Atividade sobre as Capitanias Hereditárias 4º e 5º ano

As capitanias hereditárias foram um importante marco na história do Brasil Colonial. Com o objetivo de povoar e explorar o território recém-descoberto pelos portugueses, a Coroa Portuguesa dividiu o litoral em capitanias, que eram governadas por donatários responsáveis pela colonização e desenvolvimento econômico. Nesta publicação, a equipe do site Tudo Sala de Aula preparou uma atividade com texto de apoio para alunos do 4º e 5º ano sobre as capitanias hereditárias. Com ela, é possível compreender melhor como foi o processo de colonização do Brasil e as consequências dessa divisão territorial. Acompanhe!


Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

As Capitanias Hereditárias eram divisões territoriais em forma de latifúndio criadas pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534, para administrar e colonizar o imenso território brasileiro. O objetivo era dividir o Brasil em partes menores e facilitar o processo de colonização, já que a coroa de Portugal não tinha recursos suficientes para colonizar todo o território.

Latifúndio - grande área de terras destinada à agricultura pertencente a um só proprietário, família ou empresa.

Essas Capitanias eram como pequenos reinos, com divisões bem definidas, cada uma possuía um capitão-donatário que era o responsável por sua administração e desenvolvimento. Este era uma pessoa escolhida pelo rei para governar a Capitania Hereditária, geralmente pertencia a famílias influentes em Portugal, umas das principais exigências para se obter uma capitania era o compromisso de não vendê-la, o terreno e o cargo eram hereditários, ou seja, passava de pai para filho.


atividade capitanias hereditárias


Ao todo, foram criadas 14 Capitanias Hereditárias. Cada capitania tinha seu próprio governo, suas próprias leis, formas de defesa e atividades econômicas. Os capitães-donatários eram responsáveis por financiar a colonização, construir fortalezas, estabelecer povoados e incentivar o comércio.

No entanto, o sistema das Capitanias Hereditárias não foi tão bem-sucedido como o esperado. O principal motivo foi que muitos capitães-donatários não tinham interesse em investir na colonização e preferiam explorar recursos naturais como o pau-brasil e escravizar os índios, outros nem mesmo chegaram a intervir nos territórios que ganharam. Além disso, as Capitanias Hereditárias eram muito isoladas umas das outras, o que dificultava a comunicação e a defesa contra ataques estrangeiros, e até mesmo de indígenas que recusavam se deslocar do território.





Com o tempo, o governo português percebeu que o sistema das Capitanias Hereditárias não era eficaz, para solucionar esse problema, decidiu ficar mais próximo do processo de colonização do Brasil. Assim sendo, criou o chamado Governo Geral em 1549, com sede em Salvador, na Bahia. O Governo Geral tinha como objetivo controlar diretamente as ações de colonização do Brasil e unificar a administração e a defesa do território brasileiro.


 

Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. De acordo com o texto, o que eram as Capitanias Hereditárias?
_____________________________

2. Qual o objetivo da Coroa Portuguesa ao criar as Capitanias Hereditárias?
a) Facilitar o processo de colonização do Brasil.
b) Perder a responsabilidade sobre as riquezas do Brasil.
c) Vender as terras brasileiras a outros países.
d) Preservar a vegetação típica brasileira.

3. O que são latifúndios?
_____________________________

4. Sobre as Capitanias Hereditárias, é INCORRETO afirmar que
a) essas Capitanias eram como pequenos reinos, com divisões bem definidas.
b) cada Capitania Hereditária possuía um capitão-donatário que era o responsável por sua administração e desenvolvimento. 
c) o Capitão Donatário era uma pessoa escolhida pelo rei para governar a Capitania Hereditária.
d) a Coroa Portuguesa permitia que as capitanias fossem vendidas após 10 anos de ocupação e exploração.




5. De acordo com o texto, o que significa “Hereditário”.
a) Passa de pai para filho.                         
b) É propriedade da igreja.
c) Passa do patrão para o empregado.      
d) Só pode ser trocado, nunca vendido.

Observe o mapa do texto para responder às questões 6 e 7.

6. Quais eram as três capitanias que tinham os nomes repetidos mais de uma vez no mapa?
_____________________________

7. Assinale a alternativa que contém o nome da Capitania Hereditária que ficava mais próxima a atual região Sul do Brasil.
a) Ilhéus
b) Itamaracá              
c) São Vicente 2            
d) Maranhão 1

8. Ao todo, eram quantas Capitanias Hereditárias? 
a) 10                     
b) 12                           
c) 14                               
d) 16

9. Cite o principal motivo do sistema das Capitanias Hereditárias não ter sido bem-sucedido?
_____________________________

10. Comente o objetivo da criação do Governo Geral no Brasil Colonial?
_____________________________



Por Cassia Alves
Tudo Sala de Aula


Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!






Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1. Divisões territoriais em forma de latifúndio criadas pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534, para administrar e colonizar o imenso território brasileiro. / 2A / 3. Grande área de terras destinada a agricultura pertencente a um só proprietário, família ou empresa.  / 4D / 5A / 6. Maranhão, Rio Grande do Norte e São Vicente. / 7C / 8C / 9. Muitos capitães-donatários não tinham interesse em investir na colonização e preferiam explorar recursos naturais como o pau-brasil e escravizar os índios, outros nem mesmo chegaram a intervir nos territórios que ganharam. / 10. O Governo Geral tinha como objetivo controlar diretamente as ações de colonização do Brasil e unificar a administração e a defesa do território brasileiro.


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

4 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem