Na data 6 de abril de 2024, o Brasil se deparou com a notícia do falecimento do grande escritor Ziraldo, criador do Menino Maluquinho. Assim sendo, visando apresentar em sala de aula um conteúdo que visa desenvolver habilidades linguísticas enquanto apresenta informações importantes da vida do Ziraldo, preparamos este material de leitura e interpretação de texto para os estudantes do 8º e 9º ano. Venha conhecer, baixar gratuitamente e aplicar em sala de aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Gênero notícia.
Objetivo da Aula: Desenvolver a capacidade dos alunos de compreender, analisar e refletir sobre uma notícia relacionada ao autor e suas obras, promovendo habilidades de leitura crítica, interpretação e análise textual.
Habilidade da BNCC: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Leia o texto e responda às questões.
ZIRALDO, PAI DO “MENINO MALUQUINHO”, MORRE AOS 91 ANOS
Mestre dos quadrinhos e escritor brasileiro aclamado, ele parou de produzir em 2018, depois de um AVC
6 de abril de 2024
Morreu na tarde deste sábado (6) o cartunista, desenhista e escritor brasileiro Ziraldo, aos 91 anos. A informação foi confirmada pela família. Segundo os parentes, sem revelar a causa, ele morreu dormindo, quando estava em casa, no Rio de Janeiro.
Pai do “O Menino Maluquinho”, seu maior sucesso, o artista criou vários outros personagens famosos, que ajudaram a construir o imaginário infantil de milhões de crianças brasileiras. Entre eles, “Turma do Pererê”, “Flics”, “Menino Quadradinho”.
Ziraldo parou de produzir textos e desenhos em setembro de 2018, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, instalado na zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.
Mais velho de sete irmãos, Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, na cidade mineira de Caratinga. O talento para o desenho ficou evidente logo cedo, pois o menino desenhava nas paredes das casas e das calçadas. Seu primeiro desenho foi publicado no jornal Folha de Minas em 1938, aos seis anos de idade.
Em 1957, Ziraldo formou-se em Direito pela então Universidade de Minas Gerais, atual Universidade Federal de Minas Gerais. Porém, ele nunca exerceu a profissão. Antes de se formar, em 1954, começou a trabalhar no jornal Folha da Manhã, atual Folha de S. Paulo, publicando uma coluna de humor.
Três anos depois migrou para O Cruzeiro, dos Diários Associados, então maior publicação impressa brasileira. E em 1963 foi para o Jornal do Brasil. Lá criou seus personagens mais conhecidos: a Supermãe e Jeremias o Bom, entre eles.
Ziraldo foi o primeiro cartunista a lançar uma revista de quadrinhos autoral, a Turma do Pererê. Ela começou a ser publicada em 1960, mas teve sua publicação suspensa em 1964 após o início da ditadura militar no Brasil.
Um certo desencanto com a política e com o jornalismo fez Ziraldo testar um novo meio, a literatura infanto-juvenil, onde obteve um surpreendente sucesso. Em 1980 ele lançou “O Menino Maluquinho”, livro que contava a história do menino que “tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés”. Mesclando textos e quadrinhos, a publicação se transformaria em um de seus maiores sucessos.
Ziraldo era casado desde 2002 com Márcia Martins. Tinha três filhos do primeiro casamento, com Vilma Gontijo: a cineasta Daniela Thomas (nascida Daniela Gontijo Alves Pinto), o compositor Antonio Alves Pinto e Fabrízia Alves Pinto.
Fonte: forbes.com.br/forbeslife/2024/04/morre-ziraldo-pai-do-menino-maluquinho-aos-91-anos
Atividades
1. Esse texto faz referência a Ziraldo, criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho. Em relação a sua estrutura e objetivo, o texto é classificado como gênero notícia porque
a) opina sobre um fato importante da vida do artista.
b) esclarece e relata um fato importante para a sociedade.
c) narra uma história durante a vida do personagem Ziraldo.
d) critica um acontecimento relevante relacionado a Ziraldo.
2. O assunto principal do texto está em:
a) “Pai do ‘O Menino Maluquinho’, seu maior sucesso, o artista criou vários outros personagens famosos…”
b) “Segundo os parentes, sem revelar a causa, ele morreu dormindo, quando estava em casa, no Rio de Janeiro.”
c) “Antes de se formar, em 1954, começou a trabalhar no jornal Folha da Manhã, atual Folha de S. Paulo…”
d) “Morreu na tarde deste sábado (6) o cartunista, desenhista e escritor brasileiro Ziraldo, aos 91 anos.”
3. A notícia é um gênero jornalístico que comunica um acontecimento relevante para uma grande audiência. Observando os elementos essenciais que estruturam o gênero notícia, responda, de acordo com o fato apresentado pelo texto no lead (1º parágrafo), às seguintes perguntas:
a) Quem?
b) O quê?
d) Como?
e) Onde?
4. Identifique no texto a que / quem as palavras destacadas estão se referindo.
a) “Pai do “O Menino Maluquinho”, seu maior sucesso” (2º parágrafo)
b) “onde trabalhou durante 70 anos” (3º parágrafo)
c) “pois o menino desenhava nas paredes das casas” (4º parágrafo)
d) “Lá criou seus personagens mais conhecidos” (6º parágrafo)
e) “Ela começou a ser publicada” (7º parágrafo)
f) “em um de seus maiores sucessos” (8º parágrafo)
5. Releia e responda:
Pai do “O Menino Maluquinho”, seu maior sucesso, o artista criou vários outros personagens famosos, que ajudaram a construir o imaginário infantil de milhões de crianças brasileiras.
A expressão “seu maior sucesso” está colocada entre vírgulas. Esse emprego foi necessário para
a) separar uma enumeração.
b) isolar uma oração adicional.
c) indicar uma pausa na leitura.
d) explicar algo relevante ao leitor.
6. Que acontecimento impossibilitou Ziraldo de continuar produzindo textos e desenhos?
7. Releia com atenção e resolva a questão.
“Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, instalado na zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.”
Agora, assinale a alternativa onde a reescrita do trecho acima teve seu sentido original alterado.
a) O estúdio, onde ele trabalhou por 70 anos e que está localizado na zona sul do Rio, está sendo convertido no Instituto Ziraldo.
b) O estúdio, onde passou 70 anos trabalhando e localizado na zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.
c) O estúdio, localizado na zona sul do Rio e que foi seu local de trabalho por 70 anos, está sendo remodelado para se tornar o Instituto Ziraldo.
d) O estúdio, que foi utilizado por 70 anos e está localizado na zona sul do Rio, está sendo considerado para se transformar no Instituto Ziraldo.
8. No trecho: “… mas teve sua publicação suspensa em 1964 após o início da ditadura militar no Brasil.”, as palavras destadacas indicam, respectivamente, ideias de
a) adição e tempo.
b) oposição e lugar.
c) oposição e tempo.
d) adição e consequência.
9. Conforme o texto, por qual motivo a revista “Turma do Pererê” teve sua publicação suspensa?
10. Em: “Lá criou seus personagens mais conhecidos: a Supermãe e Jeremias o Bom, entre eles.”, o emprego dos dois pontos (:) serve para
a) marcar uma citação.
b) indicar uma enumeração.
c) assinalar um aposto comparativo.
d) destacar o vocativo da oração.
11. Conforme o texto, qual foi o principal motivo que levou Ziraldo a produzir conteúdo para a literatura infanto-juvenil?
12. Em: “Mesclando textos e quadrinhos” (8º parágrafo), o que significa a palavra destacada?
13. Você já teve contato com alguma obra de Ziraldo? Se sim, qual foi a sua experiência com ela?
+ Conteúdos de Português para o 8° e 9° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.