Atividade interdisciplinar sobre Urgência Climática para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Com o aumento alarmante das mudanças climáticas, é fundamental educar os jovens sobre a urgência e importância de agir em prol do meio ambiente. Venha conhecer, baixar gratuitamente e conscientizar seus alunos sobre essa causa.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Urgência Climática
Objetivo da Aula: Compreender o conceito de urgência climática e analisar os impactos ambientais, sociais e econômicos que levaram à sua definição.
Habilidade da BNCC: (EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
URGÊNCIA CLIMÁTICA
No ano de 2021, jornais do mundo inteiro noticiavam que Dubai havia conseguido provocar chuvas para aliviar o calor de 50ºC através da utilização do método conhecido como semeadura de nuvens. Esse método utiliza drones para lançar pequenas descargas elétricas nas nuvens provocando chuvas. Esse método já havia sido utilizado antes nas Olimpíadas de Pequim e agora estava sendo adotado pelos Emirados Árabes para combater os impactos causados pelas altas temperaturas.
CNN
Os Emirados Árabes Unidos são famosos por suas habilidades em trazer conforto e luxo para o deserto por meio da tecnologia, em grande parte devido ao poder econômico gerado pela extração de petróleo, marca distintiva deste país. Considera-se, portanto, que a substituição do uso de petróleo por fontes de energia limpa não seriam necessariamente do interesse desse país.
Em 2023, os Emirados Árabes sediaram a 28ª Conferência das Partes (COP 28), o evento reuniu 198 países integrantes da Organização das Nações Unidas para discutir assuntos relacionados às mudanças climáticas. No evento, foram tratadas formas de minimizar o impacto da intervenção humana na degradação do meio ambiente. O presidente da estatal de petróleo dos Emirados Árabes foi alvo de muitas críticas por sua nomeação como presidente da COP 28. Muitos ambientalistas argumentaram que, nesse cenário, os interesses das empresas petrolíferas poderiam prevalecer sobre a proteção do meio ambiente.
https://internacionaldaamazonia.com
O documento produzido durante a Conferência deixa clara a necessidade de diminuição do uso de combustíveis fósseis, porém, as incertezas a respeito de recursos financeiros e formas de substituição deixam uma sombra de utopia em relação a esses acordos.
Em abril de 2024, mais uma vez, a famosa cidade situada no meio do deserto torna-se notícia no âmbito das discussões sobre as mudanças climáticas. Dessa vez, os Emirados Árabes tornaram-se “vítima” das chamadas mudanças climáticas, parafraseando a profecia de Antônio Conselheiro, cearense, líder de Canudos: “o deserto virou mar”. Na terça-feira, 16 de abril de 2024, uma grande quantidade de chuva caiu sobre Dubai. Em apenas 12 horas, foram quase 100 mm, correspondendo às chuvas de um ano inteiro na região. Esse foi o maior índice desde o início da medição histórica em 1949. As imagens chocantes da cidade inundada no meio do deserto e das rodovias transformadas em rios dominaram os veículos de comunicação em todo o mundo. Rapidamente, foi estabelecida uma conexão entre a surpreendente enchente e o processo de semeadura de nuvens, provocado por drones em 2021.
https://jovempan.com.br/noticias
A ligação entre as chuvas desta terça-feira e a semeadura de nuvens foi rebatida por inúmeros especialistas, segundo os quais, a técnica seria incapaz de promover esse tipo de evento. Porém, é certo que algo de diferente ocorreu, visto que não é comum essa quantidade de chuva em um curto intervalo de tempo. Os cientistas atribuem as precipitações desordenadas ocorridas em Dubai às consequências das mudanças climáticas, como o derretimento das geleiras, o aumento da temperatura da Terra, entre outros fatores. Essas mudanças têm provocado grandes impactos nos eventos naturais conhecidos pela humanidade, o que pode resultar em modificações dos espaços naturais, transformando rios em desertos e acarretando graves consequências para a sobrevivência da humanidade no planeta Terra.
Julho de 2023 foi considerado o mês mais quente da história. Devido ao aumento da temperatura do planeta, a ONU passou a considerar que o Planeta Terra vive em estado de ebulição. Incêndios, secas, derretimento de geleiras, ondas assassinas de calor e de frio, e até mesmo desaparecimento de cidades inteiras estão entre as consequências das mudanças climáticas. Lugares famosos como Veneza, na Itália, e as Ilhas Maldivas podem ser simplesmente engolidas pelo mar. No que se refere ao Brasil, há estudos sobre o impacto do aumento do nível dos oceanos, embora não haja indícios do desaparecimento de cidades, várias capitais como Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro poderão ser invadidas pelo oceano. Temos como exemplo o caso da Tailândia, onde especialistas acreditam que o oceano invadirá o país asiático.
PROJEÇÃO DO AVANÇO DO MAR SOBRE
A TAILÂNDIA ATÉ 2050
Essa questão vai além de uma simples mudança de nomenclatura, significa que o planeta está vivendo as consequências de todos os alertas feitos pelos ambientalistas. A proteção ambiental ultrapassa uma ideia, tornando-se uma urgência, questão de sobrevivência da espécie humana. É urgente que as nações levem a sério os acordos de combate ao aquecimento e invistam em formas que garantam o desenvolvimento sustentável do planeta.
Texto de Cassia Alves
Historiadora do Tudo Sala de Aula, 2024
FONTES DE REFERÊNCIA:
https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia
https://g1.globo.com/mundo/noticia
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia
2. Leia o trecho abaixo:
RUMO À COP28: EMISSÕES ASSOCIADAS À REFRIGERAÇÃO ENTRAM NA MIRA DE NEGOCIAÇÕES CLIMÁTICAS
A intensificação de eventos extremos de calor, como as ondas que assolaram o Hemisfério Norte no último verão e a que “assou” boa parte do Brasil em setembro passado, deve impulsionar um aumento da demanda por equipamentos de refrigeração e ar-condicionado ao redor do mundo. No entanto, o alívio momentâneo de alguns pode piorar o sofrimento coletivo de todos com a crise climática.
HTTPS://WWW.IHU.UNISINOS.BR
De acordo com o trecho, é correto afirmar que
a) a utilização do ar-condicionado não tem influência sobre o aquecimento global.
b) o uso do ar-condicionado alivia as altas temperaturas, mas piora as condições climáticas a longo prazo.
c) o uso do ar-condicionado ajuda na restauração do meio ambiente.
d) a diminuição das temperaturas no Hemisfério Norte fez os aparelhos de ar-condicionado entrarem em desuso.
3. Uma das principais fontes de riqueza dos Emirados Árabes Unidos é a extração de petróleo. O petróleo pode ser classificado como:
a) Fonte de Energia Renovável.
b) Fonte de Energia Não-Renovável.
c) Fonte de Energia Limpa.
d) Fonte de Energia Inesgotável.
4. Explique porque a substituição do uso de petróleo por fontes de energia renováveis não seria necessariamente do interesse dos Emirados Árabes.
5. Em 2023, os Emirados Árabes Unidos sediaram a COP28, evento que reuniu 198 países integrantes da ONU. Assinale a alternativa que corresponde ao objetivo dessa Conferência.
a) Discutir assuntos relacionados às mudanças no mapa do Oriente Médio.
b) Criar mecanismos de ajuda econômica para países da União Europeia.
c) Buscar formas de minimizar o impacto da intervenção humana na degradação do meio ambiente.
d) Escolher o novo presidente da estatal de petróleo dos Emirados Árabes Unidos.
6. De acordo com especialistas, houve ligação entre as enchentes de Dubai e a semeadura de nuvens. Cite um trecho do texto que confirme essa conexão.
7. Observe a imagem abaixo:
A tirinha deixa implícito que
a) a humanidade age como se não percebesse as mudanças climáticas.
b) a humanidade tem consciência das consequências das mudanças climáticas.
c) a população está totalmente voltada a frear as mudanças climáticas.
d) as mudanças climáticas não são realidades, apenas teorias infundadas.
8. Assinale a alternativa que corresponde ao mês mais quente desde o início das medições de temperatura.
a) Maio de 1999
c) Julho de 2023
b) Março de 2001
d) Fevereiro de 2024
9. Observe o mapa da Tailândia apresentado no texto. Segundo as projeções para 2050, que mudança ocorrerá nesse país?
a) O país desaparecerá completamente.
b) O mar avançará e tomará grande parte do território.
c) O mar recuará e o território do país crescerá.
d) O país se ligará por terra ao Chile.
10. Na sua opinião, buscar formas de frear o aquecimento global é uma urgência? Justifique sua resposta.
+ Conteúdos Interdisciplinares para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.