🐾 Apresentamos uma excelente Atividade de Ciências sobre Animais em Extinção para os alunos do 6º e 7º ano. A proposta inclui texto de apoio e exercícios que abordam espécies ameaçadas, causas da extinção e a importância da preservação ambiental. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação

Biodiversidade brasileira
O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade, graças à presença das florestas tropicais, especialmente a Amazônia, e de seu exclusivo bioma Caatinga, com alto grau de espécies endêmicas, isto é, exclusivas. Entretanto, alguns animais presentes no território já desapareceram, enquanto outros correm o risco de extinção.
Extinção
O desaparecimento de uma ou mais espécies do planeta Terra corresponde à extinção. Quando uma espécie corre risco de desaparecer, denomina-se espécie em risco de extinção.
Formas de extinção
A extinção pode ocorrer de três maneiras distintas: filética, de fundo ou em massa.
Extinção filética, também conhecida como pseudoextinção, caracteriza-se pelas mudanças gradativas de uma espécie ao longo do tempo, em que o ancestral desaparece, mas uma nova espécie é formada. É difícil de ser identificada e ocorre de maneira muito lenta.
A Extinção de fundo ocorre quando os animais enfrentam desafios com a chegada de grupos rivais no ambiente. A disputa por alimento, território e recursos pode levar ao desaparecimento de uma das espécies.
A Extinção em massa acontece quando determinado fenômeno elimina diversas espécies em um curto período, como ocorreu com os dinossauros. Acredita-se que a Terra esteja passando pela sexta extinção em massa, desta vez causada pelas ações humanas.
Ações humanas
As ações humanas estão transformando o planeta, e muitas espécies não conseguem se adaptar ao novo ambiente, o que leva ao seu desaparecimento. Desmatamento, queima de combustíveis fósseis, superexploração da natureza, inserção de espécies invasoras, mudanças climáticas e poluição das águas contribuem para esse cenário de desequilíbrio ambiental.
Animais brasileiros ameaçados de extinção
Ariranha (Pteronura brasiliensis): conhecida como lontra gigante, é encontrada no Pantanal e na Amazônia. Suas principais ameaças são a pesca predatória, a caça ilegal e a poluição dos rios, especialmente pelo mercúrio.
Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus): o maior canídeo da América do Sul, vive em áreas de cerrado e tem dieta variada, incluindo pequenos animais. Embora sua população esteja em queda, ainda pode ser encontrado no Pantanal.
Jacutinga (Aburria jacutinga): é uma ave de médio porte endêmica da Mata Atlântica que vem sofrendo com a caça e perda do habitat.
Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis): maior golfinho de água doce e endêmico da Amazônia, tem sua população em declínio devido ao uso como isca na pesca e aos impactos da construção de hidrelétricas.
Larissa Fonteles, Tudo Sala de Aula
📚 Atividades
1. O que é extinção?
2. Defina as formas de extinção.
3. Abaixo, identifique as formas de extinção.
I. Um meteoro atingiu a Terra e eliminou várias espécies, incluindo os dinossauros.
II. Uma espécie de serpente passou por mudanças graduais em seus hábitos e características, desaparecendo enquanto originava uma nova espécie.
III. Uma grande população de antas invadiu uma área protegida, competiu por recursos e consumiu todas as plantas disponíveis, causando o desaparecimento de outras espécies.
4. Marque com X apenas as ações que podem reduzir os impactos da sexta extinção em massa.
( ) Proteger áreas selvagens.
( ) Superexplorar os recursos naturais.
( ) Criar cidades mais verdes.
( ) Proteger os habitats terrestres e marinhos.
( ) Minimizar os impactos das mudanças climáticas.
( ) Aumentar o desperdício de comida.
5. Veja a tirinha abaixo.

Disponível em https://digofreitas.com/hq/ml-59-extincao/
O autor busca
a) incentivar a caça de animais de grande porte.
b) criticar a falta de penalidades para quem comete crimes contra o meio ambiente.
c) mostrar que mamutes são animais vulneráveis.
d) elogiar a eficácia das leis ambientais brasileiras.
6. O que significa classificar um animal em risco de extinção?
7. Veja o gráfico abaixo.

Animais em risco de extinção em 2022. Fonte: ICMBio/Ministério do Meio Ambiente
a) Qual o grupo de animais está mais vulnerável a extinção?
b) Qual o grupo de animais se apresenta menos vulnerável a extinção?
8. Leia com atenção a tirinha abaixo.

Disponível em https://eduardojunior.wordpress.com/2015/10/15/nos-somos-o-asteroide/
Abaixo, escreva ações humanas que influenciam diretamente no desaparecimento das espécies.
9. Nomeie os animais em risco de extinção abaixo.

10. Sobre a questão anterior, você já ouviu falar sobre alguns dos animais ilustrados?
11. Uma espécie endêmica é
a) exclusiva de um local.
b) cosmopolita.
c) restrita apenas ao Brasil.
d) que sobrevive em qualquer ambiente.
+ Conteúdos de Ciências para os Anos finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Animais em extinção.
Objetivo da Aula: Compreender o conceito de extinção, suas formas e causas, reconhecendo o papel das ações humanas na perda da biodiversidade e identificando medidas para sua conservação.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.