📚🖤 Preparamos uma excelente Atividade Reflexiva sobre Personalidades Negras, voltada para os Anos Finais. Por meio desta atividade, os alunos poderão conhecer trajetórias inspiradoras e reconhecer a importância da identidade afro-brasileira. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.

Atividade sobre Personalidades Negras - Anos Finais

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E IDENTIDADE

Atividade sobre Personalidades Negras - Anos Finais

O Dia da Consciência Negra no Brasil é celebrado no dia 20 de novembro, data em que Zumbi, último líder do maior Quilombo do Brasil, foi morto. Zumbi tinha origem nobre, era neto de Aqualtune princesa do Reino do Daomé, na África Ocidental. Sua nação foi invadida por um grupo de mercenários. A princesa e vários súditos foram presos e trazidos para o Brasil. Aqualtune resistiu a escravidão e conseguiu se libertar (ela era conhecida por sua habilidade em liderar revoltas de escravizados, se tornando líder de um Quilombo em Minas Gerais).

MAS ZUMBI TINHA ESCRAVOS?

Há alguns anos, surgiu uma polêmica sobre Zumbi, baseados em obras como  o “Guia, Politicamente Incorreto da História do Brasil”, do jornalista Leandro Narloch, várias pessoas vão à internet para criticar o líder de palmares afirmando que ele possuía escravos. É necessário compreender que isso não é consenso nem para os estudiosos do assunto. Também é importante lembrar que Palmares não vivia uma democracia, afinal, estamos falando de uma comunidade do século XVII.

Apesar de poucas fontes, (a maioria escrita por portugueses e holandeses, inimigos de palmares) acredita-se que, assim como as sociedades africanas de origem dos negros escravizados no Brasil, Palmares era uma espécie de monarquia, e como na maioria delas, seu líder possuía servos. A questão principal é que esses serviçais não eram dominados por questão de cor, mas por dívidas e conflitos, assim como ocorria em várias civilizações como, a romana, a grega, a egípcia. O fato é que Palmares foi o maior Quilombo do Brasil, servindo de apoio contra a colonização portuguesa, sua população teria girado em torno de 20 mil pessoas, organizadas em pequenas aldeias (mocambos) e Zumbi era um líder militar que guerreava contra a escravização de negros pelos portugueses, se tornando um símbolo de resistência.

Alguns nomes de grande importância que devem ser lembrados por sua resistência e luta pela abolição da escravidão.

LUÍS GAMA (1830–1882)

Atividade sobre Personalidades Negras - Anos Finais

Luís Gama era um negro advogado prático (sem diploma) que nasceu em Salvador/BA. Filho de uma mulher negra livre (Luísa Mahin, participante da Revolta dos Malês) e de um português, foi vendido pelo próprio pai aos 10 anos e registrado em São Paulo como escravizado. Aprendeu a ler e a escrever com a ajuda de amigos e muita força de vontade, já que não podia frequentar a escola. Lendo seus documentos, percebeu que sua escravidão era ilegal (pois todo filho de mãe liberta nascia liberto de acordo com a lei da época), e assim, aos 17 anos, conquistou sua liberdade usando seu conhecimento sobre leis. Esse conhecimento marcou a história do Brasil, pois libertou por meios jurídicos mais de 500 escravizados. Ele também publicou textos e poemas contra o racismo e a escravidão.  É considerado o Patrono da Abolição, mas morreu sem ver a Lei Aureaassinada.

 DRAGÃO DO MAR (1839–1914)

Atividade sobre Personalidades Negras - Anos Finais

Negro, nascido em 1839, na cidade de Fortaleza/CE, Francisco José do Nascimento era filho de família pobre, trabalhou desde jovem como jangadeiro, transportando mercadorias e pessoas nos navios até a praia, ficou famoso por recusar transportar escravizados do Ceará para outros estados. Sua atitude corajosa chamou a atenção para a questão e ajudou a pressionar politicamente pela aprovação da abolição local, como resultado dessa e de outras ações, Ceará se consagrou como o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão em 1884, quatro anos antes do Brasil. Ele ganhou o apelido de “Dragão do Mar” por sua determinação e firmeza.

LUTHER KING (1929–1968)

Atividade sobre Personalidades Negras - Anos Finais

Martin Luther King Jr. era pastor nos EUA e se tornou líder do movimento pelos direitos civis dos negros naquele país. Naquele período, os EUA viviam um regime de segregação racial onde os negros, apesar de já serem libertos, eram privados de direitos civis e sociais, como frequentar escolas juntamente com brancos, morar em determinados bairros e até mesmo usar transporte público e banheiros. Liderou campanhas contra a discriminação racial e segregação nos EUA entre 1950 e 1960. Era defensor da resistência pacífica e da desobediência civil para combater o racismo (Inspirado no indiano Mahatma Gandhi). Seu discurso mais famoso foi: “I Have a Dream” (Eu tenho um sonho). Símbolo internacional da luta contra o racismo, recebendo o Prêmio Nobel da Paz em 1964.

(…) Eu tenho um sonho de que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade (…) Eu tenho um sonho de que minhas quatro pequenas crianças viverão um dia em uma nação onde não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter.

Trecho de “Eu tenho um Sonho” – palasathena.org.br (Adap.)

A escravidão no Brasil

No Brasil, a escravidão foi abolida em 1888, porém, as marcas deixadas por esse período são sentidas até hoje pelos afrodescendentes. Com a Lei Áurea, os negros escravizados foram libertos, mas não tinham emprego, educação, nem para onde ir, nem quem lhes amparasse.  O racismo continua muito presente em nossa sociedade. Quase diariamente, surgem notícias de negros sendo humilhados e privados de seus direitos por causa da sua cor de pele. Construir uma identidade de orgulho e valorizar as características físicas e culturais afro são ações essenciais para mudar esse cenário.  

Atividade sobre Personalidades Negras - Anos Finais

Artistas atuais como o Rapper Leandro Roque de Oliveira, o EMICIDA são exemplos de ativistas negros. Ele é conhecido por letras sobre racismo, desigualdade social e resistência da população negra, também escreveu livros infantis para trazer esse debate às crianças. Ele também atua na promoção de artistas periféricos através da gravadora e produtora.

Atividade sobre Personalidades Negras - Anos Finais

Outro exemplo é o jogador de futebol Vinícius Jr., que tem sido vítima de racismo nos campos da Espanha. Desde então, ele tem usado sua influência na mídia e nas redes sociais para denunciar o racismo e cobrar punições para atos discriminatórios. Sua postura o transformou em um símbolo de enfrentamento ao racismo no esporte, inspirando jovens negros a não se calarem diante desse tipo de situação.

Referência textual: https://sites.usp.br
Reescrito e adaptado por Cássia Alves, Tudo Sala de Aula

1. O dia 20 de novembro foi escolhido como o Dia da Consciência Negra no Brasil para lembrar 
a) o aniversário de Zumbi dos Palmares.
b) a morte de Zumbi dos Palmares.
c) a data de Assinatura da Lei Áurea.
d) a data de criação do Quilombo dos Palmares.

2. Explique a origem nobre de Zumbi dos Palmares. 


3. Sobre a história de Aqualtune, assinale a alternativa incorreta.
a) Era princesa do Reino do Daomé, na África.
b) Ela e seus súditos foram escravizados no Brasil.
c) Ela foi a mãe de Zumbi dos Palmares.
d) Era conhecida pela habilidade em liderar revoltas.

4. Organize, em sequência, os eventos abaixo sobre a vida Luiz Gama.

( ) Conquistou sua liberdade usando as leis.
( ) Foi registrado em São Paulo como escravizado.
( ) Libertou juridicamente mais de 500 escravizados.
( ) Aprendeu a ler com a ajuda de amigos.
( )  Foi vendido pelo próprio pai.
( )  Percebeu que sua escravidão era ilegal.

5. Explique por que Francisco José do Nascimento recebeu o apelido de “Dragão do Mar”.


6. Por qual motivo de Dragão do Mar entrou para a história como um símbolo contra a escravidão?
a) Porque ele transportava mercadorias e pessoas nos navios até a praia
b) Por se recusar transportar escravizados do Ceará para outros estados. 
c) Por suas músicas contra o racismo e as desigualdades sociais.
d) Por ter participado ativamente da organização do Quilombo dos Palmares.

7. Apesar de já serem libertos, os negros dos EUA viveram um regime de segregação Racial no início do Século XX. Cite exemplos de alguns direitos aos quais eles eram privados nesse período. 


8. Observe o gráfico abaixo e responda. 

Atividade sobre Personalidades Negras - Anos Finais

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br

Assinale o item correto sobre o gráfico. 
a) Há maior índice de pobreza entre brancos.
b) Há maior índice de pobreza entre negros.
c) Há menor índice de pobreza entre brancos.
d) Há menor índice de pobreza entre pardos.

9. Você acredita que o histórico de escravidão, abandono e preconceito vivido pela população negra no Brasil influenciou suas condições de vida atuais? Justifique sua resposta.


10. Em sua opinião, como devemos reagir diante de atitudes de racismo e discriminação?



Gabarito

Gostou? Deixe um comentário!😍

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários