🌍 Apresentamos uma excelente Atividade de Ciências sobre a Deriva Continental para os alunos do 6º e 7º ano. A proposta inclui texto de apoio e exercícios que exploram a teoria da movimentação dos continentes, suas evidências e impactos geológicos. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação

DERIVA CONTINENTAL
A deriva continental é uma teoria criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, no início do século XX, especificamente em 1912, que explica como os continentes se formaram. Antigamente, todas as terras do planeta estavam unidas em um único continente chamado Pangeia. Com o tempo, a Pangeia se fragmentou em partes menores, dando origem a dois grandes continentes: Laurásia, localizado ao norte, e Gondwana, localizado ao sul. Com o passar do tempo, esses continentes continuaram a se deslocar, separando-se ainda mais, até formar a atual disposição dos continentes no planeta. As ideias de Wegener foram sistematizadas e publicadas, no ano de 1915, no livro chamado A origem dos continentes e dos oceanos.

Origem da deriva continental
No século XIX, essas ideias se tornaram mais conhecidas, mas ainda não explicavam como e por que os continentes se moveram. Wegener avançou nesse estudo ao notar que a América do Sul e a África se encaixam como um quebra-cabeça. Ele também usou evidências físicas, geológicas e fósseis encontradas em terras separadaspelo oceano Atlântico para apoiar sua teoria. Após a morte de Wegener, sua teoria foi aperfeiçoada, tornando-se mais completa e ajudando a explicar melhor o movimento da litosfera e a atual distribuição dos continentes.
Características da deriva continental
A deriva continental explica que, há 225 milhões de anos, todos os continentes estavam unidos em um só bloco que recebeu o nome de Pangeia. O oceano que circundava a Pangeia recebeu o nome de Pantalassa. A semelhança das rochas e do relevo da América do Sul e da África foi usada para mostrar que esses continentes estiveram unidos no passado. Além das evidências geológicas e do relevo, a teoria da deriva continental também se baseia em fósseis de animais e plantas encontrados em continentes diferentes, mas que pertencem às mesmas espécies ou apresentam características muito semelhantes.
O movimento gradual dos continentes provocou a divisão da Pangeia em duas grandes massas: Laurásia, no Hemisfério Norte, e Gondwana, no Hemisfério Sul. Essa separação ocorreu há cerca de 200 milhões de anos, no período Triássico da era Mesozoica. Com o tempo, o movimento contínuo dessas terras levou à nova divisão e à formação dos continentes na disposição atual.
Na década de 1960, os estudos sobre o fundo dos oceanos levaram à criação da teoria das placas tectônicas, que complementa a teoria da deriva continental. A litosfera, camada mais externa da Terra, é formada por grandes blocos de rocha chamados placas tectônicas, que incluem partes dos continentes e do fundo dos oceanos. Essas placas se movimentam lentamente sobre o magma, camada quente que está abaixo delas, sendo empurradas por correntes de convecção. É o movimento dessas placas que provoca a formação de montanhas, vulcões, terremotos e explica a mudança de posição dos continentes ao longo do tempo.
A teoria da deriva continental, em conjunto com a tectônica de placas, é a mais aceita e utilizada para a explicação da formação dos continentes e configuração atual da litosfera terrestre.

Formação atual dos Continentes
Continente é uma grande massa de terra que está cercada por água dos mares e dos oceanos. No mundo, existem 6 continentes (África, América, Antártida, Ásia, Europa, Oceania).

Refletindo
Estudar a teoria da deriva continental é importante pois nos ajuda a entender como os continentes se formaram e se movimentaram ao longo do tempo. Explica a origem de montanhas, vulcões e terremotos, além de mostrar como fósseis e formações geológicas estão ligados entre continentes distantes. Compreender esses processos ajuda a explicar a história da Terra e a dinâmica da litosfera.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/deriva-continental.htm – Adaptado por Érica Sousa, TSA.
📚Atividade
1. A Terra é formada por grandes blocos de terra chamados placas tectônicas, que se movem lentamente sobre uma camada mais mole chamada astenosfera. O cientista Alfred Wegener criou a teoria da Deriva Continental, que mostra que, há milhões de anos, todos os continentes formavam um único supercontinente chamado Pangeia.

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/deriva-continental.htm
Wegener observou algo importante que o ajudou a entender que os continentes se movem. Qual foi essa observação?
a) As divisões atuais dos continentes no Hemisfério Norte.
b) A semelhança de alguns rios entre a América e a África.
c) A forma como os continentes do Hemisfério Sul está juntos hoje.
d) O contorno das costas da América do Sul e da África se encaixam como se fosse um quebra-cabeça.
2. Observe a imagem para responder à questão.

Qual das formas representa o continente Pangeia?
a) Figura 1.
b) Figura 2.
c) Figura 3.
d) Figura 4.
3. A teoria da Deriva Continental, criada por Alfred Wegener em 1912, explica como os continentes se moveram ao longo do tempo. Ela ajuda a entender principalmente
a) o movimento dos planetas e estrelas.
b) a posição atual dos continentes na Terra.
c) por que acontecem terremotos e vulcões.
d) por que existem rochas na camada mais mole da Terra.
4. A teoria da deriva continental defende que os atuais seis continentes terrestres formavam um único continente, denominado
a) laurásia.
b) pangeia.
c) gondwana.
d) continentes.
5. A teoria da Deriva Continental mostra que, há milhões de anos, todos os continentes formavam um supercontinente, que depois se dividiu em dois grandes continentes. Esses dois continentes foram chamados de
a) Laurásia e Pantalassa.
b) Pangeia e Gondwana.
c) Europa e Eurasiano.
d) Laurásia e Gondwana.
6.Conforme a formação atual dos continentes, observe a imagem e identifique escreva o nome dos 6 continentes.

7.Observe a imagem para responder à questão.

https://www.infoescola.com/geologia/deriva-continental
Quais evidencias geológicas e de relevo foram utilizadas pelo Alfred Wegener para justificar sua teoria?
8. Analise a imagem a seguir e relacione a ordem correta de expansão dos continentes.

a) Qual imagem representa a pangeia?
b) Qual imagem representa o mundo moderno?
c) Qual imagem representa a Laurásia e Gondwana?
9. Observe a imagem para responder à questão.

Qual das opções mostra a forma como os continentes estão organizados atualmente?
a) Apenas a Figura 1.
b) Apenas a Figura 2.
c) Apenas a Figura 3.
d) Apenas a Figura 4.
10. Qual fenômeno geográfico ocorre em razão da movimentação das placas tectônicas?

11. A teoria das placas tectônicas ajudou a explicar a ideia da deriva continental. A principal prova dessa teoria mostrou que
a) a camada mais externa da Terra é dividida em grandes partes que se movimentam.
b) o manto da Terra tem mudanças de clima que influenciam as plantas do planeta.
c) o manto consegue mudar as formas do relevo causadas pela chuva e pelo vento.
d) o centro da Terra solta ondas que fazem a parte de fora se mexer.
12. Qual teoria é a mais aceita e utilizada para a explicação da formação dos continentes e configuração atual da litosfera terrestre.
13.Pinte as imagens que representam a teoria da deriva continental.

14.Observa a imagem para responder à questão.

De que maneira a teoria das placas tectônicas ajudou a explicar à deriva continental?
+ Conteúdos de Geografia para os Anos finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Deriva Continental.
Objetivo da Aula: Entender o que foi a teoria da deriva continental, reconhecendo seus principais fundamentos e evidências históricas.
Habilidade da BNCC: (EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Por Érica Sousa
Licenciada em História, Geografia, Filosofia e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Escolar.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.