Atividade sobre as Cruzadas para o 6º e 7º ano

Atividade de História sobre as Cruzadas para 6º e 7º ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

1. As cruzadas foram expedições militares que ocorreram durante a expansão do Islamismo no Oriente e no Ocidente com justificativa religiosa. Essas expedições sucederam entre os séculos XI e XII e tinham como justificativa:

Atividade sobre as Cruzadas

a) evangelizar os povos indígenas da região.
b) reconquistar as terras da Turquia dominadas pelos romanos.
c) reconquistar Jerusalém (a Terra Santa) para os cristãos.
d) trazer de volta prisioneiros franceses do Oriente Médio.

2. Observe o Mapa abaixo

 Atividade sobre as Cruzadas

Conforme a imagem acima, é correto informar que
a) todas as cruzadas partiram da Europa. 
b) todas as cruzadas chegaram ao Oriente.
c) as cruzadas partiam todas da mesma cidade da Europa.
d) todas as cruzadas chegaram até a cidade de Belém.

3. A Primeira Cruzada foi convocada pelo Papa Urbano II em 1095. Nesse período, a Europa passava por um grande aumento populacional, gerando grande preocupação a respeito da quantidade de alimentos para os habitantes de cada feudo. Dessa forma, assinale a alternativa que corresponde às ações dos senhores feudais para solucionar esse problema de abastecimento de alimentos.
a) Investiram no aumento das plantações, dando prioridade àquelas que poderiam alcançar um alto número de cereais como trigo.
b) Criaram mecanismo para compra e venda de alimentos fora do feudo, fortalecendo o comércio de excedentes com os países da América.
c) Solicitaram ao Rei e ao Papa a diminuição dos impostos para ajudar na compra de alimentos de países que não passavam pelo mesmo problema.
d) Expulsaram os trabalhadores dos feudos, criando uma alta taxa de marginalizados que diante da falta de perspectiva, lançaram-se nas cruzadas.




4. Durante a Expansão do Islamismo pelo Oriente, vários territórios ficaram em alerta para possibilidade de invasão, principalmente Constantinopla, capital do Império Bizantino. Assim, a colaboração da Igreja Católica foi de grande importância para auxiliar na proteção dessa cidade, apesar de não ter evitado. Qual o intuito da Igreja Católica ao decidir enviar cruzadas para ajudar na contenção da expansão islâmica sobre o território da Igreja Cristã Ortodoxa?
a) Dominar o Império Bizantino, fortalecendo o poder da Igreja Católica no Oriente.
b) Desorganizar e enfraquecer Igreja Cristã Ortodoxa, no intuito de conseguir mais adeptos ao Protestantismo Luterano.
c) Criar laços com a Igreja Ortodoxa, favorecendo a união entre as duas igrejas cristãs divididas pela Cisma do Oriente.
d) Recuperar os territórios da América perdidos durante o processo de expansão marítima europeia.

5. A primeira cruzada conseguiu atingir seu objetivo de devolver o domínio de Jerusalém aos cristãos, porém, em pouco tempo, o líder muçulmano Saladino conseguiu recuperar o território.  Em resposta, a Europa enviou uma nova expedição conhecida como a cruzada dos reis, pois contou com presença de três reis cristãos e ocorreu no período de 1189 a 1192. A Terceira cruzada não conseguiu recuperar o território para os cristãos, porém, proporcionou um acordo com os muçulmanos, garantindo que os cristãos peregrinassem à Jerusalém em segurança. Assinale a alternativa que corresponde aos países que os monarcas participaram da cruzada dos reis.
a) Itália, Suíça e Espanha.
b) França, Inglaterra e Sacro Império Romano-Germânico.
c) Sacro Império Romano-Germânico, Espanha e Itália.
d) Inglaterra, Portugal e Espanha.




6. Leia o texto abaixo.

O objetivo oficial para a convocação das cruzadas foi a retomada da cidade de Jerusalém devido aos muçulmanos estarem dificultando o acesso dos cristãos aos locais sagrados. Porém, houveram outras questões dos interesses na dominação do território do Oriente, muitos nobres prejudicados pelo princípio da primogenitura decidiram partir nas cruzadas com a finalidade de conseguir territórios e riquezas, já que segundo a lei em vigor, somente os primogênitos ficariam com a herança da família e os demais filhos mais novos não tinham esse direito garantido.

De acordo com o texto, pode-se afirmar que
a) a única finalidade das cruzadas eram os interesses religiosos em voltar a visitar os locais sagrados de Jerusalém.
b) os nobres que não eram filhos primogênitos partiam nas cruzadas em busca de riquezas e terras no Oriente.
c) as cruzadas serviram para modificar as leis da Europa, principalmente as que prejudicavam os filhos primogênitos.
d) os filhos primogênitos eram enviados pelos nobres para as cruzadas obrigatoriamente, para buscar o perdão dos pecados da família.

7. Leia o texto abaixo:

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE COMO OS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS 'INVENTARAM' OS BANCOS

Os cavaleiros templários eram monges guerreiros. Era uma ordem religiosa, com uma hierarquia inspirada na teologia e uma missão declarada - além de um código de ética -, mas também um exército armado e dedicado à "guerra santa".
Os templários dedicaram-se inteiramente à defesa de peregrinos cristãos a caminho de Jerusalém. A cidade havia sido capturada na primeira Cruzada em 1099, e ondas de peregrinos começaram a chegar, viajando milhares de quilômetros pela Europa.
Esses peregrinos precisavam, de alguma forma, bancar meses de comida, transporte e acomodação para todos eles, sem precisarem carregar grandes somas de dinheiro consigo - já que isso os tornaria alvo fácil para ladrões.
Afortunadamente, os Templários tinham uma solução. Um peregrino poderia deixar seu dinheiro na Temple Church em Londres, depois pegá-lo de volta em Jerusalém. Em vez de carregar o dinheiro até lá, ele só precisaria levar uma carta com o crédito. 

Disponível em: 
https://www.bbc.com/portuguese/geral-38804987

Comente com suas palavras as três principais funções dos Cavaleiros Templários na organização das Cruzadas (a religiosa, a militar e a econômica).
_______________________

8. As cruzadas movimentaram vários grupos sociais rumo à Terra Santa, os nobres em busca de terras, e os burgueses em busca de retomar as rotas de comércio com o Oriente, mas a fé movia a população comum a essa perigosa peregrinação que causou milhares de mortes. Qual o motivo que levou a população comum às Cruzadas?
a) As indulgências (perdão dos pecados).           
c) A libertação do regime de escravidão.
b) A promessa de terras pelo Papa.                  
d) A luta por melhores condições de vida.




9. Leia o texto abaixo:

TEXTO 01

Na história que se faz sobre as cruzadas, você sabia que uma das mais polêmicas foi a Cruzada das Crianças? Resultado de uma organização sem a autorização expressa do papa, essa cruzada teria ocorrido no ano de 1212 e teve como principais participantes as crianças, mas também se envolveram nelas camponeses, mendigos e doentes.
          A realização de uma cruzada exclusivamente por crianças é incerta, já que nos registros escritos, em que se baseiam as interpretações dos historiadores, os textos referem-se à palavra “pueri”, escrita em latim, que pode significar tanto crianças como jovens homens. Até mesmo a existência da cruzada é colocada em dúvida.
         Entretanto, a crença na ida das crianças ou dos jovens nessa expedição está relacionada ao fato de haver uma crença à época de que a conquista da Terra Santa pelos cristãos deveria ser obra de crianças. O motivo era que as crianças teriam uma pureza de coração, estariam isentas de pecado e protegidas por Deus. Com essas características, poderiam tomar a Terra Santa, em Jerusalém, vencendo os muçulmanos.

  Disponível em:  
https://escolakids.uol.com.br

TEXTO 02

        A versão mais popular começa quando um pastor francês chamado Estevão de Cloyes chega à cidade de Saint Denis e se junta a religiosos e peregrinos que voltavam do Oriente pregando a realização de uma nova cruzada. Ele revelou que tivera uma visão na qual Jesus o convocava a liderar o resgate da Terra Santa, mas avisava que apenas os puros de coração poderiam realizar a proeza. Milagres foram atribuídos ao jovem e um renovado fervor religioso se estendeu por toda a Europa.
         Milhares de crianças aderiram à causa. Depois de peregrinar em direção ao sul do continente, o jovem líder teria ordenado ao Mediterrâneo que lhes desse passagem, o milagre, porém, não aconteceu, e acabaram aceitando a oferta de mercadores que se ofereceram para levar os cruzados de navio para a Terra Santa. Os jovens que sobreviveram à viagem, entretanto, tornaram-se prisioneiros sendo vendidos como escravos aos árabes muçulmanos.

          Disponível em: 
https://www.infoescola.com

Analise os dois textos e encontre a diferença de interpretação sobre a “Cruzada das Crianças” de acordo com eles.
_______________________

10. As Cruzadas tiveram um papel decisivo para as mudanças ocorridas na Europa no final da Idade Média, principalmente no enfraquecimento dos Nobres e do Sistema Feudal. Sabendo que com as cruzadas, as rotas comerciais entre Europa e Oriente foram restabelecidas, assinale a alternativa que contém o motivo da queda do sistema feudal e o grupo que ganhou poder com o restabelecimento dessas rotas.
a) Crescimento do poder da nobreza e Igreja Católica.
b) Endividamento dos nobres e senhores feudais e burgueses.
c) Surgimento de novas doutrinas cristãs e Protestantes.
d) Ocorrência da Revolução Francesa e Jacobinos.

Por Cassia Alves
Licenciada em História
Tudo Sala de Aula


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.







Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1C / 2A / 3D / 4C / 5B / 6B / 7. Resposta Pessoal (Espera-se que o educando comente que como monges, os Cavaleiros Templários tinham funções religiosas, eram encarregados da segurança dos peregrinos e se encarregavam de fazer funcionar um sistema econômico parecido com um banco) / 8A / 9. Resposta Pessoal (Espera-se que o educando perceba que o texto I põe em dúvida a ocorrência da cruzada das crianças e cita um erro de tradução e o texto II descreve a possível aventura dessas crianças na Cruzada que resultou em prisões, mortes e escravidão.) / 10.B

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem