💊 Apresentamos uma excelente Atividade de Ciências sobre a Mounjaro para os Anos Finais, elaborada para promover a compreensão dos estudantes sobre o funcionamento de medicamentos no organismo, seus efeitos no sistema digestório e metabólico, além de incentivar a reflexão sobre uso responsável, orientação médica e cuidados com a saúde. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação

Leia o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.
MOUNJARO: A QUEM É INDICADO, COMO FUNCIONA, QUAIS OS EFEITOS E O PREÇO?
Mounjaro é um medicamento baseado no princípio ativo tirzepatida, molécula que imita dois hormônios naturalmente fabricados pelo corpo, o GLP-1 e o GIP. Com esse mecanismo, ele estimula a saciedade e ele estimula a saciedade e ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, atuando no tratamento da obesidade e do diabetes.
A quem é indicado?
A pessoas com diagnóstico de diabetes tipo 2 ou obesidade. A medicação exige prescrição médica – e retenção de receita a partir de 23 de junho – e a dosagem pode ser individualizada e reajustada de acordo com a orientação do especialista.
Como é usado?
São canetas de aplicação semanal com dosagens de 2,5 a 15 mg.
Quais os efeitos?
Os estudos clínicos envolvendo milhares de pacientes constataram controle expressivo da glicemia, algo aferido pelos exames de hemoglobina glicada, que dão uma média do nível de glicose no sangue ao longo de um trimestre. Na obesidade, a perda de peso corporal chegou a uma média de 20% – ou seja, uma pessoa de 100 kg passou a 80 kg após meses de uso.
https://saude.abril.com.br/medicina/mounjaro-a-quem-e-indicado-como-funciona-quais-os-efeitos-e-o-preco
1. Qual é a função principal do Mounjaro?
2. Como a administração do medicamento é realizada e quais cuidados são necessários.
3. Observe os gráficos abaixo e responda.


https://www.dreduardoendocrino.com.br/tirzepatida-mounjaro-ou-semaglutida-wegovy-ozempic-qual-a-melhor
Considerando os dados apresentados, qual dos medicamentos é mais eficiente para obesidade e controle do diabetes? Justifique.
Leia e responda.
Mounjaro: 82% ganham peso após fim do tratamento, diz estudo
Um estudo mostrou que a maioria (82%) das pessoas que haviam perdido peso usando Mounjaro recuperou pelo menos 25% do peso perdido um ano após parar o remédio. Além disso, quanto maior o ganho de peso, maior foi a “perda” dos benefícios anteriores, como redução da pressão arterial, melhora do colesterol e da resistência à insulina.
Para a análise, foram incluídos participantes tratados com tirzepatida (o princípio ativo do medicamento) que apresentaram redução de peso de 10% ou mais após 36 semanas de tratamento. Os dados foram coletados de março de 2021 a maio de 2023 e analisados de fevereiro de 2024 a março de 2025.
Já aquelas que conseguiram manter a perda de peso após um ano também conseguiram permanecer obtendo benefícios cardiometabólicos, como melhora do colesterol e da resistência à insulina, das medidas da cintura e da pressão arterial.
https://saude.abril.com.br/medicina/mounjaro-a-quem-e-indicado-como-funciona-quais-os-efeitos-e-o-preco
4. Com base no estudo apresentado, qual é a principal conclusão sobre o uso do Mounjaro?
5. Leia a charge a seguir e responda.

Reprodução Instagram. https://www.instagram.com/p/DTsS7sKkb-v/
a) Identifique a crítica social apresentada na charge.
b) Descreva o contraste entre a resistência às vacinas e a aceitação de remédios estéticos.
Observe a imagem a seguir e responda.

https://www.instagram.com/p/DSYEBHaE607
6. A charge acima faz uma crítica relacionada
a) ao exagero do consumismo nas festividades natalinas.
b) ao uso indiscriminado de medicamentos para fins estéticos.
c) a obesidade nos idosos e a alimentação saudável.
d) a tradição do Papai Noel nas festas de fim de ano.
Leia o texto para responder às questões 7 e 8.
VÍTIMA DE 31 ANOS, QUE UTILIZAVA A MEDICAÇÃO SEM O DEVIDO ACOMPANHAMENTO MÉDICO, DESMAIOU E SUFOCOU-SE
Uma mulher morreu no município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, por uso das chamadas canetas emagrecedoras. Jéssica Manoele da Costa, de 31 anos, usava o medicamento sem acompanhamento médico, segundo informações da família, e, após uma aplicação do produto, passou mal e desmaiou, falecendo na última segunda-feira (3). O caso veio a público somente ontem.
De acordo com o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa (Numol-JP), após a avaliação do corpo de Jéssica, foi constatada queda de glicemia, o que provocou o desmaio, e a ocorrência posterior de uma broncoaspiração, causando sufocamento e levando a vítima ao óbito. O episódio reacende o debate sobre o risco do uso desses medicamentos sem a devida prescrição e orientação profissional.
O médico legista e chefe do Numol-JP, Flávio Fabres, ressaltou que a causa da morte foi confirmada por meio de perícia. “O corpo foi inicialmente encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito [SVO], que viu que havia uma ação externa no caso, e veio para a gente no Instituto Médico Legal [IML]. Quando o Samu chegou, ela estava com uma glicemia de 10, quando o normal é entre 60 e 99, então tentaram reanimar, mas não foi possível”, relatou. Flávio também explicou que a broncoaspiração acontece quando o alimento invade a via respiratória, causando o fechamento da traqueia. Com isso, o paciente não consegue respirar, sufocando-se.
https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/mulher-morre-apos-usar-produto
7. Qual foi a principal causa da morte de Jéssica Manoele da Costa?
a) O fechamento da passagem na traqueia.
b) A broncoaspiração, invadindo a via respiratória.
c) os desmaios repentinos com sufocamento.
d) A queda acentuada do açúcar no sangue.
8. Um dos riscos da aplicação de canetas emagrecedora é a hipoglicemia. Retire do texto um trecho que evidencia esse risco.
9. A obesidade afeta a saúde além da aparência e, sem tratamento adequado, pode causar diversas doenças graves ao longo do tempo. Explique de que forma o uso do Mounjaro pode contribuir para a redução desses riscos.

https://www.instagram.com/nucleodoobesoceara/p/DTbFt26kVlZ
10. Analise a imagem a seguir para responder à questão.

https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/06/09/anvisa-aprova-mounjaro-como-tratamento-para-a-perda-de-peso.ghtml
a) Qual é o órgão responsável por iniciar a ação do medicamento, tornando possíveis os demais efeitos no corpo?
b) Como a ação do Mounjaro no sistema digestório aumenta a sensação de saciedade?
+ Conteúdos de Ciências para os Anos finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Mounjaro – Uso, benefício e risco.
Objetivo da Aula: Compreender o que é o medicamento Mounjaro, seus usos terapêuticos e os riscos do uso inadequado, desenvolvendo uma postura crítica e responsável em relação ao consumo de medicamentos.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Por Raila Kércia
Tem licenciatura em Ciências Biológicas e é especialista em Psicopedagogia Institucional.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.