📚 Apresentamos uma excelente Atividade de Física sobre Lançamento Horizontal para o Ensino Médio, elaborada para auxiliar os estudantes a compreenderem o movimento de projéteis sem influência inicial vertical, analisando alcance, deslocamento e tempo de queda a partir de situações contextualizadas e cálculos fundamentais da cinemática. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação

1. Uma bolinha se movimenta com velocidade v = 2 m/s sobre a superfície plana e horizontal de uma mesa de 80 cm de altura. Imediatamente após perder o contato com o plano da mesa, a bolinha vai em direção ao chão em trajetória curvada.

Considerando que a gravidade no local g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar, qual é o instante em que a bolinha toca o chão?
a) 0,2 s.
b) 0,3 s.
c) 0,4 s.
d) 0,5 s.
e) 0,6 s.
2. Um mergulhador ornamental, em seu treinamento, prepara-se para um salto horizontal de uma plataforma com 5 metros de altura. Para ganhar impulso, ele corre e atinge uma velocidade inicial de 4 m/s no momento exato do salto.

Considerando que a aceleração da gravidade no local é, aproximadamente, g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar, qual é o alcance horizontal obtido pelo mergulhador até tocar a superfície da água?
a) 2 m.
b) 3 m.
c) 4 m.
d) 5 m.
e) 6 m.
3. Um Índio com seu arco posicionado horizontalmente em direção a um animal afim de abatê-lo, lança uma flecha em direção a presa com uma velocidade de 20 m/s e obtém sucesso na caça. A flecha atinge o animal a 30 centímetros do solo e a altura do arco posicionado pelo Índio era h = 1,60 m. Com base nessa situação, desprezando a resistência do ar sobre a flecha, a distância que separa o animal do índio é aproximadamente:
a) 18,8 m.
b) 16,8 m.
c) 14,8 m.
d) 12,8 m.
e) 10,8 m.
Leia o texto e responda.
Situação hipotética I para as questões 04, 05 e 06
Um avião de guerra voa a 600 m de altura, horizontalmente, com uma velocidade constante de 100 m/s, num local onde a aceleração da gravidade é g = 10 m/s². Em um determinado instante, uma bomba se desprende livremente do avião.

4. Quanto tempo, aproximadamente, a bomba levará para cair no solo?
a) 17 s.
b) 12 s.
c) 9 s.
d) 14 s.
e) 11 s.
5. Qual é o alcance horizontal A?
a) 1000 m.
b) 1100 m.
c) 1200 m.
d) 1300 m.
e) 1400 m.
6. Em que instante o módulo da velocidade da bomba será de 120 m/s?

a) 19,19 s.
b) 14,42 s.
c) 5,32 s.
d) 6,63 s.
e) 11,21 s.
Leia e responda.
Situação hipotética II para as questões 07,08 e 09
Considere que um corpo esférico seja lançado horizontalmente com velocidade v e de uma certa altura H com relação ao solo. Sabe-se que no local a aceleração da gravidade é g = 10 m/s².

7. Marque a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre o movimento do corpo durante o lançamento horizontal.
a) A velocidade inicial do corpo na direção vertical é zero.
b) O módulo da velocidade do corpo ao atingir o solo é igual a sua velocidade na horizontal.
c) A velocidade do corpo na horizontal não é constante.
d) O módulo da velocidade do corpo ao atingir o solo é zero.
e) A aceleração do corpo, em módulo, é constante e igual a 4 m/s em todos os pontos da trajetória.
8. Sobre as características do movimento descrito acima, qual alternativa está correta?
a) Quanto menor for a velocidade inicial do corpo maior será o seu alcance.
b) Quanto maior for a velocidade inicial do corpo, maior será o seu alcance.
c) O alcance será sempre maior que o altura inicial do lançamento.
d) O alcance será sempre menor que a altura inicial do lançamento.
e) A velocidade inicial de lançamento é diretamente proporcional ao tempo que o corpo leva para atingir o solo.
9. Em relação a velocidade do corpo, marque a alternativa incorreto.
a) A velocidade do corpo ao tocar o solo é nula.
b) A velocidade do corpo ao tocar o solo é diferente de zero.
c) A velocidade do corpo ao tocar o solo é maior do que a velocidade inicial do lançamento.
d) A velocidade do corpo ao tocar o solo é a soma, em módulo, de sua velocidade na horizontal e na vertical. e) A componente vertical da velocidade do corpo aumenta uniformemente ao longo da trajetória.
10. Uma bolinha rola horizontalmente sobre uma mesa de superfície plana, com velocidade de 1 m/s. A mesa possui uma altura de 70 cm e no local a aceleração da gravidade g = 10 m/s². Nessa situação hipotética, em módulo, com que velocidade a bolinha, após perder o contato com a mesa, atingirá o chão.
a) 1,83 m/s.
b) 2,40 m/s.
c) 2, 33 m/s.
d) 3,30 m/s.
e) 3,87 m/s.
+ Conteúdos de Física
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Lançamento Horizontal.
Objetivo da Aula: Compreender o movimento de lançamento horizontal, analisando a independência entre os movimentos horizontal (MRU) e vertical (MRUV), interpretando trajetórias e tabelas, e resolvendo situações-problema que envolvam alcance, tempo de queda e velocidade em diferentes pontos da trajetória.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Redação Tudo Sala de Aula
O Tudo Sala de Aula é composto por especialistas dedicados à produção de conteúdos educacionais de qualidade.