✊ Excelente Atividade Interdisciplinar sobre o Dia da Consciência Negra destinada ao 6º e 7º ano, que desenvolve reflexão histórica, valorização da cultura afro-brasileira e respeito à diversidade, permitindo que os alunos compreendam a importância da data. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação

POR QUE 20 DE NOVEMBRO?
O dia 20 de novembro é dia da Consciência Negra no Brasil. Desde 2023, essa data passou a ser um feriado nacional, mas já era celebrada desde 2011. Esse dia foi escolhido por ser a data de morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi não era somente responsável pela organização política e social do Quilombo (que chegou a abrigar 30 mil pessoas), mas também era um líder militar, responsável por liderar seu povo contra os ataques que o quilombo sofria. Ele faleceu no dia 20 de novembro de 1695, vítima de uma emboscada.
CONHECER E PERCEBER PARA COMBATER
Muitas pessoas afirmam que não existe racismo no Brasil, mas quase que diariamente nos deparamos com notícias que desmentem essa ideia. São casos de discriminação e até mesmo de trabalho análogo à escravidão.
| TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO: trabalho forçado, com jornada exaustiva, em condições degradantes, no qual o trabalhador tem sua locomoção impedida em razão de dívida com o empregador. |
Sobre esse tema, leia a notícia abaixo:

Fonte: g1.com
Apesar do título se referir a uma única mulher, a reportagem apresenta duas (resgatadas em locais diferentes). Elas viviam em situação de trabalho análogo à escravidão até 2024. Uma delas conta que chegou à casa dos patões aos 12 anos com a promessa de estudar, o que não aconteceu. Já idosa, ela trabalhava como empregada, sem salário, nunca teve quarto, dormia no chão da sala, apenas sobre uma forração, sem colchão. Ao chegar ao abrigo, demorou a se acostumar a dormir de cama. A patroa dizia que não adiantava ela ir embora, porque as pessoas não iam querê-la por ser preta. Esse trauma ficou claro na chegada dela ao abrigo, pois ela relatava estar com medo de eles não a quererem por ela não ser branca. Essas mulheres foram resgatadas após denúncias.
Qualquer vítima ou testemunha de racismo pode e deve denunciar pelo Disque 100, a ligação é gratuita. Promover debates sobre o racismo, fortalecer o orgulho das raízes africanas, além das características culturais e físicas, também são muito importantes na luta contra o racismo em nosso cotidiano. Essas ações aumentam a autoestima e criam uma relação de amor e pertencimento, fazendo com que as pessoas negras não tenham mais necessidade de esconder suas características e costumes, mas passem a se orgulhar delas e a defendê-las, denunciando sempre que forem desrespeitadas em qualquer circunstância, seja presencialmente ou nas redes sociais.
O racismo tornou-se crime no Brasil em 1989 (mas já estava presente na Constituição de 1988). Em 2023, a injúria racial foi equiparada ao crime de racismo, dando uma punição mais rigorosa a esse tipo de ação que, por muitas vezes, eram chamadas de brincadeira e passavam despercebidas em nosso cotidiano, o que é chamado de racismo recreativo (termos pejorativos sob o pretexto de humor). Observe abaixo as definições de racismo e injúria racial, bem como a punição a esses crimes.
| Injúria racial: Insultar ou menosprezar uma pessoa por causa de sua etnia. Racismo: Discriminar, recusar vaga de emprego, hospedagem, compra ou qualquer outro direito por conta de etnia. |
Tanto o crime de injúria racial quanto o de racismo, têm pena de 2 a 5 anos de reclusão.
SEJAMOS TODOS ANTIRRACISTAS
Como disse a ativista Ângela Davis: “Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, temos que ser antirracistas”. Moldar nossas ações também é muito importante para combater o racismo. Entre essas ações, está valorizar a cultura afro-brasileira, conhecer personagens negros da nossa história, respeitar a diversidade cultural e religiosa e não se calar diante de atitudes racistas. Alguns termos que devem ser banidos de nosso vocabulário são: “serviço de preto”, “a coisa tá preta”, “mercado negro”, “magia negra”, “denegrir”, “inveja branca”, “não sou tuas negas”, “cabelo ruim” e “ovelha negra”, entre vários outros. Use o bom senso para perceber quais deles você ainda utiliza.

Sugestão Cultural
Conhecer, debater, respeitar e valorizar a cultura e personagens negros são ações significativas que podemos realizar nesse feriado de 20 de novembro. Procure assistir a algum como: Estrelas Além do Tempo (2016), Rosa Parks Story (2002), Chico Rei Entre Nós (2020), Amarelo- É Tudo pra Ontem (2020), A Negação do Brasil (2000), Homens de Honra (2000), Infiltrado na Klan (2021). Ou ler um livro de escritores negros como: “Pequeno Manual Antirracista” de Djamila Ribeiro, “Olhos d’Água” de Conceição Evaristo, “Um Defeito de Cor” (edição juvenil/adaptada) de Ana Maria Gonçalves, “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus, “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis” de Jarid Arraes. Ou então refletir ouvindo músicas de cantores que refletem sobre as questões como o racismo e orgulho afro, entre eles: Emicida (Amarelo, Principia, “É tudo pra ontem”), Mc Soffia – “Menina Pretinha”, Gilberto Gil (Aquele Abraço, Refavela), Liniker, Iza e Lazzo Matumbi (Negro gato), Caetano Veloso (Haiti), Elza Soares (A Carne).
Fontes: brasilescola.uol.com.br / tjdft.jus.b / g1.com.br / noticias.uol.com.br / https://www.cnnbrasil.com.br/
Cássia Alves, Tudo Sala de Aula
📚 Atividades
1. O dia 20 de novembro é feriado nacional, celebrado como o Dia da Consciência Negra. Essa data foi escolhida para lembrar
a) a morte de Zumbi dos Palmares.
b) a assinatura da Lei Áurea.
c) a fundação do Quilombo dos Palmares.
d) a aprovação da lei contra o racismo.
2. Assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre Zumbi dos Palmares.
a) Era responsável pela organização política do governo brasileiro.
b) Ele era responsável apenas pela organização social de Palmares.
c) Zumbi era um personagem fictício criado em lendas africanas e indígenas.
d) Zumbi morreu no dia 20 de novembro de 1695, vítima de uma emboscada.
3. Em sua opinião, ainda existe a prática de racismo no Brasil? Justifique sua resposta.
4. O que significa trabalho análogo à escravidão?
5. Leia as afirmativas abaixo sobre a notícia do resgate de mulheres submetidas a trabalhos análogos à escravidão e marque aquela que está incorreta.
a) Ainda hoje existem pessoas vivendo como escravizadas no Brasil.
b) Houve relatos de agressões físicas por parte das mulheres resgatadas.
c) Além das agressões físicas, as vítimas ainda sofriam violência psicológica.
d) As duas resgatadas recebiam salário mínimo e férias remuneradas.
6. O que deve ser feito quando se é vitima ou testemunha de um crime de racismo ou injúria racial?
7. Quais atitudes podemos adotar em nosso cotidiano para combater o racismo? Explique sua resposta com exemplos.
8. Substitua os termos pejorativos nas frases abaixo por expressões respeitosas, mantendo o sentido original.
a) Vi no jornal que “A coisa tá preta” em Brasília.
b) Não venha “Denegrir” minha imagem.
c) Minha vizinha tem o “Cabelo ruim”.
9. Cite algumas das funções que as Tranças Nagô tinham no passado.
10. Encontre as palavras abaixo no caça-palavras:
Consciência – Zumbi – Quilombo – Racismo – Identidade – Antirracismo- Cultura – Igualdade – Resistência – Orgulho – Negro – Debate

+ Conteúdos Interdisciplinares para os Anos finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Consciência Negra.
Objetivo da Aula: Reconhecer a importância do Dia da Consciência Negra como um marco na valorização da cultura afro-brasileira, na luta contra o racismo e na promoção da igualdade racial, refletindo sobre o legado histórico, social e cultural da população negra no Brasil.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Por Cássia Alves
Licenciada em História e especialista em Gestão Escolar, com extensão em Formação Cidadã e Transversalidade.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.