✊ 4 Excelentes Atividades de Língua Portuguesa com Texto para Interpretação sobre o Racismo voltadas para as turmas do 8º e 9º ano envolvendo gêneros diversos. O tema do racismo promove reflexões sobre respeito, empatia e diversidade. Nestas atividades, os estudantes desenvolverão a leitura crítica e a capacidade de interpretar textos que abordam questões sociais, aprendendo a reconhecer e combater atitudes discriminatórias no cotidiano escolar e na sociedade. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação

Atividade de Artigo de Lei sobre o Racismo
Leia e responda às questões.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Art. 2º- A Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional. (Incluído pela Lei nº 14.532, de 2023)
Pena: reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 14.532, de 2023)
Parágrafo único. A pena é aumentada de metade se o crime for cometido mediante concurso de 2 (duas) ou mais pessoas. (Incluído pela Lei nº 14.532, de 2023)
Art. 3º Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos.
Pena: reclusão de dois a cinco anos.
Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, obstar a promoção funcional. (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010) (Vigência)
Art. 4º Negar ou obstar emprego em empresa privada.
Pena: reclusão de dois a cinco anos.
§ 1o Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminação de raça ou de cor ou práticas resultantes do preconceito de descendência ou origem nacional ou étnica: (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010) (Vigência).
a) I – deixar de conceder os equipamentos necessários ao empregado em igualdade de condições com os demais trabalhadores; (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010) (Vigência).
II – impedir a ascensão funcional do empregado ou obstar outra forma de benefício profissional; (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010) (Vigência)
III – proporcionar ao empregado tratamento diferenciado no ambiente de trabalho, especialmente quanto ao salário. (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010) (Vigência).
§ 2o Ficará sujeito às penas de multa e de prestação de serviços à comunidade, incluindo atividades de promoção da igualdade racial, quem, em anúncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparência próprios de raça ou etnia para emprego cujas atividades não justifiquem essas exigências.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm
1. Explique, com suas próprias palavras, qual é o objetivo do Art. 1º da Lei sobre racismo.
2. Segundo o Art. 2º, qual das alternativas configura crime de injúria racial?
a) Criticar alguém por sua opinião política.
b) Ofender alguém em razão de sua raça, cor ou etnia.
c) Debater uma questão religiosa de forma acadêmica.
d) Discordar de alguém sobre costumes religiosos.
3. Qual é a pena prevista para o crime de injúria racial conforme o Art. 2º?
4. O Art. 3º trata de discriminação em relação a cargos públicos. Qual situação abaixo se enquadra como crime segundo esse artigo?
a) Um candidato não é contratado por falta de experiência.
b) Um funcionário recebe advertência por atraso frequente.
c) Um servidor é preterido em promoção por motivo de cor.
d) Um funcionário pede transferência para outro setor.
5. De acordo com o Art. 4º, cite três formas de discriminação que podem ocorrer no ambiente de trabalho privado e são puníveis pela lei.
6. Segundo o §2º do Art. 4º, qual prática de recrutamento caracteriza crime?
a) Solicitar que o candidato tenha ensino superior.
b) Exigir aparência física relacionada à raça ou etnia.
c) Pedir referências profissionais anteriores.
d) Avaliar experiência prática do candidato.
7. Explique a diferença entre os crimes previstos no Art. 3º e no Art. 4º da lei.
8. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma situação de discriminação proibida pelo Art. 4º, §1º, III?
a) Um trabalhador negro recebe o mesmo salário que os demais, mas com menor carga de trabalho.
b) Um trabalhador recebe treinamento adicional.
c) Um trabalhador é orientado sobre regras da empresa.
d) Um trabalhador negro recebe tratamento diferenciado no ambiente de trabalho, especialmente quanto ao salário.
9. Qual é o principal objetivo dessa lei em relação ao tratamento entre as pessoas?
Por favor, não compartilhe o PDF!
Atividade de Notícia sobre o Racismo
Leia o texto para responder às questões.
Torcedora acusada de racismo contra menino de 12 anos em jogo de futebol é solta pela Justiça
Caso aconteceu neste domingo (19) em partida entre Manthiqueira e Corinthians, pelo Campeonato Paulista de categoria com atletas de até 12 anos.
A torcedora que havia sido presa acusada de racismo contra um menino de 12 anos durante um jogo de futebol, em Guaratinguetá (SP), foi solta pela Justiça em audiência de custódia, neste domingo (19).
De acordo com o Tribunal de Justiça, foi concedida a liberdade provisória à mulher, com imposição de medidas cautelares. As medidas que ela deve seguir não foram informadas.
O g1 tenta localizar a defesa da mulher. A reportagem será atualizada caso ela ou os advogados se manifestem.
Segundo a polícia, a mulher de 41 anos foi presa neste domingo (19) acusada de racismo contra um menino de 12 anos durante o jogo entre Manthiqueira e Corinthians, pelo Campeonato Paulista da categoria sub-12.
A partida foi interrompida após um atleta de 12 anos denunciar ter sido vítima de injúrias raciais e ser chamado de “preto”, “sem família” e “filho da p***”. Na súmula do jogo, o juiz relatou que o menino sentou-se no campo e afirmou que as ofensas vieram de torcedores do Corinthians.
Após a denúncia, os policiais militares que estavam no local foram até a delegacia com a torcedora apontada como autora das ofensas, o companheiro dela e os responsáveis pelo garoto, assim como o gandula, que testemunhou o caso.
Todos foram ouvidos e o delegado da Polícia Civil, Fábio Cabett, afirma que a torcedora foi “surpreendida logo após ter praticado o crime”, considerando os elementos na súmula e os depoimentos, e determinou a prisão em flagrante dela.
No Boletim de Ocorrência, a mulher alegou que “não cometeu o crime em questão e que desavenças anteriores ocorreram em razão de coisas ligadas, digamos, ao futebol”. Ela ainda manifestou desejo de processar a mãe do menino por ameaça.
A torcedora presa foi indiciada pela prática, indução ou incitação à discriminação, preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista para esse crime varia de um a três anos de reclusão e multa.
Depois, em audiência de custódia, a mulher foi solta pela Justiça. Ela deve responder o caso em liberdade.
https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/10/20/torcedora-acusada-de-racismo-contra-menino-de-12-anos-em-jogo-de-futebol-e-solta-pela-justica.ghtml(Adaptado)
1. Explique, com suas palavras, o que aconteceu durante a partida entre Manthiqueira e Corinthians envolvendo a torcedora e o menino de 12 anos.
2. Quais elementos foram utilizados pela polícia para justificar a prisão em flagrante da torcedora?
3. Em: “A reportagem será atualizada caso ela ou os advogados se manifestem.”, as palavras em destaque indicam, respectivamente, relação de
a) tempo e alternância.
b) dúvida e oposição.
c) alternância e dúvida.
d) condição e alternância.
4. Qual a acusação formal feita contra a torcedora?
5. Segundo a notícia, qual é a pena prevista para o crime de racismo no caso relatado?
a) Reclusão de 1 a 3 anos e multa.
b) Reclusão de 6 meses a 1 ano e multa.
c) Multa apenas.
d) Reclusão de 5 a 10 anos.
6. Por que a partida de futebol foi interrompida?
7. O que a torcedora alegou em sua defesa no Boletim de Ocorrência?
8. Com base na notícia, qual é a função das medidas cautelares aplicadas pela Justiça?
a) Garantir que o acusado permaneça preso até o julgamento, independentemente da gravidade do caso.
b) Permitir que o acusado responda ao processo em liberdade, seguindo condições determinadas pelo juiz.
c) Liberar o acusado sem que haja qualquer obrigação ou acompanhamento durante o processo judicial.
d) Transferir o caso para outro tribunal ou cidade para que seja julgado por juízes diferentes.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Atividade de Artigo de Opinião sobre o Racismo
Leia o texto para responder às questões.
A LUTA CONTRA O RACISMO É DE TODA A SOCIEDADE
Racismo é um problema estrutural que envolve não apenas a população negra, mas principalmente a população branca
O início de agosto foi marcado por um caso de racismo que ocupou o noticiário nacional e internacional. Refiro-me ao ataque racista contra a filha e o filho dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, duas crianças negras, além de uma família angolana, desferido por uma mulher branca no litoral de Portugal, no dia 30 de julho. Primeiro, como mãe, minha solidariedade à Giovana pela reação que teve ao perceber que suas filhas crianças estavam sendo vítimas de um ataque brutal. A segunda questão que gostaria de refletir para contribuir com um entendimento que considero fundamental: o racismo é um problema de toda a sociedade. […]
Infelizmente, essa é a realidade que temos visto diariamente em episódios onde pessoas negras, sejam crianças, mulheres, homens, jovens, idosos são agredidos verbal ou fisicamente por atos racistas. O noticiário nos mostra essa devastadora realidade todos os dias. O 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho de 2022, mostra que 78% das vítimas de mortes violentas no Brasil são negros enquanto 21,7% são brancos. No caso das mortes provocadas pela polícia, o dado é ainda pior: 84% dos alvos são negros. O estudo também mostra que entre os policiais militares ou civis mortos em situação violenta, 67,7% deles são negros. No caso das mulheres vítimas de feminicídio, 62% são negras e 37,5% são brancas, o que mostra uma realidade estruturalmente desigual no momento em que precisam buscar ajuda, acolhimento ou socorro nos serviços públicos.
Os números mostram que o racismo é um problema estrutural, o que faz desse crime uma questão que envolve não apenas a população negra, mas principalmente a população branca. O Brasil é um país negro e feminino, localizado numa América africana e indígena, como nos ensina Lélia Gonzalez. Somos 56% de pessoas negras e 52% de mulheres. Mas, infelizmente, nossa história social, política e cultural é estruturada na violência da colonização branca europeia que fez do sequestro e escravização dos povos africanos a base da economia brasileira. Uma colonização que nega a nossa africanidade cultural e social. Não há democracia num país onde 56% da população está sob constante ameaça, num país onde crianças, jovens e adultos correm o risco de serem presos ou mortos porque são pretos. […]
https://www.brasildefato.com.br/2022/08/05/artigo-a-luta-contra-o-racismo-e-de-toda-a-sociedade/(Adaptado)
1. Segundo o texto, por que o racismo deve ser considerado um problema de toda a sociedade e não apenas da população negra?
2. Qual foi o caso citado no início do artigo que serviu de exemplo para a discussão sobre o racismo?
a) Uma denúncia feita por uma ONG internacional.
b) Um ataque racista contra crianças negras em Portugal.
c) Um protesto contra a violência policial no Brasil.
d) Uma reportagem sobre desigualdade social.
3. O texto apresenta dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O que esses dados revelam sobre a desigualdade racial no Brasil?
4. Explique o que o texto quer dizer ao afirmar que o racismo é “estrutural”.
5. Qual é a relação entre o passado colonial do Brasil e as desigualdades raciais que ainda existem hoje, segundo o texto?
6. Ao citar a pensadora Lélia Gonzalez, o texto pretende:
a) Criticar o feminismo.
b) Valorizar o pensamento de intelectuais negras brasileiras.
c) Mostrar que o racismo é um problema apenas das mulheres.
d) Apresentar dados econômicos sobre o país.
7. Como o texto demonstra que o racismo não se limita a agressões individuais, mas está presente nas estruturas sociais e institucionais?
8. O texto termina afirmando que “não há democracia num país onde 56% da população está sob constante ameaça”. O que essa frase faz você refletir sobre o conceito de democracia e igualdade no Brasil?
Por favor, não compartilhe o PDF!
Atividade de Interpretação sobre o Racismo
Leia a tirinha para responder às questões 1 a 3.

https://www.tumblr.com/tirasarmandinho/150684859654/tirinha-original
1. O que os personagens estão tentando mostrar quando dizem que “ser homem e branco é ter vantagens”?
2. Quem são os personagens que dialogam sobre o privilégio? O que isso representa?
3. Qual é a principal mensagem que o autor quer transmitir?
Analise o texto e responda às questões 4 a 6.

https://twitter.com/_CLACSO/status/1303083136495030274
4. O gênero do texto acima pode ser classificado como
a) notícia jornalística.
b) cartaz informativo.
c) charge.
d) infográfico.
5. Qual é a principal finalidade do texto apresentado?
a) Argumentar sobre uma estatística de racismo.
b) Alertar para a violência contra pessoas negras.
c) Divulgar uma instituição que combate o racismo.
d) Incentivar ações governamentais contra o racismo.
6. O que o dado “mais de 650 mil pessoas negras foram assassinadas” revela sobre a situação no país?
Leia o texto para responder às questões 7 a 10.

https://observatoriodesigualdades.fjp.mg.gov.br/?p=4049
7. O que a comparação entre taxas de homicídio de negros (29,7 por 100 mil) e não negros (10,8 por 100 mil) revela sobre a violência no Brasil?
8. O infográfico destaca que, em média, uma pessoa negra é assassinada a cada 12 minutos. O que essa informação sugere?
9. O infográfico faz o leitor refletir sobre que tipo de responsabilidade social?
10. A quem esse infográfico parece ser direcionado?
Por favor, não compartilhe o PDF!
+ Conteúdos de Português para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Por Égila Ribeiro
Graduada em Letras – Português, especializada em Educação Inclusiva, com foco em TDAH e Dislexia.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.