História Anos Finais

A Igreja Católica na Idade Média - Atividade de História para Anos Finais

📚 Atividade de História com Texto de Apoio sobre A Igreja Católica na Idade Média, que visa possibilitar aos estudantes compreenderem a importância e a influência da Igreja na sociedade medieval.

📚 Preparamos uma excelente Atividade de História sobre A Igreja Católica na Idade Média, direcionada aos estudantes do 6º e 7º ano. A Igreja Católica na Idade Média desempenhou um papel central na vida social, política e cultural da Europa, influenciando desde a organização dos reinos até a educação e as crenças das pessoas. Conheça, baixe e aplique!

atividade a igreja católica na idade média

A IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA

Quando se fala em Idade Média, provavelmente vêm à mente da maioria das pessoas imagens como reis, princesas, castelos e grandes banquetes em grande parte fruto de séries e filmes.

atividade a igreja católica na idade média

Essa ideia não está totalmente errada, mas não era a realidade para a maior parte da população medieval. A maioria vivia na miséria: eram camponeses que passavam os dias trabalhando nas terras dos nobres e do clero, não tinham direitos e possuíam pouquíssima chance de ascender socialmente. Isso contrastava com a vida dos nobres, dos membros do clero (Igreja Católica) e da família real, que viviam cercados de luxo e fartura.

Nesse contexto, a Igreja Católica é sempre citada como uma das grandes beneficiadas dessa organização social. Detentora de muitas terras, chegou a ser chamada de “Grande Senhora Feudal” e agia como tal: possuía cavaleiros para defender militarmente suas posses, cobrava impostos de seus vassalos e recolhia o dízimo dos fiéis, mesmo daqueles que não viviam em suas terras. Além do poder econômico, a Igreja Católica desempenhou diversos papéis durante a Idade Média, moldando a organização social do período e influenciando, de várias maneiras, a construção do mundo atual.

PAPEL SOCIAL

A Igreja Católica tinha um papel essencial para a manutenção desse modelo social. Era responsável pelo controle social da população, impedindo revoltas por meio de discursos que iam desde a ideia de que as dificuldades na terra eram punições pelos pecados até a promessa de que o sofrimento terreno seria recompensado no céu. Ambos os discursos levavam a população ao conformismo e à aceitação da submissão frente aos mais poderosos.

atividade a igreja católica na idade média

Além desse papel de controle social, a Igreja Católica Medieval também desempenhava funções que hoje cabem ao Estado. Como a maioria da população não sabia ler nem escrever, e como a Igreja era uma instituição em que a população confiava e respeitava, por muitos anos ela foi responsável por registrar nascimentos, casamentos e óbitos. O batismo servia como registro de nascimento; o casamento, registrado pelos padres, era equivalente à certidão de hoje; e o registro de óbito era feito no livro paroquial.

Como grande parte das pessoas não tinha acesso a escolas ou livros, eram nos sermões da Igreja Católica que se definiam questões de ética, moral e comportamento.

PAPEL POLÍTICO

A Igreja Católica também possuía grande poder político, sustentando o poder monárquico ao afirmar que o rei era escolhido por Deus e, por isso, não deveria ter sua autoridade questionada. Era a Igreja quem coroava os reis e, muitas vezes, mediava conflitos entre monarcas e nobres.

Um dos maiores exemplos do poder político da Igreja foi a convocação, pelo Papa Urbano II, do movimento que ficou conhecido como “Cruzadas Medievais”.

As Cruzadas foram expedições militares organizadas pela Igreja Católica durante a Idade Média. Nelas, milhares de católicos partiram para o Oriente Médio com o objetivo de retomar a Terra Santa do domínio islâmico. Receberam esse nome devido à cruz estampada nas roupas dos cavaleiros.

PAPEL INTELECTUAL

A relação da Igreja Católica Medieval com o conhecimento foi ambígua. De um lado, foi responsável por preservar e transmitir saberes: nos mosteiros e igrejas ficavam grandes bibliotecas, e religiosos (padres e freiras) dirigiam escolas e universidades. Também guardavam obras da Antiguidade, como as de Platão e Aristóteles. Muitos religiosos contribuíram para o avanço do conhecimento, como:

▶ São Tomás de Aquino (1225–1274): Frade dominicano que escreveu obras sobre a relação entre fé e razão, inspirando-se nas ideias do filósofo grego Aristóteles.

▶ Roger Bacon (1214–1292): Frade franciscano é um dos primeiros cientistas europeus, defendia que a matemática era a chave para compreender a natureza.

▶ Santo Isidoro de Sevilha (560–636): Arcebispo que escreveu a primeira enciclopédia do Ocidente, reunindo o conhecimento da época.

▶ Santo Alberto Magno (1200–1280): Frade dominicano, estudioso das ciências naturais, física, biologia e astronomia. Defendia que tudo que existe possui matéria e forma.

Além dessas personalidades, destaca-se o papel dos padres copistas, religiosos que se dedicavam a copiar livros à mão — um trabalho cansativo e essencial para a preservação do conhecimento, já que a imprensa ainda não havia sido inventada.

Um exemplo marcante da influência intelectual e filosófica da Igreja foi a Escolástica, filosofia que buscava unir a ideologia cristã bíblica aos ideais de filósofos gregos como Platão e Aristóteles. Seu principal representante, São Tomás de Aquino, defendia a necessidade de aproximar fé e razão. Por outro lado, a Igreja também agia rigidamente contra ideias consideradas heréticas, criando tribunais para julgá-las e instaurando um clima de vigilância que limitava a livre investigação científica.

PAPEL ASSISTENCIALISTA

A Igreja Católica Medieval também é conhecida por seu papel assistencialista. Apesar de ser uma das maiores detentoras de terras e cobrar impostos a seus vassalos, ela também era responsável por manter e administrar centros de acolhimento como orfanatos, asilos, leprosários, hospitais e várias outras instituições de caridade. Até mesmo nos dias atuais essa é uma realidade em vários locais do mundo.

Referências:
brasilescola.uol.com.br / todamateria.com.br / suapesquisa.com
Adaptado por Cássia Alves – Tudo Sala de Aula

1. Como vivia a maioria das pessoas durante a Idade Média?


2. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das características da Igreja Católica Medieval.
a) Conhecida como “Grande Senhora Feudal”.
b) Cobrava impostos de seus vassalos.
c) Possuía cavaleiros para proteção de suas posses.
d) Cobrava o dízimo tão somente dos nobres.

3. Cite duas características do discurso utilizado pela Igreja Católica para exercer o controle social da população, favorecendo o rei e impedindo revoltas.


4. Além do papel de controle social, a Igreja Católica Medieval também era responsável por várias funções hoje desempenhadas pelo Estado. Assinale a alternativa que corresponde a uma delas.
a) Produção de documentos que comprovavam o nascimento, o casamento e a morte das pessoas.
b) Elaboração de editais de concursos públicos e demais processos de contratação.
c) Organização de feiras e estruturas de comércio de alimentos e bens duráveis.
d) Análise de estruturas de prédios públicos e privados, além de fiscalização de obras.

5. Explique com a Igreja Católica ajudava a sustentar o poder monárquico.


6. Com relação ao papel da Igreja Católica Medieval na área do conhecimento, é correto afirmar que
a) era totalmente a favor de novas descobertas científicas nas mais diversas áreas.
b) a instituição proibia bibliotecas e demais formas de estudo em mosteiros e igrejas.
c) ao mesmo tempo que preservava o conhecimento nos mosteiros, reprimia ideias que considerava heréticas.
d) era responsável por ajudar a implementar novas ideias consideradas heréticas pelo rei.

7. Cite três exemplos de religiosos considerados santos pela igreja católica que contribuíram para a área do conhecimento.


8. Para preservar o conhecimento, havia religiosos que se dedicavam a copiar livros à mão, um trabalho muito cansativo e importante, tendo em vista que naquela época ainda não existia imprensa.

O trecho acima se refere aos:
a) Frades de Caridade.
b) Congregação de Imprensa.
c) Padres Copistas.
d) Bispos Cotistas.

9. Sobre a Escolástica, é INCORRETO afirmar que
a) é um dos principais exemplos de influência da igreja católica nas questões intelectuais e filosóficas.
b) é uma filosofia inspirada na junção da ideologia cristã bíblica com os ideais de filósofos gregos.
c) São Tomás de Aquino foi o principal filósofo dessa corrente.
d) defendia, entre outros aspectos, a necessidade de distanciar a fé e a razão.

10. A Igreja Católica Medieval também é conhecida por seu papel assistencialista. Comente como a instituição agia nessa área.



Gabarito

Gostou? Deixe um comentário!😍

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários