⚽ Nesta publicação, preparamos uma excelente Atividade de Língua Portuguesa sobre a Notícia da Final da Libertadores 2025, direcionada aos estudantes dos anos finais. A proposta explora um tema atual e de grande interesse dos jovens, permitindo trabalhar leitura, análise jornalística, interpretação crítica e compreensão das características do gênero notícia. Conheça, baixe e aplique em sala de aula! 📰

Atividade Notícia: Final da Libertadores 2025 - Anos finais

Leia o texto abaixo para responder às questões 1 a 11.

Flamengo vence Palmeiras e é o 1º brasileiro tetracampeão da Libertadores

Gol de Danilo no segundo tempo deu o quarto título da CONMEBOL Libertadores ao Flamengo e, de quebra, classificou o clube para a Copa Intercontinental da FIFA 2025™ e o Mundial de Clubes da FIFA 2029™.

 O Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0 neste sábado, 29 de novembro de 2025, e se tornou o primeiro clube brasileiro tetracampeão da CONMEBOL Libertadores! De quebra, o Mengão garantiu sua vaga na Copa Intercontinental da FIFA 2025™ e no Mundial de Clubes da FIFA 2029™.

 O placar permaneceu zerado até a metade do segundo tempo. Coube ao defensor Danilo (bicampeão da Liga dos Campeões da UEFA com o Real Madrid) a honra de fazer o gol do título flamenguista com um cabeceio forte em escanteio batido por Arrascaeta. Mais um troféu continental no currículo do veterano!

 O clube rubro-negro do Rio de Janeiro disputou a decisão da Libertadores pela quinta vez. A única derrota sofrida pelo Flamengo na final foi a de 2021, contra o Palmeiras – por isso, o reencontro em 2025 foi visto como revanche, com o confronto entre os dois clubes já consolidado como uma das maiores rivalidades do Brasil.

 Esta foi a sétima final entre times brasileiros na Libertadores, a quinta nos últimos seis anos. Dominante, o Brasil igualou o número de títulos dos clubes da Argentina (agora, são 25 para brasileiros e 25 para argentinos).

 Com a conquista do quarto título continental, o Flamengo passou a ter um duelo marcado contra o Cruz Azul, do México, pelo Derby das Américas da FIFA 2025 (a primeira etapa eliminatória dos clubes latinos na Copa Intercontinental da FIFA 2025). O jogo está previsto para ocorrer em Doha, no Catar, em 10 de dezembro.

O jogo

 Desde o início, ficou claro o quão intensa (física e emocionalmente) é essa rivalidade que esquentou muito no futebol brasileiro nos últimos anos. O Flamengo começou com maior posse de bola, centralizando a maioria de suas jogadas no genial craque Arrascaeta – finalizando ou lançando Samuel Lino e Bruno Henrique –, mas o multicampeão Palmeiras de Abel Ferreira lutava pelos contra-ataques com o vigor do incansável Vitor Roque.

A tensão e o nervosismo cresciam a cada minuto com o placar zerado – sobretudo porque um empate no tempo regulamentar levaria a decisão para a prorrogação. Mas até os nervos trazem lições importantes.

 Afinal, a forte carga emocional deixava claro que faltava alguém usar a cabeça. Sempre elogiado pelo intelecto, Danilo entendeu isso de maneira literal aos 22 minutos do segundo tempo, cabeceando para o gol após um escanteio batido por Arrascaeta. Enfim, a festa explodiu na metade rubro-negra do Estádio Monumental! […]

Com a palavra

 “Eu não imaginava nem jogar finais assim [quando era criança]. Eu sempre imaginei chegar longe – não tão longe assim –, mas também não sabia que seria tão difícil. Eu falei hoje no vestiário, antes do jogo, que a gente teve muito sacrifício como equipe, mas cada um tem seus sacrifícios que ninguém vê. Foi o que eu pedi: que a gente colocasse o nosso ânimo nesse sacrifício que ninguém vê, o que a gente passa em nossas casas, no nosso íntimo. O que eu diria para o Danilo criança é: permita-se sonhar, porque se você pode sonhar, você pode realizar.”Danilo, autor do gol do título do Flamengo (e torcedor flamenguista desde a infância).

https://www.fifa.com/pt/tournaments/mens/intercontinentalcup/2025/articles/palmeiras-flamengo-final-libertadores-2025-resumo-jogo(adaptado)

1. Qual o principal fato noticiado no texto?


2. A partir da leitura do texto, localize os seguintes elementos, próprios do gênero Notícia:

a) Manchete


b) Subtítulo


c) Lide


d) Fonte


3. Explique por que a vitória de 2025 é considerada uma “revanche” para o Flamengo.


4. No trecho: “A tensão e o nervosismo cresciam a cada minuto com o placar zerado – sobretudo porque um empate […]”, a conjunção destacada estabelece uma ideia de
a) explicação.
b) comparação.
c) adição.
d) oposição.

5. Quem fez o gol do título e como ele aconteceu?


6. Segundo o texto, o que tornou o jogo tão tenso para os jogadores e torcedores?


7. Explique a quem se refere o pronome em destaque no trecho: Ele entendeu isso de maneira literal aos 22 minutos do segundo tempo…”


8. Em: “o reencontro em 2025 foi visto como revanche, com o confronto entre os dois clubes […]”, a palavra em destaque pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
a) treinamento.
b) aproximação.
c) disputa.
d) conversa.

9. O narrador diz que “faltava alguém usar a cabeça” porque
a) o jogo estava muito tenso e parecia que os jogadores precisavam agir com mais inteligência para conseguir mudar o placar.
b) com muitos erros e decisões precipitadas em campo, parecia que faltava alguém pensar melhor as jogadas e organizar o time.
c) a situação exigia calma e estratégia, e essa expressão ganha sentido literal quando Danilo decide a partida com um gol de cabeça.
d) o palmeiras criava oportunidades perigosas, e o flamengo precisava encontrar uma solução mais consciente para retomar o controle da partida.

10. O que a fala final de Danilo revela sobre sua trajetória e seus sentimentos?


11. No trecho: “mas o multicampeão Palmeiras de Abel Ferreira lutava pelos contra-ataques […]”, o termo destacado estabelece com a oração anterior uma ideia de
a) oposição.
b) adição.
c) alternância.
d) conclusão.

Analise a imagem para responder à questão 12.

https://www.itatiaia.com.br/esportes

12. Após a vitória do Flamengo, muitos torcedores comentaram que a arbitragem da final da Libertadores foi tendenciosa. Com base nisso, o humor da charge está em
a) mostrar a arbitragem falando como se tivesse dificuldades para decidir entre os dois times.
b) sugerir, de forma irônica, que a arbitragem estaria “ajudando” um dos clubes na partida.
c) indicar que os treinadores não estão satisfeitos com a tecnologia usada no jogo.
d) apresentar o árbitro como alguém que tenta dar conta da pressão dos dois lados.


Gabarito

Gostou? Deixe um comentário!😍

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Hélida
1 dia atrás

Olá, muito oportuna a atividade! Estamos trabalhando o gênero notícia com o 7• ano e chegou em boa hora…os alunos vão gostar de trabalhar com um texto bem atual, pois ontem o assunto era o resultado do jogo.
O conteúdo da atividade está excelente, parabéns!!!