Atividade sobre a Revolução Francesa para o 8º, 9º ano e 1º ano médio

Atividade, questões de História sobre a Revolução Francesa com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

1. A Revolução Francesa foi um movimento ocorrido no século XVIII que inspirou diversas revoluções no decorrer da história, sendo tratada até hoje não somente como o marco de passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, como também um marco na visão de mundo das sociedades humanas.


Sobre o processo revolucionário ocorrido na França em 1789, é correto afirmar que:
a) não teve participação popular, pois a maioria da população não se identificava com as questões levantadas por seus líderes.
b) os revolucionários estavam profundamente ligados com as concepções repassadas pela igreja católica, que se posicionava fortemente contra o poder dos reis.
c) são considerados fatores que ocasionaram a Revolução Francesa a divulgação das ideais iluministas, como igualdade e direitos naturais; e o fortalecimento da burguesia.
d) a Revolução Francesa não teve importância nenhuma para a história mundial, o processo revolucionário foi facilmente reprimido pela monarquia e pela igreja.

2. A crise financeira na França foi considerada o estopim do processo revolucionário, o Estado Absolutista controlava a economia e o comércio, entretanto, os representantes desse Estado tinham uma vida de luxo e ostentavam muito, assim, o governo gastava mais do que arrecadava. Com base nessa informação e nos conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa que corresponde à ação da monarquia francesa para superar as crises que acabou por desagradar o Terceiro Estado e dar início a revolução.
a) Contenção dos gastos da monarquia de cortes de despesas.
b) Confisco das terras e demais bens doados à Igreja Católica.
c) Suspensão da doação de terras aos nobres ligados à coroa francesa.
d) Aumentos dos impostos aos integrantes do Terceiro Estado.

3. Observe a charge abaixo:


De acordo com a imagem acima, pode-se afirmar que:
a) as mulheres, principalmente as do 3º Estado, sempre foram respeitadas pela nobreza e o clero.
b) apesar do preconceito da época, as mulheres participaram ativamente da Revolução Francesa.
c) as mulheres não participaram de forma alguma do Processo Revolucionário Francês de 1789.
d) apesar dos movimentos revolucionários, as mulheres do 3º Estado continuavam a servir o Rei.




4. O povo francês na esperança de obter mudanças fiscais e assim amenizar a pressão dos impostos sobre o Terceiro Estado, assim, os Estados Gerais se reuniram em maio de 1789 em uma Assembleia Nacional Constituinte. Assinale a alternativa que corresponde às propostas de votação nessa Assembleia.
a) O Primeiro e o Terceiro Estado queriam que o voto fosse por Estado e o Segundo Estado queria que o voto fosse individual.
b) O Primeiro e o Segundo Estado queriam que o voto fosse por Estado e o Terceiro Estado queria que o voto fosse individual.
c) O Segundo e o Terceiro Estado queriam que o voto fosse por Estado e o Primeiro Estado queria que o voto fosse individual.
d) O Terceiro Estado queria que o voto fosse por Estado e o Primeiro e o Segundo Estado queriam que o voto fosse individual.

5. Durante o movimento revolucionário, um grupo de políticos mais radicais do Terceiro Estado formado por trabalhadores urbanos, pequenos comerciantes e desempregados passaram a se destacar. Eles eram os sans-culottes, sua denominação se baseava no fato de utilizarem calças compridas largas, ao contrário dos ricos que usavam calças apertadas até a altura do joelho chamadas de culotes.


Com base nas informações e nas imagens acima, assinale a alternativa que corresponde ao significado denotativo do termo Sans-culottes.
a) sem dinheiro.              
b) sem culotes.         
c) sem terras.                  
d) sem título de nobreza.




6. A Queda da Bastilha teve um significado importantíssimo para a Revolução Francesa. Tomar a Bastilha significou que o povo estava tomando o poder e o Rei não teria mais o mesmo poder sobre o Terceiro Estado.
  

A Bastilha, no contexto de 1789, era
a) prisão destinada aos presos considerados inimigos do rei.
b) castelo da Família Real Francesa, símbolo de luxo e ostentação.
c) grande Catedral, símbolo do poder da Igreja e do clero da França.
d) prédio da Justiça Francesa, onde ocorriam julgamentos.

7. Leia o trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, criados durante a Revolução Francesa de 1789.

“Os representantes do povo francês, constituídos em ASSEMBLEIA NACIONAL, considerando que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção dos Governos, resolveram expor em declaração solene os Direitos naturais, inalienáveis e sagrados do Homem, a fim de que esta declaração, constantemente presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre sem cessar os seus direitos e os seus deveres; a fim de que os actos do Poder legislativo e do Poder executivo, a instituição política, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as reclamações dos cidadãos, doravante fundadas em princípios simples e incontestáveis, se dirijam sempre à conservação da Constituição e à felicidade geral.”

Disponível em: https://www.ufsm.br

De acordo com o texto acima, é correto afirmar que:
a) o autor considera que a ignorância, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção dos governos.
b) o autor considera que nem todos os homens têm os mesmos direitos perante a lei, para eles, os nobres e os religiosos são os reais merecedores dos bens materiais.
c) o autor afirma que a divisão dos poderes proposta pelos pensadores iluministas é a única causa das desgraças públicas e da corrupção dos governos.
d) defende que a única maneira de garantir a preservação dos direitos dos cidadãos e a garantia da ordem é a manutenção da monarquia.




8. Observe as imagens abaixo:
 

Analise criticamente as duas imagens e assinale a alternativa INCORRETA.
a) A maioria da população, cerca de 97%, pertencia ao Terceiro Estado.
b) A charge traz a representação do Terceiro Estado carregando nas costas a nobreza (Primeiro Estado) e o clero (Segundo Estado).
c) As duas imagens deixam claro que o Terceiro Estado sustentava o Primeiro e o Segundo Estado.
d) Conforme a Imagem I, apenas o 1º Estado possuía terras, cargos, prestígios, privilégios e isenção fiscal.

9. A Assembleia Legislativa da França pós-revolução estava dividida em grupos de deputados, cada um com concepções políticas próprias e divergentes entre si. Sobre esses grupos, pode-se afirmar que:
a) os Jacobinos, grupo mais exaltado, eram membros da pequena burguesia, seguidores das ideais iluministas, defendiam que todos os seres humanos são iguais perante a lei. 
b) girondinos, eram representantes da nobreza francesa e defendiam uma revolução mais profunda onde o Terceiro Estado governasse sem a presença de mulheres.
c) os Jacobinos, descendentes da família real francesa, buscaram vingança pela perca do trono, causando grandes atentados ao parlamento Francês.
d) planície ou Pântano, grupo de burgueses que desejavam uma república baseada no aumento do poder da Igreja gradualmente. 

10. Leia a notícia abaixo que trata sobre as manifestações ocorridas na França em março de 2023, que foi retirada da página do G1 no Instagram.
 

Através dos conhecimentos adquiridos sobre a dinâmica da Revolução Francesa de 1789 e a notícia acima, assinale a alternativa CORRETA.
a) Não possuem nenhuma característica comum, tendo em vista que atualmente a França vive um regime presidencialista.
b) Assim como em 1789 lutavam contra ações do governo das quais não concordavam, em 2023 os franceses estão se manifestando pelo mesmo motivo.
c) A única semelhança entre esses dois momentos históricos são os protestos da elite contra a obtenção de direitos pela parcela mais pobre da população
d) Não possui nenhuma semelhança, já que os revolucionários de 1789 não desejavam mudanças nos direitos da população mais pobre, Terceiro Estado.


Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1C / 2D / 3B / 4C / 5B / 6A / 7A / 8D / 9A / 10B


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem