✅ Excelente Atividade de Matemática sobre Conversões de Unidades de Medidas, destinada ao 6º e 7º ano, que desenvolve habilidades matemáticas, raciocínio lógico e compreensão de diferentes sistemas de medidas, permitindo que os alunos resolvam situações práticas de forma educativa e significativa. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação

1. Relacione as colunas corretamente que indicam a mesma quantidade.
( I ) 250 ml
( II ) 250 g
( III ) 250 cm
( IV ) 250 m
( ) 2,5 m
( ) 0,25 L
( ) 0,25 km
( ) 0,25 kg
2. Observe a pesagem da criança abaixo.

Marque a alternativa que indica esse peso escrito na forma correta e por extenso.
a) Quatro quilogramas e setenta e cinco gramas.
b) Quatro gramas e setenta e cinco quilogramas.
c) Quatro quilogramas e setecentos e cinquenta gramas.
d) Quatro gramas e setecentos e cinquenta quilogramas.
3. Laura comprou um galão de água com capacidade de 20 litros e pretende distribuí-la em garrafinhas de 500 ml e em 12 copinhos de 250 ml cada. Quantas garrafinhas serão necessárias para utilizar toda a água do galão?
a) 44
b) 40
c) 36
d) 34
4. Luana participou de uma corrida com percurso total de 6 km. Ela realizou sua primeira parada depois de completar ¼ do trajeto. Quantos metros ela percorreu até esse ponto?
5. Complete as frases a seguir com as equivalências corretas:
a) 350 centímetros correspondem a ______ metros.
b) 500 metros correspondem a ______ quilômetros.
c) 450 gramas correspondem a ______ quilogramas.
d) 30 minutos correspondem a ______ hora.
6. Analise a situação a seguir:

Sabendo que 1 hectare corresponde a 0,01 km² ou 10.000 m², determine quantos metros quadrados e quilômetros quadrados têm a terra que Chico comprou.
7. Complete a tabela corretamente.
| Quilômetros | Metros | Centímetros |
| 2 | ||
| 2,5 | ||
| 5 | ||
| 10 |
8. Vinícius comprou um ingresso para assistir a um filme com duração de 165 minutos.

Em quantas horas esse tempo pode ser representado?
9. Maurício comprou uma piscina para seus filhos brincarem com capacidade de 2,5 m³ de água. Quantos litros de água cabem nessa piscina?
a) 250 L.
b) 2.500 L.
c) 25.000 L.
d) 250.000 L.
10. Marília comprou 2 kg de farinha de trigo para suas receitas. Ela utilizou 1/8 da farinha para preparar uma torta de frango e 360 g para fazer um bolo.
a) Qual a quantidade total de farinha, em gramas, que ela usou nas duas receitas?
b) Quantos quilogramas de farinha ainda restam?
+ Conteúdos de Matemática para o 6º e 7º ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Unidades de medidas.
Objetivo da Aula: Aplicar conversões entre diferentes unidades de medida do Sistema Métrico Decimal em situações do cotidiano e problemas matemáticos.
Habilidade da BNCC: (EF06MA22) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada. (EF06MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍

Por Geiciane Santos
Licenciada em Matemática, Bacharel em Administração e pós-graduada em Ensino de Matemática.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.