📘 Excelente Atividade de História sobre a Crise de 1929 para os estudantes do 8º e 9º ano. A proposta favorece a leitura crítica, a análise histórica e o desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos, permitindo que o aluno interprete, relacione fatos e compreenda esse marco econômico mundial. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!

Atividade sobre a Crise de 1929

AMERICAN WAY OF LIFE

É inegável que a Primeira Guerra Mundial exerceu grande influência no crescimento econômico dos Estados Unidos. A euforia causada pelo forte desempenho da indústria — impulsionado pelos grandes negócios realizados durante o conflito, já que o território norte-americano estava distante da área de combate — continuou após a guerra. Com as economias europeias destruídas, os EUA passaram a vender mais, fornecendo produtos e insumos para a reconstrução desses países, o que resultou em enormes lucros para a economia norte-americana. O mundo desejava viver o “American Way of Life”, o estilo de vida americano. As pessoas queriam ter eletrodomésticos, carros, lambretas, ouvir e dançar rock and roll, usar roupas descoladas, vestir jaquetas de couro e calças jeans, além de consumir hambúrgueres, hot-dogs, Coca-Cola e milk-shakes.

Atividade sobre a Crise de 1929 - Com Texto Explicativo

Estava na moda querer parecer com a nação que havia crescido durante a guerra. A produção norte-americana aumentava, mas os salários dos operários não acompanhavam esse crescimento e, consequentemente, o poder de compra diminuía. Enquanto a indústria europeia estivesse impossibilitada de produzir, os países do continente continuariam comprando produtos dos Estados Unidos. Porém, essa situação começou a mudar no final da década de 1920. A economia europeia passou a se recuperar e a importar menos dos EUA. Com isso, a produção excessiva de bens gerou um grande acúmulo de mercadorias: havia mais produtos do que mercado para consumi-los.

A CRISE DA SUPERPRODUÇÃO

Com muito produto armazenado, a produção teve que ser diminuída e os preços começaram a cair por conta da grande oferta e da pouca procura. As fábricas fecharam, muitos trabalhadores ficaram desempregados e, consequentemente, passaram a consumir menos, criando um ciclo vicioso que fazia a crise crescer como uma bola de neve.

Atividade sobre a Crise de 1929 - Com Texto Explicativo

Famílias passam a morar nas ruas, com seus móveis e até mesmo em barracos.

Os Estados Unidos passaram então a enfrentar a chamada “Crise da Superprodução”. Essa crise ficou conhecida como a Crise de 1929, pois, em outubro desse ano, a Bolsa de Nova York entrou em colapso devido à forte queda no valor das ações das empresas norte-americanas.

Atividade sobre a Crise de 1929 - Com Texto Explicativo

A crise da superprodução, a quebra da Bolsa de Valores, o desemprego e as falências levaram os estadunidenses a enfrentar um período que ficou conhecido como “Grande Depressão”, que durou de 1929 até o final da década de 1930. Nesse período, muitas pessoas passaram a viver em situação de miséria, quase 27% da população ativa dos EUA estava desempregada. A pobreza estava em todo lugar, as pessoas tiveram que deixar suas casas (por causa das dívidas com os bancos), começaram a morar nas ruas e criar favelas. O desemprego fez com que os índices de suicídio aumentassem muito. As relações comerciais internacionais fizeram com que a crise fosse sentida em outros países da Europa e da América Latina. No caso do Brasil, a crise afetou a produção cafeeira, pois os EUA eram um grande consumidor desse produto.

Atividade sobre a Crise de 1929 - Com Texto Explicativo

No caso do Brasil, a Crise de 1929 atingiu principalmente a produção do café, que por sinal, era o principal produto de exportação do país. Os Estados Unidos compravam cerca de 80% da produção de café. A crise fez o preço do café despencar, os cafeicultores tiveram prejuízos gigantescos. Para evitar prejuízos aos cafeicultores e à economia brasileira, Vargas criou o Conselho Nacional do Café (CNC), e comprou e queimou as sacas que estavam paradas para aumentar o valor do café no mercado internacional. Essa prática ocorreu por treze anos, no total cerca de 78,2 milhões de sacas de café foram queimadas.

Para combater a crise nos EUA, o presidente estadunidense Franklin Roosevelt iniciou o chamado New Deal (do inglês, “Novo Acordo”), um programa que tinha como principal ação a intervenção do Estado na economia, bem diferente do que os liberalistas defendiam.  O Estado fixou um salário mínimo, limitou as jornadas de trabalho e investiu fortemente em obras públicas para gerar empregos e salvar as empresas. Com essas ações, a economia americana começou pouco a pouco a melhorar. 

Fontes: todamateria.com / brasilescola.com
Texto adaptado por Cássia Alves, Tudo Sala de Aula 

1. Explique de que maneira a Primeira Guerra Mundial contribuiu para o crescimento da econômico dos Estados Unidos da América.


2. Descreva o que representava o “American Way of Life” para a sociedade da época.


3. Qual foi o principal motivo que levou os EUA à Crise de 1929?
a) As muitas mortes de estadunidenses durante a Primeira Guerra Mundial.
b) A superprodução de produtos e a falta de mercado para absorver a produção.
c) O conjunto de leis trabalhistas criadas por Delano Rosevelt.
d) Os ataques liderados pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

4. Sobre os efeitos da Crise de 1929, é correto afirmar que
a) causou danos apenas à economia dos EUA.
b) incentivou o aumento das exportações europeias.
c) gerou crescimento econômico nos países mais pobres
d) afetou a economia de diversos países ao redor do mundo. 

 5. Como a recuperação da economia europeia contribuiu para a Crise de 1929?


6. Compare as duas imagens abaixo e descreva suas principais semelhanças e diferenças. 


7. O que foi o Crash (quebra) da Bolsa de Nova York, ocorrido em 1929?
a) Um grupo de manifestantes invadiu o prédio da bolsa de Nova York e destruiu suas instalações devido ao desemprego.
b) A falência de diversas empresas desvalorizou drasticamente as ações; muitas pessoas tentaram vendê-las ao mesmo tempo, causando o colapso da bolsa.
c) Uma ação do governo dos EUA destinada a combater negócios fraudulentos e práticas de corrupção.
d) Um período em que os EUA lucraram tanto com a venda de produtos que não conseguiam dinheiro suficiente para realizar as negociações na bolsa.

8. Quanto tempo durou a crise da superprodução?
a) Cerca de 1 ano.         
b) Cerca de 10 anos.       
c) Cerca de 20 anos.
d) Cerca de 50 anos.

9. Sobre os impactos da Crise de 1929 no Brasil, responda. 

a) Qual setor da economia brasileira foi o mais afetado pela crise?


b) Quem era o presidente do Brasil durante esse período?


c) Que medida o governamental adotou para enfrentar os efeitos da crise?


d) Qual era o objetivo principal dessa medida?


10. Explique o que foi o New Deal e cite três ações dele.


11. Cite três aprendizagens obtidas na aula de hoje.



Gabarito

Gostou? Deixe um comentário!😍

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários