📚 Preparamos uma excelente Atividade de História sobre A Igreja Católica na Idade Média, direcionada aos estudantes do 6º e 7º ano. A Igreja Católica na Idade Média desempenhou um papel central na vida social, política e cultural da Europa, influenciando desde a organização dos reinos até a educação e as crenças das pessoas. Conheça, baixe e aplique!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
A IGREJA CATÓLICA NA IDADE MÉDIA
Quando se fala em Idade Média, provavelmente vêm à mente da maioria das pessoas imagens como reis, princesas, castelos e grandes banquetes em grande parte fruto de séries e filmes.
Essa ideia não está totalmente errada, mas não era a realidade para a maior parte da população medieval. A maioria vivia na miséria: eram camponeses que passavam os dias trabalhando nas terras dos nobres e do clero, não tinham direitos e possuíam pouquíssima chance de ascender socialmente. Isso contrastava com a vida dos nobres, dos membros do clero (Igreja Católica) e da família real, que viviam cercados de luxo e fartura.
Nesse contexto, a Igreja Católica é sempre citada como uma das grandes beneficiadas dessa organização social. Detentora de muitas terras, chegou a ser chamada de “Grande Senhora Feudal” e agia como tal: possuía cavaleiros para defender militarmente suas posses, cobrava impostos de seus vassalos e recolhia o dízimo dos fiéis, mesmo daqueles que não viviam em suas terras. Além do poder econômico, a Igreja Católica desempenhou diversos papéis durante a Idade Média, moldando a organização social do período e influenciando, de várias maneiras, a construção do mundo atual.
PAPEL SOCIAL
A Igreja Católica tinha um papel essencial para a manutenção desse modelo social. Era responsável pelo controle social da população, impedindo revoltas por meio de discursos que iam desde a ideia de que as dificuldades na terra eram punições pelos pecados até a promessa de que o sofrimento terreno seria recompensado no céu. Ambos os discursos levavam a população ao conformismo e à aceitação da submissão frente aos mais poderosos.
Além desse papel de controle social, a Igreja Católica Medieval também desempenhava funções que hoje cabem ao Estado. Como a maioria da população não sabia ler nem escrever, e como a Igreja era uma instituição em que a população confiava e respeitava, por muitos anos ela foi responsável por registrar nascimentos, casamentos e óbitos. O batismo servia como registro de nascimento; o casamento, registrado pelos padres, era equivalente à certidão de hoje; e o registro de óbito era feito no livro paroquial.
Como grande parte das pessoas não tinha acesso a escolas ou livros, eram nos sermões da Igreja Católica que se definiam questões de ética, moral e comportamento.
PAPEL POLÍTICO
A Igreja Católica também possuía grande poder político, sustentando o poder monárquico ao afirmar que o rei era escolhido por Deus e, por isso, não deveria ter sua autoridade questionada. Era a Igreja quem coroava os reis e, muitas vezes, mediava conflitos entre monarcas e nobres.
Um dos maiores exemplos do poder político da Igreja foi a convocação, pelo Papa Urbano II, do movimento que ficou conhecido como “Cruzadas Medievais”.
As Cruzadas foram expedições militares organizadas pela Igreja Católica durante a Idade Média. Nelas, milhares de católicos partiram para o Oriente Médio com o objetivo de retomar a Terra Santa do domínio islâmico. Receberam esse nome devido à cruz estampada nas roupas dos cavaleiros.
PAPEL INTELECTUAL
A relação da Igreja Católica Medieval com o conhecimento foi ambígua. De um lado, foi responsável por preservar e transmitir saberes: nos mosteiros e igrejas ficavam grandes bibliotecas, e religiosos (padres e freiras) dirigiam escolas e universidades. Também guardavam obras da Antiguidade, como as de Platão e Aristóteles. Muitos religiosos contribuíram para o avanço do conhecimento, como:
▶ São Tomás de Aquino (1225–1274): Frade dominicano que escreveu obras sobre a relação entre fé e razão, inspirando-se nas ideias do filósofo grego Aristóteles.
▶ Roger Bacon (1214–1292): Frade franciscano é um dos primeiros cientistas europeus, defendia que a matemática era a chave para compreender a natureza.
▶ Santo Isidoro de Sevilha (560–636): Arcebispo que escreveu a primeira enciclopédia do Ocidente, reunindo o conhecimento da época.
▶ Santo Alberto Magno (1200–1280): Frade dominicano, estudioso das ciências naturais, física, biologia e astronomia. Defendia que tudo que existe possui matéria e forma.
Além dessas personalidades, destaca-se o papel dos padres copistas, religiosos que se dedicavam a copiar livros à mão — um trabalho cansativo e essencial para a preservação do conhecimento, já que a imprensa ainda não havia sido inventada.
Um exemplo marcante da influência intelectual e filosófica da Igreja foi a Escolástica, filosofia que buscava unir a ideologia cristã bíblica aos ideais de filósofos gregos como Platão e Aristóteles. Seu principal representante, São Tomás de Aquino, defendia a necessidade de aproximar fé e razão. Por outro lado, a Igreja também agia rigidamente contra ideias consideradas heréticas, criando tribunais para julgá-las e instaurando um clima de vigilância que limitava a livre investigação científica.
PAPEL ASSISTENCIALISTA
A Igreja Católica Medieval também é conhecida por seu papel assistencialista. Apesar de ser uma das maiores detentoras de terras e cobrar impostos a seus vassalos, ela também era responsável por manter e administrar centros de acolhimento como orfanatos, asilos, leprosários, hospitais e várias outras instituições de caridade. Até mesmo nos dias atuais essa é uma realidade em vários locais do mundo.
Referências:
brasilescola.uol.com.br / todamateria.com.br / suapesquisa.com
Adaptado por Cássia Alves – Tudo Sala de Aula
📚 Atividades
1. Como vivia a maioria das pessoas durante a Idade Média?
2. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das características da Igreja Católica Medieval.
a) Conhecida como “Grande Senhora Feudal”.
b) Cobrava impostos de seus vassalos.
c) Possuía cavaleiros para proteção de suas posses.
d) Cobrava o dízimo tão somente dos nobres.
3. Cite duas características do discurso utilizado pela Igreja Católica para exercer o controle social da população, favorecendo o rei e impedindo revoltas.
4. Além do papel de controle social, a Igreja Católica Medieval também era responsável por várias funções hoje desempenhadas pelo Estado. Assinale a alternativa que corresponde a uma delas.
a) Produção de documentos que comprovavam o nascimento, o casamento e a morte das pessoas.
b) Elaboração de editais de concursos públicos e demais processos de contratação.
c) Organização de feiras e estruturas de comércio de alimentos e bens duráveis.
d) Análise de estruturas de prédios públicos e privados, além de fiscalização de obras.
5. Explique com a Igreja Católica ajudava a sustentar o poder monárquico.
6. Com relação ao papel da Igreja Católica Medieval na área do conhecimento, é correto afirmar que
a) era totalmente a favor de novas descobertas científicas nas mais diversas áreas.
b) a instituição proibia bibliotecas e demais formas de estudo em mosteiros e igrejas.
c) ao mesmo tempo que preservava o conhecimento nos mosteiros, reprimia ideias que considerava heréticas.
d) era responsável por ajudar a implementar novas ideias consideradas heréticas pelo rei.
7. Cite três exemplos de religiosos considerados santos pela igreja católica que contribuíram para a área do conhecimento.
8. Para preservar o conhecimento, havia religiosos que se dedicavam a copiar livros à mão, um trabalho muito cansativo e importante, tendo em vista que naquela época ainda não existia imprensa.
O trecho acima se refere aos:
a) Frades de Caridade.
b) Congregação de Imprensa.
c) Padres Copistas.
d) Bispos Cotistas.
9. Sobre a Escolástica, é INCORRETO afirmar que
a) é um dos principais exemplos de influência da igreja católica nas questões intelectuais e filosóficas.
b) é uma filosofia inspirada na junção da ideologia cristã bíblica com os ideais de filósofos gregos.
c) São Tomás de Aquino foi o principal filósofo dessa corrente.
d) defendia, entre outros aspectos, a necessidade de distanciar a fé e a razão.
10. A Igreja Católica Medieval também é conhecida por seu papel assistencialista. Comente como a instituição agia nessa área.
+ Conteúdos de História para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: A igreja católica na idade média.
Objetivo da Aula: Compreender o papel da Igreja Católica na Idade Média, analisando sua influência política, social, cultural e econômica, e refletir sobre como suas práticas e instituições moldaram a vida das pessoas e a organização da sociedade medieval.
Habilidade da BNCC: (EF06HI18) Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍
Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.