📚 Excelente Atividade de História sobre a União Soviética, direcionada aos estudantes do 7º, 8º e 9º ano. A União Soviética foi um dos principais protagonistas do século XX, formada após a Revolução Russa de 1917 e composta por várias repúblicas socialistas sob um governo centralizado. Conheça, baixe e aplique este material produzido pela equipe do Tudo Sala de Aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
ORIGEM DA URSS
A derrubada do Czar Nicolau II pela Revolução Russa de 1917 levou ao poder o grupo liderado por Vladimir Lenin, os chamados bolcheviques. Esse grupo iniciou uma série de transformações na Rússia, por meio de aproximações com outros países, alguns de forma pacífica, outras utilizando a força militar. Com base nas ideias de Karl Marx, os bolcheviques formaram um novo país: a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
União das Repúblicas: Várias repúblicas “teoricamente” independentes.
Socialistas: Sistema político e econômico adotado.
Soviéticas: Referência aos sovietes (organizações de trabalhadores com grande influência na Revolução Russa).
Com a queda do Império Russo e o fim do governo czarista, vários territórios, como a Ucrânia, a Armênia, a Geórgia, o Azerbaijão e os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) declararam independência. Quando os bolcheviques assumiram o poder, em 1921, o Exército Vermelho iniciou uma ofensiva para reverter essas independências e reestruturar o território russo. A maioria das conquistas foi obtida por meio do uso da força.
A União Soviética passou a ser composta por 15 países: Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Moldávia, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.
A REBELDIA UCRANIANA
MONUMENTOS ÀS VÍTIMAS DO HOLODOMOR EM KIEV, NA UCRÂNIA
A resistência dos ucranianos ao domínio russo é histórica. Após o fim do Império Russo, a Ucrânia declarou sua independência, mas acabou sendo incorporada à União Soviética. Muitos acreditam que essa rebeldia tenha sido uma das causas de uma das maiores atrocidades da URSS, o Holodomor. Holodomor vem das palavras ucranianas holod = fome e moryty = matar, e refere-se a uma fome artificial (sem causas naturais) que ocorreu na Ucrânia entre 1932 e 1933, durante o governo Stalin. Nesse período, o governo soviético confiscou as terras dos camponeses e os forçou a trabalhar em fazendas coletivas. Mesmo em anos de colheitas ruins, a produção agrícola era requisitada pelo Estado, o que resultou na morte de aproximadamente 3 a 7 milhões de pessoas. Há relatos de pessoas que comeram raízes, animais de estimação e até cadáveres. O governo soviético recusava ajuda humanitária e negava a existência de fome na região. Muitos países reconhecem o Holodomor como um genocídio.
PRINCIPAIS CARATERÍSTICAS DA URSS
POLÍTICA | ECONOMIA |
Não existiam partidos de oposição. As eleições eram simbólicas, com apenas um candidato escolhido pelo Partido Comunista (o único permitido). A população não tinha liberdade de expressão nem religiosa. A imprensa era controlada pelo governo, e opositores eram perseguidos. | Economia planificada com planos quinquenais (de cinco anos). O governo decidia o que seria produzido, em que quantidade, como, onde, e para quem. Não havia propriedade privada nem concorrência. A agricultura também seguia esse modelo. |
Vários opositores do regime eram enviados aos GULAGS, campos de trabalho forçado criados durante o Regime Czarista, porém amplamente utilizados pelos soviéticos. Nessas instalações, realizavam-se atividades como a extração de minérios. Apesar de não possuírem estruturas de extermínio como os campos nazistas, as péssimas condições de vidas causavam milhares de mortes, especialmente por fome e doenças.
GOVERNANTES DA URSS
Vladimir Lenin (1917–1924): Líder da Revolução Russa e primeiro governante da URSS. Implementou o comunismo, mas, em 1921, criou a NEP (Nova Política Econômica), que reintroduziu temporariamente elementos do capitalismo para evitar o colapso econômico. A NEP beneficiou a economia, mas foi criticada pela ala mais radical do Partido Comunista. Após sofrer vários derrames, Lenin faleceu, dando início à disputa de poder entre Stálin e Trotsky, da qual Stálin saiu vitorioso.
Josef Stálin (1924–1953): Seu governo foi autoritário e violento, mas transformou a URSS em uma potência industrial e militar. Promoveu o culto à personalidade, perseguiu e assassinou opositores. Morreu de AVC.
Georgy Malenkov (1953–1955): Sucessor de Stálin, teve pouca influência e foi rapidamente afastado.
Nikita Kruschev (1955–1964): Crítico do stalinismo, promoveu a abertura política, extinguindo o trabalho forçado nos Gulags e diminuindo a censura. Foi afastado após a crise dos mísseis de Cuba, que quase provocou uma guerra nuclear.
Leonid Brejnev (1964–1982): Seu governo foi marcado pela repressão e por uma grave crise econômica, devido ao desabastecimento e aos altos gastos militares e espaciais (Guerra Fria).
Yuri Andropov (1982–1984) e Konstantin Chernenko (1984–1985): Ambos assumiram o poder doentes e governaram por curtos períodos antes de falecer.
Mikhail Gorbachev (1985–1991): Implementou reformas para enfrentar a crise. A Perestroika (reestruturação) tentou reduzir a intervenção do Estado na economia, mas fracassou. Já a Glasnost (transparência) teve sucesso, ampliando as liberdades políticas, encerrando a censura e libertando presos políticos.
Fim da URSS
O fracasso da Perestroika e o sucesso da Glasnost contribuíram para o colapso da URSS. A crise econômica, o desemprego, a fome e o acesso à informação aumentaram as críticas ao regime. Diversas repúblicas, como Hungria, Polônia e Bulgária, iniciaram uma transição pacífica para o capitalismo, enquanto outras, como Romênia e Iugoslávia, passaram por transições violentas. Com a saída gradual das repúblicas e o enfraquecimento do governo central, em 1991, o presidente Mikhail Gorbachev renunciou, decretando o fim da União Soviética. No mesmo ano, a Rússia realizou sua primeira eleição direta, elegendo Boris Yeltsin como presidente. Crítico do comunismo, defensor da democracia, da economia de mercado e dos direitos civis, Yeltsin liderou a transição russa para o capitalismo. Permaneceu no poder até 1999, quando renunciou, sendo sucedido por Vladimir Putin.
Referências: brasilescola.uol.com.br / mundoeducacao.uol.com.br / super.abril.com.brAdaptado por Cássia Alves, historiadora
📚 Atividades
1. Após a queda do czarismo, o grupo que assumiu o poder na Rússia iniciou uma série de transformações. Sobre esse grupo, é CORRETO afirmar que
a) era liderado por Mikhail Gorbachev, em 1991.
b) aproximou-se de outros países apenas pacificamente.
c) estabeleceu um novo país baseado nas ideias de Karl Marx.
d) não utilizou a força para dominar territórios próximos.
2. No que diz respeito à relação entre ucranianos e os soviéticos, é INCORRETO afirmar que
a) a Ucrânia sempre resistiu ao domínio soviético.
b) quando o Império Russo chegou ao fim, a Ucrânia declarou sua independência.
c) a URSS não usou força militar para dominar a Ucrânia, que já havia declarado sua independência após o fim da Rússia czarista.
d) a Ucrânia foi vítima do Holodomor, uma fome artificial causada pelo governo de Stalin.
3. Explique sobre a origem do nome União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
4. Liste os 15 países que participaram da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
5. Explique como o governo soviético causou a fome artificial na Ucrânia.
6. Assinale a alternativa CORRETA sobre a União Soviética.
a) Havia vários partidos políticos de oposição.
b) As eleições eram livres e democráticas.
c) Os cidadãos tinham liberdade de expressão.
d) Não havia propriedade privada nem concorrência.
7. Os planos econômicos de cinco anos, nos quais o governo soviético controlava a produção, a quantidade, os locais de produção, os preços e a distribuição dos produtos é conhecido como
a) Socialismo de Produção.
b) Planos de Combate.
c) Planos Quinquenais.
d) Socialismo de Guerra.
8. Relacione os governantes da URSS às suas principais características.
(VL) Vladimir Lenin
(JS) Josef Stálin
(NK) Nikita Kruschev
(LB) Leonid Brejnev
(MG) Mikhail Gorbachev
( ) Crítico do stalinismo, promoveu abertura gradativa.
( ) Implementou o socialismo e criou a NEP
( ) Governo violento, fez da URSS uma potência.
( ) Reprimiu a abertura e as tendências liberais.
( ) Criou a Perestroika e a Glasnost.
9. De que forma o fracasso da Perestroika e o sucesso da Glasnost contribuíram para o fim da União Soviética?
10. As imagens abaixo ilustram dois importantes acontecimentos da história da União Soviética. Quais eventos são representados, respectivamente?
https://disciplina-de-historia.blogspot.com (Adaptado). https://ensinarhistoria.com.br/
a) O surgimento da URSS / A Crise dos Braços.
b) Crise dos Navios / A riqueza da URSS.
c) A decadência da URSS / A Crise dos Misseis.
d) O militarismo da URSS / O militarismo dos EUA.
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: União Soviética.
Objetivo da Aula: Compreender a formação, desenvolvimento e desintegração da União Soviética, identificando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e ideológicos, bem como sua influência no cenário mundial durante o século XX.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.