🌍 Atividade de Geografia sobre Globalização: Pontos Positivos e Negativos para o 8º e 9º ano, elaborada para auxiliar os estudantes na análise dos impactos econômicos, culturais, sociais e ambientais da globalização. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.

Globalização: Pontos Positivos e Negativos - Atividade para o 8º e 9º ano

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO

Globalização: Pontos Positivos e Negativos - Atividade para o 8º e 9º ano

Você já percebeu que desde o início da globalização, as distâncias aparentam ser menores. Não que a dimensão do mundo esteja diminuindo, mas os avanços tecnológicos ligados aos setores de transportes e telecomunicações vêm fazendo com que informações, pessoas e produtos possam se movimentar mais rápido.

Avanços nas Áreas de Transporte

A capacidade de transporte de carga e de passageiros foi aumentada, pesquisas sobre combustíveis e desenvolvimento de novos meios de transporte se intensificaram e o tempo de deslocamentos tanto de pessoas como de mercadorias ficou cada vez menor. Um exemplo disso são os aplicativos de venda de mercadorias como Shopee e Shein, entre vários. Neles, as pessoas podem comprar de lojas do mundo inteiro e receber seus produtos em questão de dias ou semanas, através de envio por aviões de carga.

A diminuição do tempo também contribui para avanços nos campos da ciência no que se refere ao desenvolvimento de remédios e outras formas de tecnologia ligadas à saúde. Sem falar na velocidade de expansão da tecnologia, como os smartphones. Esses avanços ajudam o crescimento das exportações e importações, dando à sociedade mundial uma nova característica: o consumismo. Consumismo é o hábito de comprar excessivamente e, maioria das vezes, sem necessidade. As possibilidades geradas pelo consumismo foram enxergadas rapidamente pelo mercado que se reinventa rapidamente e investe em marketing para cada vez mais criar produtos atrativos ao público.

Avanços na Área das Comunicações

Desde as cartas enviadas pelos correios, a comunicação entre as pessoas já mudou bastante. De início, as formas de comunicação eram feitas para interligar pessoas, mas com a globalização e o avanço da internet, essa ganhou muito mais funções. Pessoas, governos e empresas dos mais variados tipos comunicam-se diariamente não somente por linha telefônica, mas principalmente pela internet. Reuniões online colocam em salas virtuais pessoas de diversos lugares de maneira síncrona, conversando em tempo real (Você lembra da pandemia quando as aulas aconteciam nesse formato?). Cirurgias já são realizadas com o paciente em um continente e o cirurgião em outro, o profissional opera por meio de robôs, é a chamada telecirurgia ou cirurgia robótica remota.

Porém, apesar de podermos afirmar que vivemos, assim, em um mundo conectado, é importante lembrar que esses fluxos de informações não incluem todos os países e regiões do mundo da mesma maneira, ou seja, a globalização não chega a todos de maneira igual.

As Empresas Transnacionais

As transnacionais são empresas com alto nível de organização que atuam dentro e fora do seu país de origem, por meio de filiais presentes no mundo inteiro. Essas empresas controlam a economia mundial e têm lucros mais altos até do que o PIB de diversos países.  Um exemplo disso é a Apple, que teve em 2024 lucro acima dos 112 bilhões de dólares, já o Google teve um lucro líquido de 100 bilhões no mesmo período. Esse lucro foi maior que todas as riquezas geradas por países inteiros como a Bolívia (47 bi) e Iémen (18,7 bi).

A maioria das transnacionais tem sede em países desenvolvidos como EUA, Japão e França. Porém, existem várias transnacionais originárias de países emergentes como a Petrobras, Ambev e Natura no Brasil, Alibaba e Huawei na China e Coreia, Samsung e LG na Coreia do Sul. Por sua importância econômica, algumas transnacionais podem influenciar países de acordo com os seus interesses. Isso pode ser perigoso para a população em geral, pois elas podem influenciar a política no intuito de facilitar seus processos e burlar leis trabalhistas e ambientais.  Quando uma empresa transnacional decide se instalar em um país, ela analisa os benefícios oferecidos a ela, como: a disponibilidade de matéria-prima, mão de obra, mercados consumidores e menor fiscalização. Elas também recebem dos governos desses países benefícios como redução de impostos, terrenos e infraestrutura básica (energia, estradas e água). 

As Fábricas Globais

Pensando em maiores lucros, as transnacionais passaram a dividir a sua produção em países diferente, de acordo com as vantagens, geralmente fontes de matéria-prima e mão de obra barata. Para isso, essas empresas contam com uma eficiente estrutura de transporte e de comunicação. Um exemplo disso é a produção de aviões como o Boeing 787.

Globalização e a Precarização do Trabalho

Globalização: Pontos Positivos e Negativos - Atividade para o 8º e 9º ano

A internet possibilitou a criação e a expansão de plataformas digitais e aplicativos que oferecem uma grande variedade de serviços on-line. E elas transformaram ainda mais as relações de produção e trabalho. Porém, essas novas formas de trabalhar não trazem consigo as garantias de direitos mínimos aos trabalhadores, ao evitarem criar vínculos empregatícios e condicionam os trabalhadores a muitas horas de trabalho informal, contribuindo para a chamada precarização do trabalho. 

Cassia Alves / Tudo Sala de Aula

1. Explique, com suas palavras, o significado da frase: “Desde o início do processo de globalização, as distâncias passaram a parecer menores”.


2. Inicialmente, as formas de comunicação tinham como objetivo principal interligar as pessoas. Com a globalização e o avanço da internet, elas passaram a exercer novas funções. Cite duas dessas funções.


3. Sobre a globalização e a conexão mundial, é correto afirmar que
a) a tecnologia está presente de forma igual em todas as regiões do mundo.
b) os fluxos de informação chegam da mesma maneira a todos os países.
c) a globalização ocorreu só em países desenvolvidos, não atingindo outros continentes.
d) a globalização pode, em certa medida, acentuar as desigualdades sociais.

4. O que são as empresas transnacionais?


5. Utilize as informações do quadro ao lado para colorir o gráfico corretamente.

Globalização: Pontos Positivos e Negativos - Atividade para o 8º e 9º ano

6. Cite duas transnacionais de cada país:
a) Brasil: ________________
b) China: ________________
c) Coreia do Sul: __________

7. Explique de que maneira as empresas transnacionais podem influenciar os países de acordo com seus próprios interesses.


8. Assinale a alternativa que não corresponde a um dos benefícios concedidos pelos governos dos países às empresas transnacionais.
a) Ocupação de cargos no governo.
b) Concessão de terrenos.
c) Redução de impostos.
d) Oferta de infraestrutura básica.

9. Assinale a alternativa que melhor representa o conceito de “Fábrica Global”.
a) A produção de perfumes utiliza fragrâncias 100% brasileiras e frascos produzidos no Rio de Janeiro.
b) Na fabricação de aviões, a cabine é produzida na França, as turbinas nos Estados Unidos e as asas no Japão.
c) Na produção de chapéus, seu João recolhe a matéria-prima na mata e produz as peças com seu filho.
d) Na produção de um automóvel, ele é montado, depois pintado e, por último, recebe o motor.

10. Comente os principais pontos negativos dos empregos por aplicativo.



Gabarito

Gostou? Deixe um comentário!😍

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários