Atividade sobre os Órgãos dos Sentidos - Com texto - 5°, 6° e 7° ano

 Atividade, exercícios de ciências sobre os os órgãos dos sentidos com texto de apoio para o 5° ano, 6° ano e 7° ano com gabarito.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

SISTEMA SENSORIAL

O sistema sensorial é responsável pela percepção do meio interno e externo (ambiente) e envolve participação dos órgãos de sentido: olfato, paladar, tato, visão e audição. Nesses, há células ou terminações nervosas especializadas que captam estímulos necessários e são transmitidas para o Sistema Nervoso Central (SNC), no cérebro. Logo, são produzidas as respostas voluntárias ou involuntárias. 


Cada órgão sensorial é composto por células distintas dos outros e, mesmo assim, se assemelham no seu funcionamento, na qual, são estimuladas e modificam a membrana da célula produzindo impulso até o SNC.

OLFATO

O olfato é um sentido sensorial responsável pela captação de sinais que envolve os diversos odores presentes no meio ambiente. O órgão responsável por este sentido é o nariz. O olfato, além de funcionar junto ao processo da respiração, ele se integra ao paladar, na percepção de gosto. Quando o um cheiro é inspirado, passa pelas cavidades nasais, onde contém terminações nervosas que captam o estímulo e leva a informação até o cérebro, onde toda informação é traduzida e o aroma é identificado e diferenciando dos outros existentes.

PALADAR

A língua é o órgão principal para a percepção do paladar, localizada na boca e composta de partes sensoriais que consegue captar os sabores possíveis chamadas de papilas gustativas. Cada gosto é captado em um local diferente na língua. 

Na ponta, são captados os gostos doces, nas laterais da frente os salgados, nas laterais mais adentro da boca são percebidos com mais facilidade os gostos azedos e na região mais profunda da língua os gostos amargos. 




TATO

O tato é perceptível pela pele, que contém receptores táteis responsáveis pela captação da textura de objetos, temperatura, vibrações, pressão, além de desconfortos e dores. Outros aspectos importantes são a percepção de diferentes intensidades de toques, quando uma força maior está sendo usada sobre o corpo e a capacidade de se distinguir a temperatura fria do calor.

VISÃO

O olho é o órgão responsável pela visão, permitindo enxergar e distinguir tamanhos, cores e formas. Nele, contém estruturas especializadas em respostas a luminosidade, chamados fotorreceptores. Esses estão localizados especificamente na retina e são de dois tipos: os cones e os bastonetes. O cone consegue distinguir as cores diferentes dos bastonetes que são influenciados pela variação de luz. 

AUDIÇÃO

O ouvido é o órgão responsável pela audição e recebe o auxílio das orelhas, na qual, as ondas sonoras são captadas, permitindo a capacidade de ouvir os diferentes sons. As estruturas chamadas mecanorreceptores captam os sons e transmitem a mensagem até o cérebro. A parte interna do ouvido contém um nervo auditivo, chamado cóclea, que permite a propagação sonora e decodificação das informações no SNC. 

Tudo Sala de Aula, 2022



ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU

1. O sistema sensorial consegue captar e perceber todas as informações presentes no meio interno e externo. Diante disso, identifique qual sentido é captado de acordo com os órgãos que aparecem na imagem abaixo.

 

1 ______________      

2 ______________

3 ______________

4 ______________

5 ______________


2. Qual órgão é responsável pela decodificação de informações dos sentidos e promove respostas voluntárias e involuntárias?
a) olho.
b) nariz.
c) cérebro.
d) boca.




3. Sobre os órgãos de sentido, qual deles é responsável pela captação de textura de objetos, temperatura, vibrações e pressão, sendo percebido pelo toque da pele? 
a) audição.
b) paladar.
c) tato.
d) visão.

4. Qual dos sentidos atua em conjunto a respiração para a percepção dos estímulos?
_____________________

5. Captar o som só é possível graças a audição, um dos sentidos. As células nervosas especializadas em captar esse som são chamadas
a) fotorreceptores.
b) mecanorreceptores.
c) termorreceptores.
d) receptores.

6. Durante o processo de injeção de alimentos, sempre se consegue distinguir os sabores existentes. Para sentir o gosto dos alimentos, contamos com células sensoriais localizadas na boca em que estão agrupadas em pequenas elevações chamadas de:
a) papilas receptoras. 
b) papilas fotorreceptores. 
c) papilas gustativos.
d) papilas linguais. 

7. O olho é órgão responsável pela visão, envolvendo os fotorreceptores na captação de luminosidade, esses são chamados de:
a) cones e bastonetes.
b) bastonetes e retina.
c) retina e receptores.
d) bastonetes e receptores.

8. A língua é o órgão principal para a percepção do paladar. Em que parte dela se observa a maior concentração de papilas que reagem aos sais da comida salgada?
______________________





Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!







Por favor, não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



GABARITO
1. Olfato, Visão, Tato, Audição e Paladar. / 2C / 3C / 4. Olfato. / 5B / 6C / 7A / 8. Nas laterais de frente da língua.



Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

1 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem