📚 Apresentamos uma excelente Atividade Interdisciplinar sobre o Carnaval para os Anos Finais, elaborada para possibilitar aos estudantes o contato com as manifestações artísticas do Carnaval brasileiro, explorando cores, formas, ritmos, símbolos e expressões culturais, além de valorizar a criatividade e a identidade cultural. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.

CARNAVAL

O Carnaval tem sua origem na Antiguidade, por meio da realização de festas dedicadas aos deuses. Embora seja conhecido como o país do Carnaval, o Brasil não é o único a comemorá-lo de forma intensa; por exemplo, cidades como Veneza (Itália), Nice (França), Nova Orleans (EUA), Ilhas Canárias (Espanha), Oruro (Bolívia) e Barranquilla (Colômbia) também celebram a festa de forma bem animada.

Origem do Carnaval no Brasil

O Carnaval é uma expressão cultural bastante presente no Brasil, introduzida no país entre os séculos XVI e XVII. Sua origem está relacionada principalmente a duas influências diferentes. Uma delas veio dos africanos escravizados, que deixaram contribuições importantes por meio de músicas, ritmos e danças. A outra influência teve origem na Europa, sobretudo em Portugal, com festas tradicionais como o Entrudo, conhecido por práticas rústicas, em que as pessoas arremessavam objetos umas nas outras. A união desses elementos culturais deu origem ao Carnaval, consolidando-o como um dos principais fenômenos culturais brasileiros. Os africanos escravizados se divertiam ao som de batuques e ritmos trazidos da África e que se mesclariam com os gêneros musicais portugueses. Esta mistura seria a origem da marchinha de carnaval e do samba, entre muitos outros ritmos musicais.

A primeira marchinha de Carnaval foi “Ó Abre Alas”, composta em 1899 por Chiquinha Gonzaga. Com o tempo, surgiram grupos de foliões, como ranchos, sociedades carnavalescas que animavam as ruas com música e dança. A popularização do rádio ajudou a tornar as marchinhas muito conhecidas, com destaque para intérpretes como Carmen Miranda.

Símbolos Carnavalescos

Máscaras

O uso das máscaras, no Carnaval, tem origem na cidade de Veneza, na Itália, no século XVII. Os nobres usavam máscaras enfeitadas para manter o anonimato e aproveitar o Carnaval no meio do povo. Esta tradição chegou ao Brasil trazida pelos portugueses. Hoje em dia, as máscaras são mais utilizadas em festas de Carnaval, em salões. 

Confetes e serpentinas

Os confetes surgiram no Carnaval da Itália como confeitos de açúcar e, em 1851, em Nice, apareceram buquês de flores e grãos cobertos de açúcar ou gesso. Com o tempo, a brincadeira começou a incluir objetos como laranjas, farinha e cinzas. No Brasil, os confetes de açúcar foram usados nos primeiros bailes de máscaras, sendo depois substituídos por papel picado. Em 1893, em Paris, apareceu a serpentina, cuja origem é associada às fitas de papel usadas nos telégrafos da época. 

Fantasias

O uso de fantasias no Carnaval começou em Veneza, no século 15, quando ricos se fantasiavam e usavam máscaras, para se divertir junto ao povo, sem serem reconhecidos. No Brasil, o uso de fantasias data do início do século 20, quando elas ainda eram roupas simples, apenas adaptadas, tingidas e enfeitadas, bem diferente das fantasias usadas hoje em dia, pelos integrantes das escolas de samba. 

Atividade Interdisciplinar sobre o Carnaval - Anos Finais

Bonecos gigantes

Os bonecos gigantes surgiram na Europa, por volta da Idade Média, e eram utilizados em procissões religiosas, representando santos da Igreja Católica.

Atividade Interdisciplinar sobre o Carnaval - Anos Finais

Os bonecos gigantes chegaram a Pernambuco pela pequena cidade de Belém do São Francisco. Em 1931, a tradição chegou a Olinda com a criação do boneco Homem da Meia-Noite, popularizando-se ainda mais com o Encontro dos Bonecos Gigantes, realizado no sítio histórico da cidade durante o Carnaval. Atualmente, os bonecos gigantes têm função cultural e festiva, sendo símbolos do Carnaval popular.

Desfile de rua

Os desfiles derivam dos cordões e blocos de rua que se organizaram na forma de escolas de samba, no Rio de Janeiro, no começo do século 20.

Adaptado por Tudo Sala de Aula de: 
https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-do-carnaval
https://www.bol.uol.com.br/listas/a-origem-de-12-simbolos-do-carnaval-que-voce-nem-estava-preocupado-em-saber.htm

1. Com base nos elementos não verbais e na leitura do texto, explique o que está acontecendo na cena apresentada abaixo.

Atividade Interdisciplinar sobre o Carnaval - Anos Finais

Aquarela de Augustus Earle (1822)
https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-do-carnaval


2. De acordo com o texto, a origem do Carnaval está relacionada
a) à Idade Média e às festas religiosas cristãs. 
b) à Antiguidade, com festas dedicadas aos deuses.
c) ao Brasil colonial, com as festas portuguesas. 
d) à Europa moderna, com os bailes de máscaras.

3. Além do Brasil, quais cidades são citadas no texto como importantes centros de celebração do Carnaval?


4. Qual foi a primeira marchinha de Carnaval?
a) Allah-La-Ô.
b) Mamãe Eu Quero.
c) Ó Abre Alas.
d) Me Dá um Dinheiro Aí.

5. Observe a imagem e responda. 

Atividade Interdisciplinar sobre o Carnaval - Anos Finais

As máscaras carnavalescas tiveram origem
a) no Brasil colonial.
b) na França, no século XVIII.
c) em Veneza, na Itália, no século XVII.
d) em Portugal, durante o Entrudo.

6. Explique como as influências africanas e europeias contribuíram para a formação do Carnaval no Brasil.


7. O uso de fantasias no Carnaval brasileiro teve início
a) no século XV, com roupas luxuosas.
b) no século XVII, trazido pelos portugueses.
c) no início do século XX, com roupas simples.
d) na Idade Média, em procissões religiosas.

8. Com base no texto e em seus conhecimentos, qual é a principal finalidade dos bonecos gigantes no Carnaval atualmente?

Atividade Interdisciplinar sobre o Carnaval - Anos Finais

9. Observe os elementos não verbais da imagem abaixo e descreva os símbolos que estão sendo representados no desfile, identificando também o enredo que está sendo homenageado.

Atividade Interdisciplinar sobre o Carnaval - Anos Finais

https://blogs.oglobo.globo.com/repinique/post/tribo-da-folia-cinco-desfiles-com-enredos-indigenas-que-emocionaram-sapucai.html


10. Por que o carnaval é uma forma de manifestação artística?



Gabarito

Gostou? Deixe um comentário!😍

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários