🏛️ Apresentamos uma excelente Atividade de História sobre Patrimônio Histórico e Cultural para os estudantes do 6º e 7º ano, elaborada para desenvolver a compreensão dos estudantes sobre a importância da preservação dos bens materiais e imateriais, reconhecendo o patrimônio como parte da identidade. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.

Atividade sobre Patrimônio Histórico e Cultural - 6º e 7º ano

O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Chama-se de patrimônio histórico elementos materiais ou naturais que de alguma forma contribuem para a compreensão da história de determinada sociedade ou comunidade. Por muitos anos, somente a história das camadas mais ricas das sociedades humanas era valorizada e contada, porém, felizmente, essa não é mais uma realidade.

Atividade sobre Patrimônio Histórico e Cultural - 6º e 7º ano

Nesse contexto, o patrimônio histórico pode ser tanto um prédio, como uma igreja, uma rua e até mesmo uma cachoeira ou uma forma de dançar ou cozinhar. É por meio do patrimônio histórico que é possível juntar as peças e construir o quebra-cabeça da história de um povo, sua organização social, seus costumes, suas tradições, entre outros aspectos.

Tipos de Patrimônios Históricos

Existem vários tipos de patrimônio histórico: patrimônio material, patrimônio imaterial, patrimônio arqueológico e patrimônio natural.
PATRIMÔNIO MATERIAL: é aquele que pode ser tocado (igrejas, prédios, pontes, mesas, quadros, esculturas, roupas), eles são subdivididos em bens móveis (aqueles que podem ser transportados) e bens imóveis (aqueles que não podem ser movidos de um lugar para o outro).
PATRIMÔNIO IMATERIAL: é o tipo de patrimônio que contribui para construção da história, mas não pode ser tocado. São exemplos: as festas juninas e o carnaval, modos de preparo como as farinhadas e a tapioca, bem como outros saberes que contam a história de um povo sendo transmitidos de geração em geração.
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO: são os vestígios das espécies humanas que já existiram. São exemplos: os sítios arqueológicos, a arte rupestre, ossadas, objetos ou mesmo fragmentos.
PATRIMÔNIO NATURAL: São recursos ambientais que têm relação com os grupos e as sociedades antigas. São exemplos: florestas, lagos, serras, etc.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Atividade sobre Patrimônio Histórico e Cultural - 6º e 7º ano

O órgão responsável por gerir, restaurar, preservar, proteger e certificar o patrimônio histórico do Brasil é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).  O IPHAN é ligado ao Ministério da Cultura e possui representação em todos os estados brasileiros. Ele foi criado no governo de Getúlio Vargas em 1937, originalmente se chamava Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). O Brasil possui vários bens históricos e culturais protegidos pelo IPHAN, os mais famosos são:

– Centro Histórico de Ouro Preto (MG);
– Pelourinho – Centro Histórico de Salvador (BA);
– Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (MG);
– Centro Histórico de Olinda (PE);
– Teatro Amazonas (Manaus – AM).

Tombamento de Bens Patrimoniais

Atividade sobre Patrimônio Histórico e Cultural - 6º e 7º ano

Ao ouvir a frase “o governo irá tombar um prédio no centro”, vários são levados a entender que esse prédio será demolido, mas no que se refere ao patrimônio histórico, quando um prédio é tombado pelo órgão do governo responsável, isso significa que este possui valor histórico e cultural e será protegido pelo IPHAN e não poderá mais ser demolido ou reformado. Esses prédios poderão apenas ser restaurados, garantindo que as características originais sejam preservadas. De acordo com a Constituição Federal do Brasil, o poder público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.

Patrimônio Histórico da Humanidade

O que se refere à proteção do patrimônio histórico e cultural ao nível mundial, o órgão responsável é a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação), ele tem como função identificar, reconhecer, proteger e fiscalizar a conservação de patrimônios da humanidade, estabelecer critérios e normas de proteção.

São exemplos de Patrimônios Históricos mundiais: Machu Picchu (Peru), Coliseu de Roma (Itália), Torre de Pisa (Itália), Pirâmides do Egito (África), Machu Picchu (Peru), Torre Eiffel (França), Acrópole de Atenas (Grécia), Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Taj Mahal (Índia), entre outros. De acordo com o site gov.com, atualmente são 23 Patrimônios da Humanidade no Brasil.

1. Cidade Histórica de Ouro Preto (MG);
2. Centro Histórico de Olinda (PE);
3. Ruínas de São Miguel das Missões (RS);
4. Centro Histórico de Salvador (BA);
5. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG);
6. Brasília (DF);
7. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI);
8. Centro Histórico de São Luís (MA);
9. Centro Histórico de Diamantina (MG);
10. Centro Histórico de Goiás (GO);
11. Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE);
12. Rio de Janeiro, paisagens de montanhas e o mar (RJ);
13. Cais do Valongo – Rio de Janeiro (RJ);
14. Conjunto Moderno da Pampulha (MG);
15. Sítio Roberto Burle Marx (RJ);
16. Parque Nacional do Iguaçu (PR);
17. Costa do Descobrimento: Reservas da Mata (BA);
18. Reservas da Mata Atlântica (PR/SP);
19. Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM);
20. Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS);
21. Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN);
22. Reservas do Cerrado (GO);
23. Paraty e Ilha Grande (RJ).

Preservar e conhecer o patrimônio histórico de uma nação é essencial para a promoção da cidadania, ao contribuir para preservar a memória e a identidade de um povo. Ao conhecer monumentos, sítios culturais, tradições e obras do passado, as pessoas compreendem melhor suas origens, despertando a noção de pertencimento à sua comunidade.

Refletindo

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico no Brasil é comemorado anualmente em 17 de agosto. Assim, pode-se afirmar que preservar o patrimônio histórico não é apenas guardar objetos antigos, mas estimular a participação comunitária e fortalecer a consciência e a identidade social, garantindo a preservação histórica.

Tudo Sala de Aula

1. Defina patrimônio histórico, considerando sua importância para a memória e a preservação da história.


2. Sobre o Patrimônio Histórico é correto afirmar que
a) se restringe a bens materiais antigos, como prédios e monumentos.
b) inclui apenas bens oficialmente tombados pelo poder público.
c) exclui elementos naturais, que pertencem apenas ao patrimônio ambiental.
d) abrange bens materiais e imateriais, sítios arqueológicos e elementos naturais.

3. Faça a correspondência correta.
(PM) PATRIMÔNIO MATERIAL.
(PI) PATRIMÔNIO IMATERIAL.
(PA) PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO.
(PN) PATRIMÔNIO NATURAL.

(    ) florestas, lagos, serras e etc.
(    ) igrejas, prédios e pontes
(    ) arte rupestres, objetos ou fragmentos destes
(    ) festas juninas e o carnaval,
(    ) os sítios arqueológicos e ossadas
(    ) mesas, quadros, esculturas e roupas
(    ) modos de preparo como as farinhadas e tapioca.

4. Defina as atribuições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


5. Comente a origem do IPHAN, explicando o contexto histórico.


6. Explique, com suas palavras, o que significa dizer que um prédio será tombado pelo IPHAN, destacando as implicações dessa ação.


7. De acordo com o § 1º do Art. 216 da Constituição Federal de 1988, quem é responsável pela proteção do patrimônio cultural brasileiro?


8. Qual instituição internacional tem como função identificar, reconhecer, proteger e fiscalizar a conservação de patrimônios da humanidade, estabelecendo critérios e normas de proteção?
a) ONU.
b) OAB.
c) UNESCO.
d) UNICEF.

Observe a imagem e responda.

Atividade sobre Patrimônio Histórico e Cultural - 6º e 7º ano

9. Em sua opinião, qual é a importância de preservar o patrimônio histórico de uma comunidade?



Gabarito

Gostou? Deixe um comentário!😍

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários