🌿 Preparamos uma excelente Atividade sobre a COP 30, destinada ao Ensino Médio, que desenvolve a compreensão sobre as discussões climáticas globais, a importância da preservação ambiental e os desafios enfrentados pelo Brasil ao sediar o evento, promovendo reflexão crítica e consciência socioambiental. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação

Leia e responda às questões.
COP30: o que é, quando acontece e o que será discutido em Belém
Nos próximos dias, a capital do Pará, Belém, sedia a 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – a chamada Conferência das Partes, ou COP30. O evento acontecerá, oficialmente, entre os dias 10 e 21 de novembro.
A cada ano, um país recebe o encontro, que tem como principal missão buscar formas de implementar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Esse documento foi adotado por diversos países em 1992, com a meta de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
As COPs começaram em 1995, na Alemanha. Agora, 30 anos depois, vai ser a vez de o Brasil reunir líderes de todo o mundo, em meio à floresta amazônica, em Belém. O principal objetivo da COP é definir medidas necessárias para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC até o final deste século, acelerando a implementação do que foi negociado nas COPs anteriores, principalmente a de 2015, em Paris.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-11/cop30-o-que-e-quando-acontece-e-o-que-sera-discutido-em-belem
1. Quais são as outras denominações utilizadas para se referir à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, conforme apresentado no texto?
2. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, adotada em 1992 por diversos países, tem como principal meta
a) aumentar o uso de combustíveis fósseis.
b) estimular o consumo mundial.
c) promover a expansão agrícola.
d) reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
e) incentivar o crescimento urbano acelerado.
3. Segundo o texto, qual o objetivo principal da COP?
4. Observe o cartaz abaixo e responda.

a) Qual personagem do folclore brasileiro foi escolhido como mascote da COP30? Por que você acha que ele foi escolhido?
b) De acordo com a história folclórica, qual é a função desse ser místico e de que forma ele está relacionado à escolha do evento?
5. A charge abaixo aborda o tema central das discussões da COP e ironiza o modo como as pessoas interpretam os problemas ambientais.

https://www.tecconcursos.com.br/questoes/1811614
Com base na imagem, qual é a crítica expressa no trecho “O clima está louco!”?
6. Leia o texto a seguir e responda.
70% dos brasileiros ainda não sabem o que é a COP30
Lacunas na comunicação ainda dificultam o protagonismo do Brasil nas discussões climáticas.
Quando a Ministra Marina Silva teve um momento de didatismo ao afirmar que “COP não é Copa” […]
Marina parece ter um alcance mais substancial quando se leva em conta que, para a grande maioria dos brasileiros, o assunto COP é mais que irrelevante: ele é desconhecido.
O Globo noticiou que 71% dos brasileiros não sabem o que é a COP30, segundo um estudo conduzido pelo Ideia Instituto de Pesquisa e pelo Instituto LACLIMA. A pesquisa ouviu 1.502 pessoas em todas as regiões do país e explicitou a realidade da comunicação climática e ambiental, destacando que questões ambientais têm pouco peso na decisão de voto. O governo federal é indicado como o maior responsável pelos problemas ambientais. Os dados serão apresentados no Brazil Forum UK, na Universidade de Oxford, no dia 14 de junho.
https://climainfo.org.br/2025/06/10/70-dos-brasileiros-ainda-nao-sabem-o-que-e-a-cop30
a) A que se relaciona a desinformação sobre a COP entre os brasileiros?
b) No trecho “COP não é Copa”, o que a ministra Marina Silva quis expressar com essa afirmação?
c) Quem foi apontado como principal responsável por essa falta de conhecimento da população sobre o evento?
7. Observe a charge abaixo para responder à questão.

Identifique a crítica direcionada ao Brasil e a COP 30 expressa na ilustração.
8. Analise o gráfico a seguir e responda.

a) A partir de qual ano a temperatura da Terra passou a atingir seus níveis mais altos, acendendo um alerta sobre as condições climáticas?
b) A COP reúne líderes mundiais para discutir ações contra o aquecimento global. Qual é o limite, em graus Celsius, que se busca evitar que a temperatura da Terra ultrapasse?
Leia o texto para responder às questões 9 e 10.
COP 30: as duras críticas às políticas ambientais do Brasil publicadas em importante jornal científico
Oito meses antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 30, que será realizada em novembro na cidade Belém do Pará, a atuação do governo brasileiro virou alvo de críticas num editorial da prestigiada revista científica Science.
Assinado pelos cientistas Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Walter Leal Filho, da Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo, na Alemanha, o texto aponta que, “com exceção do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, virtualmente todos os setores do governo promovem atividades que aumentam as emissões de gases do efeito estufa”.
Como exemplo, eles citam o projeto do Ministério dos Transportes de recuperar a BR-319, que vai de Manaus, no Estado do Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia.
Segundo os autores, a restauração dessa rodovia pode “abrir grandes áreas da Floresta Amazônica à entrada de desmatadores”. “Essa vasta região que será exposta pelas estradas contém carbono suficiente para empurrar o aquecimento global a um ponto irreversível”, alertam eles.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx2x13zv0ejo
9. No editorial citado da revista Science, os autores afirmam que “virtualmente todos os setores do governo promovem atividades que aumentam as emissões de gases do efeito estufa”. Considerando o texto, qual alternativa apresenta a principal contradição destacada pelos cientistas em relação à postura do Brasil como sede da COP 30?
a) O governo brasileiro investe em pesquisas científicas, mas ainda não aderiu a acordos internacionais sobre o clima.
b) O país sediará um evento global sobre clima enquanto setores governamentais adotam ações que ampliam o desmatamento e as emissões.
c) O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas recusou participar das negociações da COP 30.
d) O Brasil deixou de incentivar o desenvolvimento econômico na Amazônia para priorizar exclusivamente a preservação ambiental.
10. Com base no alerta dos cientistas de que a recuperação da BR-319 pode “abrir grandes áreas da Floresta Amazônica à entrada de desmatadores”, é correto inferir que:
a) a obra resultará automaticamente na queda total do desmatamento na região amazônica.
b) o projeto da BR-319 foi elaborado exclusivamente pelo Ministério do Meio Ambiente.
c) a reabertura da rodovia representa risco potencial de ampliação das emissões devido ao avanço descontrolado sobre áreas florestais.
d) a estrada contém pouco carbono e, por isso, não influencia significativamente o clima global.
11. Na sua opinião, qual é o papel mais importante da COP 30 para o futuro do planeta?
+ Conteúdos para o Ensino Médio
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: COP 30.
Objetivo da Aula: Compreender o que é a COP 30, sua importância para o enfrentamento das mudanças climáticas e o papel do Brasil como sede do evento em 2025, promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis e o engajamento dos alunos em ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e o futuro do planeta.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Por Raila Kércia
Tem licenciatura em Ciências Biológicas e é especialista em Psicopedagogia Institucional.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.