiar as artes, os burgueses aumentavam seu prestígio e poder político, fundamentais para se fortalecerem em um mundo de transformações. Com esse clima de renovação, as ideias renascentistas se expandiram ainda mais, incentivando a pesquisa científica, a observação da natureza e a valorização do ser humano.
Referências:
pucminas.br; oglobo.globo.com todamateria.com.brTexto adaptado por Tudo Sala de Aula
📚 Atividades
1. Sobre as mudanças ocorridas na Baixa Idade Média, assinale a alternativa incorreta.
a) Foram impulsionadas pelo surgimento e crescimento da burguesia.
b) Fizeram com que o poder social exercido pela Igreja Católica fosse cada vez mais questionado.
c) Influenciou não apenas a religião, a visão da sociedade sobre ciência, a medicina, as artes.
d) Foi idealizada pela Igreja Católica que ficou cada vez mais forte.
2. De onde surgiram as ideias renascentistas?
3. Qual o objetivo das artistas do Renascimento?
4. Quem foram os principais apoiadores dos artistas e pensadores renascentistas?
a) A Igreja Católica, que mantinha rígido controle sobre o pensamento da época.
b) Os senhores feudais, interessados apenas na produção agrícola.
c) Os reis absolutistas, que proibiam ideias novas para manter o poder.
d) A burguesia, que investia em arte e ciência para ganhar prestígio e influência.
5. Assinale a principal característica do Renascimento Europeu.
a) A exaltação da superioridade europeia.
b) A valorização da Igreja Católica e suas regras
c) A valorização do ser humano.
d) A exaltação de tudo o que é divino.
6. As pessoas mais pobres foram afetadas diretamente desde as primeiras discussões sobre as ideias renascentistas? Explique.
7. Faça a correspondência com (IR) para Ideia Renascentista (IM) para Ideia Medieval.
( ) Humanismo.
( ) Homem era o centro de tudo.
( ) Deus era o centro de tudo.
( ) A doença é um castigo pelos pecados
8. Relacione as colunas, ligando os termos aos seus significados.
1. Humanismo
2. Antropocentrismo
3. Teocentrismo
( ) Ideia de que o homem é o centro de tudo.
( ) Movimento que valoriza o ser humano, suas capacidades e conhecimentos.
( ) Ideia de que Deus é o centro de tudo.
9. Cite dois exemplos de renascentistas em cada área abaixo:
a) Na Ciência: __________________________________________
b) Na Literatura: ________________________________________
c) Nas Artes: ___________________________________________
10. Por que os burgueses apoiavam os renascentistas, pagando pelas suas obras e pesquisas?
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Renascimento e Humanismo.
Objetivo da Aula: Compreender os principais aspectos do Renascimento Cultural e do Humanismo, reconhecendo suas origens, características e influências no pensamento, nas artes e na ciência da Europa moderna, relacionando-os com a valorização do ser humano e da razão.
Habilidade da BNCC: (EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.