A equipe do Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade de ciências sobre a notícia do desenvolvimento da vacina contra a AIDS para os estudantes do 6°, 7º, 8º e 9º ano. Aproveitamos este tema para falarmos sobre a tramissão do HIV e sobre a função das vacinas no organismo humano. Conheça, baixe e aplique em sala de aula com seus alunos!
Habilidade BNCC:
(EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Cientistas se unem em ação global para desenvolver vacina contra a AIDS
Pesquisadores em todo o mundo avançam no desenvolvimento de uma vacina contra o HIV, utilizando uma combinação de tecnologias imunológicas inovadoras, além de criar novos métodos para identificar cepas do vírus causador da Aids. O HIV continua sendo um grande problema de saúde pública no mundo. O patógeno já causou mais de 40 milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e mantém a transmissão contínua, sendo que algumas nações relatam tendência de crescimento no número de infecções.
Um recente estudo, publicado na revista Nature Immunology, mostrou que cientistas do Consórcio Scripps para o Desenvolvimento de Vacinas contra o HIV/Aids conseguiram estimular o sistema imunológico de animais para produzir células B precursoras capazes de gerar anticorpos amplamente neutralizantes do HIV (bNAbs). Entre as estruturas de defesa geradas, estava o 10E8, capaz de atacar diferentes variantes do vírus.
Pelos pesquisadores, o desafio principal para criar uma vacina contra o HIV é projetar imunógenos — substâncias que conseguem provocar uma resposta imunológica no organismo — que estimulem especificamente essas células B precursoras, dado que partes consideradas chaves do vírus, como a região gp41, são de difícil acesso. Para enfrentar isso, a equipe desenvolveu imunógenos em nanopartículas que imitam essa região do HIV.
Macacos e camundongos
Testes em macacos e camundongos demonstraram que esses imunógenos foram eficazes de provocar respostas das células B precursoras, indicando um potencial para futura aplicação em humanos. Para os autores, os resultados são um passo promissor na criação de uma vacina contra o HIV, utilizando uma estratégia de direcionamento da linha germinativa para preparar o sistema imunológico para produzir múltiplas classes de bNAbs, incluindo o VRC01.
A infectologista Keilla Mara de Freitas, de São Paulo, detalha que os anticorpos amplamente neutralizantes (bNAbs) são anticorpos diferentes, capazes de anular diferentes cepas do vírus HIV. "Isso para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus HIV é de fundamental importância."
A especialista reforça que a maioria das vacinas age expondo o sistema imunológico a uma forma enfraquecida ou inativada de um vírus. "O problema em relação ao desenvolvimento de uma vacina contra o HIV é que se replica muito rápido, sofre mutações de maneira acelerada e resulta em diferentes cepas virais em um mesmo ser humano infectado. Como as vacinas geram anticorpos específicos para o tipo de vírus usado na sua elaboração, ao se tratar de um vírus, há diferentes versões e, ele consegue 'escapar' das vacinas comuns."
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/07/6896521-cientistas-se-unem-em-acao-global-para-desenvolver-vacina-contra-a-aids.html
a) fungo.
b) bactéria.
c) vírus.
d) protozoário.
2. Qual doença é causada pelo HIV? O que ela causa?
_______________________________________
3. Substâncias capazes de gerar uma resposta imunológica no corpo são chamadas de
a) imunologia.
b) imunobiológico.
c) imunológico.
d) imunógenos.
4. Por que são realizados testes em macacos e camundongos antes de realizarem em humanos?
_______________________________________
Células B, ou linfócitos, _________________
a) são responsáveis pela produção de anticorpos.
b) são responsáveis pela comunicação entre neurônios.
c) destroem vírus e bactérias diretamente.
d) produzem insulina.
_______________________________________
8. Marque a alternativa que completa a afirmação a seguir.
As vacinas são ________________________
a) substâncias que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos.
b) medicamentos que curam infecções bacterianas.
c) hormônios que regulam o crescimento das células.
d) suplementos nutricionais que fortalecem o corpo.
9. Explique como a maioria das vacinas funcionam.
_______________________________________
10. Qual a dificuldade em produzir uma vacina para o HIV?
_______________________________________
11. Marque um x em todas as formas de contrair o HIV.
( ) Amamentação.
( ) Transfusão de sangue.
( ) Abraço.
( ) Beijo.
( ) Relação sexual.
( ) Assento de ônibus.
( ) Compartilhamento de objetos perfurocortantes contaminados.
12. Cite 5 formas de se prevenir da exposição ao HIV.
1. _______________________________________
2. _______________________________________
3. _______________________________________
4. _______________________________________
5. _______________________________________