Atividade de História - África Pré-colonial - Com gabarito

A equipe Tudo Sala de Aula elaborou uma excelente Atividade de História sobre a Áfria Pré-Colonial para os estudantes dos Anos Finais. É crucial que os estudantes compreendam o papel fundamental que a África desempenhou na história mundial e como as sociedades africanas se desenvolveram antes da chegada dos colonizadores europeus. Conheça, baixe gratuitamente e aplique em sala de aula!


Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Leia o texto abaixo e responda às questões 1 e 2.


A ÁFRICA PRÉ-COLONIAL

atividade áfrica pré colonial


Existe a ilusão de que antes da chegada dos europeus, o continente africano era formado apenas por aldeias de subsistência. Isso, porém, não era a realidade. Antes da chegada dos europeus no século XIV, a África teve reinos ricos e desenvolvidos, tanto que a chegada dos europeus ao continente não se deu por invasão, mas por práticas comerciais entre eles e os reis africanos. Existiam vários impérios africanos na antiguidade, como Cartago, Egito e, na Idade Média, pode-se citar os Impérios do Mali e da Etiópia.

Cassia Alves


1. A partir da leitura do texto é possível afirmar que
a) os europeus trouxeram desenvolvimento e riqueza ao continente africano.
b) antes mesmo da chegada dos europeus, os povos africanos já eram organizados.
c) somente com a chegada dos europeus, os africanos conheceram o conceito de império.
d) sem a colonização europeia, os africanos ainda estariam vivendo em aldeias rudimentares.

2. Observe a imagem e cite três características da riqueza, organização e desenvolvimento dos reinos africanos antes da chegada dos europeus.
_______________________


3. Sobre as questões comerciais da África pré-colonial, é INCORRETO afirmar que 
a) as caravanas de camelos que levavam sal, ouro e escravizados eram conduzidas principalmente por africanos que seguiam a fé islâmica.
b) as rotas comerciais seguiam o norte do continente com destino à Europa pelo Mar Mediterrâneo e, para a Ásia, por rotas terrestres e marítimas.
c) sempre foi tratada com desigualdade pelos reinos europeus que se negavam a comercializar com reinos inferiores liderados por negros.
d) o comércio contribuiu para o desenvolvimento de grandes reinos na África pré-colonial, geralmente influenciado pela cultura islâmica. 

Leia o texto para responder às questões 4 e 5.

EXEMPLOS DE REIS E RAINHAS DA ÁFRICA


Nzinga Mbandi, Rainha da Angola, liderou uma revolta contra o governo colonial português. Duas de suas líderes de guerra eram supostamente suas irmãs e seu conselho de assessores tinha muitas mulheres, além das mulheres servirem em seu exército. Uniu-se com outras tribos, aliou-se com holandeses e lutou contra os portugueses por mais de 30 anos, mas não venceu o conflito.


Mansa Mussa, Rei de Tombuctu, é considerado o homem mais rico da história. Segundo a revista Time, Augusto César, o Imperador Romano, tinha um patrimônio estimado em 4,6 trilhões, e foi o segundo homem mais rico do mundo, perdendo apenas para Mussa. Contam que ele peregrinou a Meca e passando pelo Cairo, distribuiu tanto ouro que o valor do metal se desvalorizou, gerando uma grande inflação, recuperada somente após 10 anos.

4. Os reis citados governaram no continente europeu antes e durante a ocupação colonial portuguesa, munidos dessa informação, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Na África pré-colonial, existiram reinos muito ricos, até mais que reinos europeus.
b) Na luta contra a colonização portuguesa, alguns reinos africanos se aliavam a outros reinos europeus.
c) As relações entre reinos africanos e europeus sempre foram de dominação do segundo em relação ao primeiro.
d) Antes da colonização europeia, houve vários reinos poderosos na África, estes tinham relações comerciais e de cooperação com reinos europeus.

5. Comente um aspecto citado no texto que chamou a sua atenção.
__________________________


6. Os iorubás são um grupo étnico da África Ocidental que se destaca pela sua rica herança cultural e diversidade. Sua língua, o iorubá, é tonal e diversificada em dialetos, refletindo a complexidade linguística do povo. A religião iorubá é politeísta, centrada no culto aos orixás, divindades associadas a elementos naturais.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/iorubas.htm

ÁFRICA PRÉ-COLONIAL: CIDADES-ESTADOS IORUBÁS

Ifé - Importante entreposto comercial para o comércio transaariano. Também chamada de cidade sagrada, pois de acordo com a tradição, foi lá que o deus Odudua criou a humanidade. 

Oyo - Grande centro urbano onde viviam nobres comerciantes, camponeses e artesãos. Possuía urbanização, arquitetura e avançada metalurgia, era admirada pelos europeus. 

Benin - Sua produção agrícola era pouco diversificada, basicamente feijão, dendê, amendoim e melão. Sua posição geográfica fez da cidade um importante centro para o comércio de produção agrícola, artesanato em metais, peixes secos e sal.

Sobre as cidades-estados é INCORRETO afirmar que
a) a posição geográfica de Oyo fez da cidade um importante centro para o comércio de produção agrícola, artesanato em metais, peixes secos e sal.
b) a produção agrícola de Benin era pouco diversificada, basicamente feijão, dendê, amendoim e melão.
c) Ifé era chamada de cidade sagrada, pois de acordo com a tradição, foi lá que o deus Odudua criou a humanidade.
d) Oyo possuía urbanização, arquitetura e avançada metalurgia, era admirada pelos europeus que lá chegaram nos séculos XVI e XVII.

Leia o texto abaixo e responda às questões 7 e 8.

POVOS BANTOS

   Os bantos são povos que falam línguas de uma mesma origem: o bantu. Eles não formam um único povo, mas sim uma diversidade de grupos étnicos. Um dos povos mais famosos desse grupo são os congo-angolas. No século XIII, eles estabeleceram o Reino do Congo, onde se dedicavam à produção têxtil, fabricação de objetos em marfim e cobre, e também à coleta de zimbos, que eram conchas utilizadas como moeda. Além disso, os povos bantos cultivavam alimentos e criavam animais como aves e cabras. Eles também possuíam conhecimentos em metalurgia, sendo capazes de fabricar objetos como enxadas e machados. Esses produtos eram comercializados com outros povos da África.

    O rei, chamado manicongo, aumentava os domínios do reino com a conquista de terras, alianças e casamentos com outros povos, também cobrava impostos de seus súditos. A capital do reino era protegida por uma cerca de estacas, lá havia uma praça central para eventos como tribunais, coroações, além do frequente comércio. Por meio das práticas comerciais, começaram a se relacionar com os portugueses. Essas relações acabaram por favorecer o fornecimento de escravos para o comércio atlântico. Um exemplo da influência europeia sobre o reino foi o fato de que em 1489, o rei do Congo, Nzinga a Nkuwu, converteu-se ao cristianismo e passou a se chamar João.


Cássia Alves

7. Assinale a alternativa que não corresponde a uma das práticas dos habitantes do Reino do Congo.
a) Agricultura e criação de cabras e aves.
b) Fabricação e comércios de itens de metal.
c) Produção de tecidos e coletas de zimbos.
d) Criação de cavalos e produção de carvão mineral.

8. Cite as estratégias do rei do congo para aumentar os domínios do seu reino.
_________________________


9. Sobre os Suaílis, é INCORRETO afirmar que
a) era um Conjunto de povos do grupo linguístico banto com características árabes, indianas e persas. 
b) era um grande e rico império, onde praticavam apenas agricultura e não conheciam o comércio. 
c) suas cidades eram Sofala, Zanzibar, Quíloa, Mombaça, Melinde e Mogadíscio.
d) sua economia era voltada para a exportação de resina, especiarias, marfim, chifres de rinoceronte e cascos de tartaruga.

10. Observe as informações abaixo e pinte com cores diferentes os países da África atual com influência dos povos Iorubás e Bantos. Em seguida, preencha a legenda com as cores correspondentes.

LEGENDA





Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.


Por Cássia Alves
Tudo Sala de Aula

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😉


GABARITO
1B / 2. Resposta pessoal (espera-se que o educador fale sobre a organização, as roupas, os monumentos, entre outros aspectos) / 3C / 4C / 5. Resposta pessoal / 6A / 7D / 8. Aumentava os domínios do reino com a conquista de terras, alianças e casamentos com outros povos. / 9B / 10. Resposta pessoal.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem