🌐 Apresentamos uma excelente Atividade de Geografia sobre as Fases da Globalização – Anos Finais, elaborada para auxiliar os estudantes na compreensão das diferentes etapas da globalização, seus fatores econômicos, tecnológicos e culturais. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
FASES DA GLOBALIZAÇÃO

Entende-se como globalização o processo de interligação entre as várias nações do mundo proporcionada através dos avanços tecnológicos nas áreas de telecomunicação e transporte. Através da globalização foi possível conectar os diversos países do mundo intensificando a velocidade de comunicação e transporte entre eles e possibilitando grandes trocas informação, tecnologia e produtos.
As Quatro Fases da Globalização

O processo de globalização esteve diretamente ligado às questões comerciais, a explicação mais aceita sobre o início desse processo foi as chamadas Grandes Navegações. Nas Grandes Navegações, vários reinos europeus se lançaram ao mar em busca de novos territórios a serem explorados no intuito de gerarem riquezas para as metrópoles europeias, esse momento pode ser considerado o início da primeira fase da globalização.
Primeira Fase
As Grandes Navegações marítimas europeias ocorreram entre os séculos XV e XV. Nesse período, reinos europeus como Portugal e Espanha navegaram pelos oceanos em busca de metais preciosos e especiarias. Esse processo foi possível graças aos avanços das técnicas de navegação. Além do domínio sobre as nações colonizadas, as metrópoles europeias estabeleceram relações comerciais mais intensas com as demais economias-mundo, ampliando o processo de migração de pessoas e a circulação de produtos, fazendo surgir novos mercados entre regiões antes isoladas. Enquanto isso, nos territórios colonizados, os europeus foram impondo sua cultura e religião, além de levarem espécies de animais e vegetais que pudessem ampliar as possibilidades de enriquecimento, como o caso da cana-de-açúcar que foi trazida da Ilha da Madeira.
Segunda Fase
A segunda fase da globalização ocorreu após a Revolução Industrial e teve como cenários a Ásia e África. As grandes nações europeias, agora Inglaterra e França, iniciaram um processo de dominação política, econômica e militar nesses continentes, sob a justificativa da chamada “Missão Civilizatória”, elas buscavam matéria-prima e mercados consumidores para seus produtos industrializados e estabeleceram os chamados impérios coloniais. Com as inovações técnicas já mais avançadas e difundidas na indústria, nos transportes e nas comunicações, como automóveis, aviões, telégrafos, telefones e rádios, os processos tornaram-se mais rápidos e baratos. Isso facilitou a circulação de mercadorias, a comunicação entre mercados e a obtenção de lucros.
Terceira Fase

Imagem: https://a9comunicacao.com.br/
A terceira fase da globalização (1945-1989) esteve intimamente ligada à dinâmica da Guerra Fria (dois blocos de poder político e econômico rivais: o capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista, comandado pela extinta União Soviética). A disputa dessas duas potências pela ampliação de suas influências no mundo fez com que novas tecnologias surgissem, avançando nas áreas da comunicação e transporte, buscando melhorar sua presença e capacidade de expansão, já que por vezes seus aliados estavam muito distantes, em outros continentes.
AVANÇOS TECNOLÓGICOS DA GUERRA FRIA | |
| Informática | – Criação dos primeiros computadores eletrônicos modernos.– Desenvolvimento das primeiras linguagens de programação.– Criação da Arpanet, precursora da internet.– Criptografia e códigos criptográficos. |
| Comunicação | – Desenvolvimento dos satélites de comunicação.– Início do uso da fibra óptica.– Expansão do telefone com discagem direta internacional (DDI).– Sistemas de comunicação criptografada. |
| Transporte | – Criação de aviões supersônicos.– Aperfeiçoamento das aeronaves a jato.– Desenvolvimento de navios movidos à energia nuclear.– Criação e aperfeiçoamento do sistema gps. |
Quarta fase
Com o fim da Guerra Fria, teve início a quarta fase da globalização, que corresponde ao período atual. O término do mundo bipolar e o surgimento de uma ordem internacional com múltiplas potências ampliaram a competitividade entre os países, porém de forma menos intensa do que durante a Guerra Fria, quando o mundo vivia sob o constante temor de um conflito armado entre os Estados Unidos e a União Soviética. Após o fim do bloco socialista, as grandes potências passaram a exercer domínio por meio da dependência econômica, sob o discurso de ajuda ao desenvolvimento, dando origem ao imperialismo econômico, agora também liderado por países como Estados Unidos e Japão. Com o fim da bipolarização, a circulação de pessoas, mercadorias e culturas tornou-se mais rápida e intensa. Um exemplo disso é a comunicação: enquanto a carta de Pero Vaz de Caminha levou cerca de 60 dias para chegar de navio do Brasil a Portugal, hoje, com as redes sociais, a troca de informações ocorre em segundos e o transporte de mercadorias leva apenas alguns dias.
📚 Atividades
1. Defina o termo globalização
2. Sobre a globalização, é incorreto afirmar que
a) através da globalização, foi possível conectar os diversos países do mundo.
b) com a globalização, a velocidade de comunicação e transporte foram intensificadas.
c) a globalização possibilitou grandes trocas de informação, tecnologia e produtos.
d) a globalização ampliou trocas culturais, mas não influenciou o comércio internacional.
3. Cite três exemplos de espécies animais ou vegetais comuns no Brasil que não são originárias do nosso território.
4. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a quantidade de fases da globalização até os dias atuais e a fase que estamos vivendo nesse momento.
a) Duas e Segunda.
b) Duas e Quarta.
c) Três e Segunda.
d) Quatro e Quarta
5. Qual dos acontecimentos históricos abaixo é considerado o início do processo de globalização?
a) A descoberta da escrita.
b) As Grandes Navegações.
c) A Revolução Russa.
d) A Guerra Fria.
6. A frase: “Somente as nações colonizadoras foram afetadas pelas trocas culturais provocadas pela globalização.” está correta? Justifique sua resposta com base em um trecho do texto.
7. Sobre a segunda fase da globalização, é correto afirmar que
a) antes, ocorreu a Revolução Industrial.
b) teve como cenários a Ásia e América.
c) foi apenas um processo de dominação militar.
d) nela, surgiram os automóveis, aviões e telefones.
8. Como a disputa entre EUA e URSS contribuiu para o avanço da globalização em sua terceira fase?
9. Qual das alternativas abaixo não se refere à Quarta Fase da Globalização?
a) Teve início com o fim da Guerra Fria, fim do mundo Bipolar e surgimento do mundo multipolar.
b) Tem como base a ampliação da ideia de competitividade comercial.
c) Nela, o Imperialismo Econômico era somente europeu, e não envolvia outras nações.
d) Nela, a circulação de pessoas, cultura e produtos pelo mundo foi intensificada.
10. Observe a tirinha abaixo.

De acordo com a Armandinho,
a) a globalização beneficia apenas nações pobres e prejudica as mais ricas
b) nações mais industrializadas se beneficiam ao vender produtos mais caros para as nações que os produzem.
c) somente as nações europeias produzem os alimentos consumidos pelo mundo inteiro.
d) a China é a única nação fora da Europa que se destaca dentro do processo de globalização.
+ Conteúdos de Geografia para os Anos finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: As 4 Fases da Globalização.
Objetivo da Aula: Compreender o conceito de globalização, suas fases históricas e os impactos econômicos, sociais, culturais e tecnológicos no mundo contemporâneo, analisando como esse processo influencia a circulação de pessoas, mercadorias, informações e culturas entre os países.
Habilidade da BNCC: EF09GE02: Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.