Matemática 8º e 9º ano

Setembro Amarelo – Atividade de Matemática para o 8º e 9º ano

📝 Atividade de Matemática sobre Setembro Amarelo em Números, que visa desenvolver a leitura e interpretação de gráficos, tabelas e porcentagens, além de promover a conscientização sobre a valorização da vida e a importância da prevenção ao suicídio.📚

📊 Preparamos uma excelente Atividade de Matemática sobre “Setembro Amarelo em Números”, direcionada aos estudantes do 8º e 9º ano. A proposta busca relacionar conteúdos matemáticos, como leitura e interpretação de gráficos, tabelas e porcentagens, com a importante temática da valorização da vida e da conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!

atividade setembro amarelo em números

Veja um trecho de uma notícia publicada pela Agência Brasil em setembro do ano de 2024.

“…perfil de pacientes internados por lesões autoprovocadas revela uma diferença significativa entre os sexos. Entre 2014 e 2023, o número de internações de mulheres aumentou de 3.390 para 5.854. Já entre os homens, o total de internações caiu, ao passar de 5.783 em 2014 para 5.648 em 2023.”

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-09/brasil-tem-mais-de-30-internacoes-ao-dia-por-tentativa-de-suicidio

1. Em 2023, quantas mulheres a mais foram internadas por tentativa de suicídio em comparação aos homens?

         






2. Qual foi o percentual aproximado de redução das internações de homens entre 2014 e 2023?
a) 23%
b) 13,5%
c) 2,3%
d) 1,35%

3. Qual foi o total de internações de homens e mulheres em 2014? E em 2023?

         






4. Qual foi o percentual aproximado de aumento no total de internações de homens e mulheres entre 2014 e 2023?
a) 25,4%
b) 23,2%
c) 2,54%
d) 2,32%

Observe o gráfico abaixo para resolver às questões 5 e 6.

atividade setembro amarelo em números

5. Quantas mortes por suicídio a mais foram registradas em 2019 em comparação com 2014?

         






6.  Qual foi o percentual aproximado de aumento nesse período?
a) 2,71%
b) 2,77%
c) 27,1%
d) 27,7%

7. Durante uma caminhada do Setembro Amarelo, participaram 320 pessoas. Desse total, 1/4 eram adolescentes.  Quantos adolescentes participaram?

         






8. Analise o gráfico abaixo.

atividade setembro amarelo em números

https://www.celos.com.br/setembro-amarelo-cerca-de-11-mil-pessoas-tiram-propria-vida-todos-os-anos-no-brasil/
Adaptado por TSA.

Aproximadamente quantos dos casos de suicídio registrados foram do sexo feminino?
a) 13.188
b) 21.818
c) 39.516
d) 49.615

No mês de setembro, diversas ações são promovidas em atenção à prevenção do suicídio. Em uma escola municipal, foram desenvolvidas algumas atividades:

120 alunos participaram de palestras sobre prevenção;
80 alunos participaram de rodas de conversa;
40 alunos receberam atendimento individual com psicólogos;
Cada palestra distribuiu 5 folhetos informativos.

9. Quantos alunos participaram das atividades desenvolvidas pela escola?

         






10. Quantos folhetos informativos foram distribuídos?
a) 240
b) 600
c) 1000
d) 1150

11. Em relação ao total de alunos, quantos por cento do geral recebeu atendimento com psicólogo?
a) 8%.
b) 12,5%.
c) 30%.
d) 87,5%.

12. Qual fração irredutível representa a quantidade de alunos que participaram da roda de conversa em relação ao todo?


Gabarito

Gostou? Deixe um comentário!😍

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários