Atividade sobre a Revolução Russa - 8º e 9º ano

 Atividade, lista de exercícios de História sobre a Revolução Russa com gabarito para o 8º ano e 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

1. O Império Russo possuía, no final do século XIX, uma grande extensão territorial, fazendo parte de dois continentes: Europa e Ásia.

atividade revolução russa

http://profmarcelolima80.blogspot.com

Sobre o Império Russo, é INCORRETO afirmar que
a) o czar era o soberano do povo russo, possuía o apoio da Igreja Ortodoxa, da nobreza proprietária de terras e do exército.
b) a maioria da população era formada por agricultores, e ainda viviam com características da Idade Média, como o regime de servidão típico do Feudalismo.
c) a população do Império Russo era cheia de diversidade, pois, pelo fato de crescer através da dominação de povos, existiam várias línguas e religiões praticadas no território.
d) o Império Russo era uma das nações mais desenvolvidas do século XIX, a indústria era variada e gerava grande riqueza para a população e nunca precisou de capital estrangeiro.
 
2. Observe o trecho abaixo.

Durante o governo czarista, os trabalhadores russos foram massacrados no campo e na cidade. Os trabalhadores rurais, na maioria das vezes, possuíam apenas um pequeno lote de terra que não supria as necessidades de sua família, na cidade, os operários trabalhavam em média 12 a 16 horas por dia, sem leis que os protegessem. Essas condições contribuíram para o surgimento de várias correntes socialistas que defendiam o fim do czarismo. Assim, em 1898, surge o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), esse partido teve várias divergências desde a sua fundação e terminou por se dividir em dois grupos, um liderado por Lênin, e outro por Martov. 

Com base no trecho acima, assinale a alternativa que corresponde a esses dois grupos.
a) Polaca e Ursal.
b) Bolcheviques e Mencheviques.
c) Girondinos e Jacobinos.
d) Direitistas e Esquerdistas.




3. Diante de todas as injustiças sofridas pelos trabalhadores, ocorreram várias manifestações em busca de melhorias, a mais famosa ocorreu em janeiro de 1905, quando um grupo de manifestantes se dirigiu até o Palácio de Inverno do Czar em São Petersburgo, na intenção de entregar um documento contendo várias solicitações de melhorias nas condições de trabalho e em todos os aspectos sociais. Porém, a reação do Czar não foi a esperada, ele ordenou que os guardas atirassem contra os manifestantes, centenas deles foram atingidos e morreram, o sangue das vítimas se espalhou pela neve, por isso, esse episódio ficou conhecido como “Domingo Sangrento”. Dentre as principais consequências do “Domingo Sangrento”, pode-se apontar
a) uma série de protestos em todo país e a criação dos sovietes.
b) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial.
c) a criação do Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR).
d) a extradição do Czar Nicolau II para a Grã-Bretanha.

4. Observe o trecho abaixo.

______________, ou conselhos operários, eram organizações criadas por trabalhadores e soldados russos. Nesse órgão, os trabalhadores russos se organizavam e elegiam seus representantes na busca por melhorias, não somente nos direitos trabalhistas, mas também nas questões sociais.

O termo que completa corretamente a lacuna é:
a) Dumas.
b) Petrogrados.
c) POSDR.
d) Sovietes.

5. Observe a imagem e o texto abaixo.

 

O texto se refere a um dos homens presentes na foto, que é:
a) Lenin que é o primeiro da esquerda para a direita.
b) Stalin que é o último da direita para a esquerda.
c) Trotsky é o primeiro da esquerda para a direita.
d) Lenin que é o do meio.



               
6. Observe o trecho abaixo.

A população russa já demonstrava sua insatisfação com o regime czarista de diversas formas, porém, a decisão de entrar na Primeira Guerra Mundial colaborou ainda mais para esse sentimento. Os problemas da Rússia já eram imensos e entrar em uma Guerra Mundial que duraria anos trouxe problemas ainda maiores.

Com base no trecho acima, assinale a alternativa INCORRETA.
a)  A Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial ao lado da Alemanha e da Itália.
b) Participar da Primeira Guerra custou muito dinheiro do Estado Russo. 
c) O exército russo não estava preparado para uma guerra moderna e longa, por isso, tinha tantas perdas humanas e financeiras.
d) A economia da Rússia ficou paralisada com a guerra, houve um grande aumento da inflação e do desemprego.
 
7. A Revolução Russa de 1917 pode ser dividida em dois momentos específicos, a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro. Sobre essa temática, é correto afirmar que
a) a Revolução de Fevereiro foi marcada pela execução da Família do Czar Nicolau II e a ascensão dos Mencheviques ao poder.
b) em novembro de 1917, os Bolcheviques, sob o comando de Lenin e Trotsky, tomaram o poder dos Mencheviques.
c) apesar da saída do Czar Nicolau II ter ocorrido na Revolução de Fevereiro, o exército Russo só foi retirado da Primeira Guerra após a Revolução de Outubro. 
d) após a Revolução de Fevereiro, os bolcheviques foram expulsos da Rússia e os Mencheviques mantiveram o Czar Nicolau II no poder.

8. Leia a matéria abaixo.

O QUE FAZER COM O CORPO DE LÊNIN GUARDADO EM MAUSOLÉU EM MOSCOU?

     Dois políticos muito diferentes iniciaram a discussão sobre o destino a ser dado ao corpo de Vladimir Lênin (1870-1924): a conhecida apresentadora de TV Ksenia Sobchak, que há pouco anunciou sua candidatura às eleições presidenciais russas, em março de 2018, e o governante da Chechênia, Ramsan Kadyrov. 
     Segundo Kadyrov, é errado haver, "no coração da Rússia, na Praça Vermelha, um caixão com um homem morto". Já Sobchak, filha do popular ex-prefeito de São Petersburgo Anatoli Sobchak, diz que, se for eleita, deverá fazer de tudo para que Lênin seja enterrado. (...)
     Nesta terça-feira (07), o chefe do Partido Comunista deverá liderar uma parada de comunistas e admiradores de Lênin para marcar o aniversário de cem anos da "Grande Revolução Socialista de Outubro", a Revolução Russa. Não deverá haver eventos oficiais ou comemorações com a presença de Putin na capital russa A decisão de embalsamar Lênin foi tomada por seu sucessor, Josef Stálin. A partir de 1924, o corpo do líder revolucionário, que ordenou assassinatos em massa, foi conservado num túmulo provisório de madeira. Anos depois, construiu-se um mausoléu de concreto e granito. (...) Em vida, Lênin se manifestou contra qualquer culto à pessoa. Tanto seu companheiro mais próximo durante a chamada Revolução de Outubro, Leon Trótski, quanto sua viúva, Nadezhda Krupskaya, se manifestaram contra a exibição do morto. Após o fim da União Soviética, houve várias tentativas de acabar com o culto aos mortos(...)

Disponível em:
 https://g1.globo.com

Através da leitura da matéria, pode-se afirmar que
a) a maioria da população russa ainda mantém a veneração aos líderes da revolução de 1917.
b) o atual presidente Vladimir Putin acha essencial manter as bases revolucionárias e preserva a múmia de Lenin nesse intuito.
c) a Rússia atual perdeu a ligação com o processo revolucionário de 1917, e atualmente a preservação da múmia de Lenin se tornou uma ação dispendiosa e obsoleta.
d) os dois governantes citados no texto são a favor da preservação da múmia de Lenin, a fim de manter viva a história da Revolução Russa. 




9. Assinale a alternativa que corresponde às principais medidas estabelecidas pelo governo  bolchevique ao chegar no poder após a revolução de outubro de 1917.
a) Executaram o Czar e toda sua família, mantiveram a Rússia na guerra em não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária .
b) Manteve a Rússia na guerra, tornou-se próxima da França e trouxe o czar de volta ao poder.
c) Estatizou apenas os bancos de esquerda, distribuindo latifúndios para os camponeses e manteve a Rússia da guerra.
d) Estatizou indústrias, bancos, confiscou os bens e propriedades, redistribuiu latifúndios aos camponeses e retirou a Rússia da guerra.

10. Observe a charge abaixo.


A charge faz uma crítica
a) à formação do grupo conhecido como menchevique e a paz trazida na sua construção.
b) à disputa entre Trotsky e Stalin pelo comando da URSS após a morte de Lenin.
c) à crise econômica enfrentada pela URSS após a sua saída da 1ª Guerra Mundial.
d) à falta de organização política durante a liderança de Lenin sobre a URSS.



Por Cassia Alves
Licenciada em História

Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


GABARITO
1D / 2B / 3A / 4D / 5D / 6A / 7C / 8C / 9D / 10B


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

10 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem