📚 Apresentamos uma excelente Atividade de Língua Portuguesa de Interpretação com textos sobre o Cão Orelha para o 8º e 9º ano, elaborada para desenvolver a leitura crítica e a compreensão textual a partir de um fato que mobilizou a opinião pública no Brasil. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
Leia o texto abaixo para responder às questões 1 a 5.
ENTENDA O QUE ACONTECEU COM O ‘CÃO ORELHA’, MORTO POR ADOLESCENTES EM SC
O cachorro comunitário de Praia Brava, em Florianópolis, morreu depois de sofrer agressões no início do mês.

https://www.threads.com/@colunistarossi/post/DUBnStvjsmT/agora-laudo-aponta-que-os-adolescentes-introduziram-um-pedaco-de-madeira-no
O caso de maus-tratos contra o cão Orelha, de cerca de 10 anos, gerou comoção popular na última semana. O cachorro comunitário de Praia Brava, em Florianópolis, em Santa Catarina, morreu depois de ser agredido por um grupo de adolescentes. Na segunda-feira (26), por meio da Delegacia de Proteção Animal (DPA) e da Delegacia de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), a Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos e de seus responsáveis legais. Os agentes da corporação também fizeram buscas em endereços ligados a “adultos investigados por suposta coação relacionada ao andamento do processo”.
Após a operação, a Polícia Civil informou que identificou quatro adolescentes suspeitos de cometer as agressões e três familiares dos jovens que teriam coagido testemunhas. […]
Segundo a Polícia Civil, as agressões contra Orelha teriam ocorrido em 4 de janeiro. No dia seguinte, o cão foi levado para atendimento veterinário após moradores encontrá-lo ferido. De acordo com os exames periciais, o cachorro foi atingido na cabeça por um objeto sólido que não foi localizado. Em razão da gravidade dos machucados, o animal foi submetido a eutanásia. A corporação só foi comunicada sobre o caso no dia 16. […]
Por meio de publicação nas redes sociais, a Associação de Praia Brava (APBrava) disse que Orelha “fazia parte do cotidiano do bairro há muitos anos e era cuidado de forma espontânea por pessoas da comunidade”. A entidade também declarou que o cão “se tornou um símbolo simples, porém afetivo, da convivência e da relação de cuidado que muitos mantêm com o espaço e com os animais” que vivem na região. […]
https://jovempan.com.br/noticias/brasil/entenda-o-que-aconteceu-com-o-cao-orelha-morto-por-adolescentes-em-sc.html
📚 Atividades
1. Qual a principal finalidade do texto lido?
2. O termo “cão comunitário”, no contexto do texto, indica que Orelha
a) era protegido pela prefeitura.
b) não tinha dono e vivia isolado.
c) era cuidado pelos moradores.
d) vivia em abrigos para animais.
3. No trecho: “o animal foi submetido à eutanásia […]”, o termo em destaque pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
a) encaminhado.
b) exposto.
c) obrigado.
d) transformado.
4. Em: “… que identificou quatro adolescentes suspeitos de cometer as agressões […]”, o pronome em destaque se refere a
a) delegacia de proteção animal.
b) polícia civil.
c) delegacia de atendimento ao adolescente em conflito.
d) associação de praia brava.
5. Na sua opinião, qual a importância de casos como o de Orelha serem divulgados pela imprensa? Justifique sua resposta com base no texto.
Analise a imagem a seguir para responder às questões 6 a 9.

https://www.instagram.com/p/DUGaZiNgNqv
6. A imagem acima pertence ao gênero
a) charge.
b) tirinha.
c) propaganda.
d) ilustração científica.
7. Explique a mensagem principal transmitida pela imagem e relacione-a ao caso do cão Orelha, apresentado no texto anterior.
8. O cachorro representado na imagem aparece com uma expressão que sugere
a) agressividade.
b) indiferença.
c) medo.
d) brincadeira.
9. Compare a forma como o tema dos maus-tratos aos animais é abordado no texto jornalístico e na imagem. Aponte pelo menos uma semelhança entre eles.
Leia o texto a seguir e responda às questões 10 a 14.
CÃO ORELHA: MORTE DE CÃO COMUNITÁRIO REPERCUTE NA IMPRENSA INTERNACIONAL
Quatro adolescentes são apontados como autores das agressões na Praia Brava, em Florianópolis. Três adultos, dois pais e um tio dos adolescentes, foram indiciados suspeitos de coagir uma testemunha.
A morte do cachorro comunitário Orelha, na Praia Brava, em Florianópolis, repercutiu na imprensa internacional. Veículos voltados ao público hispanofalante destacaram a indignação popular e o debate sobre impunidade e maus-tratos a animais. […]
A mobilização cresceu nas redes sociais, impulsionada pela hashtag #JustiçaPorOrelha, que reuniu moradores, ativistas e figuras públicas.
Infobae
O portal argentino destacou que o caso de Orelha foi tratado como um “assassinato” e como um episódio de brutalidade que uniu forças políticas de diferentes espectros no Brasil, algo que o veículo considera raro em um país polarizado. […]
France 24
O portal do canal de notícias francês informou que quatro adolescentes estavam sendo investigados por maus-tratos a Orelha e ressaltou que o cão morreu em função da gravidade dos ferimentos. […]
La Nación
O veículo argentino informou que a polícia do Brasil investiga quatro adolescentes pela morte do cachorro comunitário e seus familiares adultos por tentativa de acobertamento.
O cachorro foi encontrado agonizando por moradores, que o levaram a uma clínica veterinária, mas acabou morrendo devido à gravidade dos ferimentos.
Ao g1, a médica veterinária contou que Orelha era “sinônimo de alegria” e que fazia parte de sua rotina com frequência. Segundo ela, o cachorro era extremamente dócil e brincalhão, além de fazer sucesso com os turistas.
“Muita gente vinha trazer comida para eles, mas eu era o responsável por alimentá-los todos os dias. Eles não podiam ficar sem comida e sem cuidado”, contou o aposentado Mário Rogério Prestes, que acompanhava de perto os animais.
https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2026/01/29/cao-orelha-morte-repercute-imprensa-internacional.ghtml
10. A partir da leitura da notícia, localize os seguintes elementos:
a) Fato principal (o que aconteceu):
b) Personagens envolvidos (quem):
c) Local do acontecimento (onde):
d) Fontes de informação citadas no texto (quem informa):
11. Por que a morte do cão Orelha ultrapassou o âmbito local e ganhou repercussão internacional?
12. No trecho: “Segundo ela, o cachorro era extremamente dócil e brincalhão…”, o pronome em destaque retoma
a) uma moradora da Praia Brava.
b) uma ativista das redes sociais.
c) a médica veterinária.
d) uma jornalista estrangeira.
13. Em: “O cachorro foi encontrado agonizando por moradores, que o levaram a uma clínica veterinária, mas acabou morrendo”, a conjunção em destaque estabelece uma ideia de
a) explicação.
b) oposição.
c) causa.
d) conformidade.
14. O que o texto sugere ao afirmar que o caso uniu “forças políticas de diferentes espectros no Brasil”?
+ Conteúdos de Português para o 8ºe 9º ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Interpretação textual.
Objetivo da Aula: Interpretar a notícia sobre o cão Orelha, identificando informações explícitas e implícitas, o fato principal e os desdobramentos do caso.
Habilidade da BNCC: (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Por Égila Ribeiro
Graduada em Letras – Português, especializada em Educação Inclusiva, com foco em TDAH e Dislexia.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.