📚 Nesta publicação, apresentamos uma excelente Atividade de Língua Portuguesa sobre o Arcadismo direcionada aos estudantes do Ensino Médio. O Arcadismo é um movimento literário que marcou o século XVIII, trazendo ideais de simplicidade, equilíbrio e valorização da natureza. O material explora as principais características desse movimento e seus autores. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
Leia o texto e responda às questões.
Arcadismo
O balanço (1730), de Nicolas Lancret
O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII e que foi influenciado pelo Iluminismo e pelo avanço industrial europeu. O Arcadismo foi o principal movimento literário do século XVIII. Outros nomes dados ao estilo são Setecentismo ou Neoclassicismo – a partir deste último, inclusive, percebe-se a relação do Arcadismo com valores da cultura clássica, ou seja, valores gregos, romanos e renascentistas. Os escritores árcades são conhecidos por oporem-se ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
Características
O movimento árcade foi fortemente influenciado pela cultura grega, latina e renascentista. A clareza e a harmonia nos temas e nas formas afastaram das produções literárias a linguagem rebuscada e confusa do Barroco. As antíteses e paradoxos do homem do século XVII passaram a dar lugar ao sujeito racional, que buscava a simplicidade e a racionalidade em suas obras. Uma das principais características árcades é a herança da cultura clássica (greco-latina e renascentista). Além do retorno aos clássicos, o Arcadismo também foi muito influenciado pelo Iluminismo, movimento filosófico que compreendia ser a razão o maior valor humano, e pelo desenvolvimento técnico e tecnológico que modernizou os meios de produção da época e produziu um forte êxodo rural e expansão urbana.
Contexto histórico
O Arcadismo é o principal movimento literário do século XVIII. Seu contexto é marcado, como dissemos anteriormente, pelo Iluminismo e pelo avanço técnico e tecnológico que produziram a industrialização e o consequente êxodo rural. O período é fundamental para compreender o declínio do absolutismo e a ascensão da burguesia. Os autores árcades dialogam, em suas obras, com questões fundamentais da época, tais como a relação entre o homem e a riqueza (aurea mediocritas é um conceito que discute isso, por exemplo) ou como era viver na cidade (os preceitos fugere urbem e locus amoenus são referentes a esse assunto).
Diferenças entre Arcadismo e Barroco
O Arcadismo é o movimento literário que ocorre após o Barroco. Enquanto o Barroco representa um homem em conflito entre o sagrado e o profano (é bom lembrar que nessa época, século XVII, a Contrarreforma havia restaurado vários valores medievais no mundo), o Arcadismo apresenta um sujeito fiel à razão, crente na ciência. Além disso, vale dizer que linguagem do Barroco era rebuscada e cheia de paradoxos, enquanto, no Arcadismo, comunica-se com mais clareza e simplicidade.
Principais autores do Arcadismo no Brasil e em Portugal
O Arcadismo desenvolveu-se tanto no Brasil quanto em Portugal. Os principais autores são:
• Bocage;
• Cláudio Manuel da Costa;
• Tomás Antônio Gonzaga;
• Santa Rita Durão;
• Basílio da Gama.
https://brasilescola.uol.com.br/literatura/arcadismo.htm
Adaptado por Tudo Sala de Aula
📝 Atividades
1. De acordo com o texto, qual é a principal oposição do Arcadismo em relação ao Barroco, no que se refere ao estilo e à linguagem?
a) O Arcadismo se opunha à clareza e à simplicidade barroca.
b) O Arcadismo era influenciado pela cultura medieval, ao contrário do Barroco.
c) O Arcadismo rejeitava a linguagem rebuscada e os paradoxos do Barroco.
d) O Arcadismo apoiava a Contrarreforma, enquanto o Barroco não.
e) O Arcadismo buscava a mesma complexidade do Barroco, mas com temas diferentes.
2. O texto afirma que o Arcadismo foi influenciado pelo Iluminismo. Explique, com base no texto, como essa influência se manifestou nas características do movimento árcade.
3. O texto menciona três conceitos árcades: aurea mediocritas, fugere urbem e locus amoenus. Explique o que cada um deles significa, de acordo com as informações fornecidas.
4. O texto menciona que o Arcadismo recebeu outros nomes, além de “Setecentismo”. Qual nome sugere a relação do movimento com valores da cultura clássica?
a) Iluminismo.
b) Renascentismo.
c) Contrarreforma.
d) Neoclassicismo.
e) Absolutismo.
5. De acordo com o texto, em qual século o Arcadismo se consolidou como o principal movimento literário?
a) Século XVII.
b) Século XV.
c) Século XVIII.
d) Século XIX.
e) Século XVI.
6. Conforme o texto, o Iluminismo (movimento que influenciou o Arcadismo), defendia qual princípio como o maior valor humano?
a) A religião.
b) A riqueza material.
c) A emoção.
d) O absolutismo.
e) A razão.
Analise a imagem para responder à questão 7.
7. Baseado na tirinha e nos conceitos do Arcadismo, analise as afirmativas a seguir e marque a que está INCORRETA.
a) A imagem ilustra o conceito de fugere urbem (fuga da cidade), pois mostra a personagem saindo do ambiente urbano, representado pela aglomeração de pessoas, em direção ao campo.
b) A solidão que a personagem sente no campo, em contraste com a multidão da cidade, remete a uma crítica à vida urbana, valorizando a vida no meio rural.
c) A tirinha se opõe diretamente à ideologia árcade ao retratar o campo como um lugar de solidão, e não de refúgio e idealização.
d) O último quadrinho, que mostra o personagem no campo e a frase “…PARA SE SENTIR MENOS SÓ.”, vai contra a noção de que o campo é o lugar ameno (locus amoenus) e ideal para a felicidade, como defendido pelos poetas árcades.
e) A tirinha faz uma crítica sutil ao idealismo árcade, mostrando que a fuga para o campo nem sempre garante a felicidade e a plenitude.
Leia o texto a seguir, de Bocage, um dos maiores representantes do arcadismo, para responder às questões 8 a 11.
A frouxidão no amor é uma ofensa
A frouxidão no amor é uma ofensa,
Ofensa que se eleva a grau supremo;
Paixão requer paixão, fervor e extremo;
Com extremo e fervor se recompensa.
Vê qual sou, vê qual és, vê que diferença!
Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo;
Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo;
Em sombras a razão se me condensa.
Tu só tens gratidão, só tens brandura,
E antes que um coração pouco amoroso
Quisera ver-te uma alma ingrata e dura.
Talvez me enfadaria aspecto iroso,
Mas de teu peito a lânguida ternura
Tem-me cativo e não me faz ditoso.
Manuel Maria de Barbosa l’Hedois du Bocage
8. O eu-lírico afirma que “A frouxidão no amor é uma ofensa”. Explique o que essa frase revela sobre a visão de amor apresentada no poema.
9. Para melhor expressar o conflito central do poema, o eu-lírico
a) valoriza o equilíbrio e a razão do amor.
b) reclama da falta de intensidade da amada em comparação com sua própria paixão.
c) demonstra indiferença diante da ausência de amor.
d) prefere um amor brando, marcado pela ternura.
e) critica a sociedade e denuncia injustiças políticas de sua época.
10. O poema de Bocage pertence ao Arcadismo, mas apresenta características que se aproximam do Romantismo. Uma dessas características é:
a) Exaltação da razão sobre a emoção.
b) Busca da simplicidade da natureza e da vida campestre.
c) Intensidade sentimental e subjetividade exagerada.
d) Rejeição da temática amorosa.
e) Valorização da objetividade científica e da observação da realidade social.
11. No trecho: “Eu descoro, eu praguejo, eu ardo, eu gemo / Eu choro, eu desespero, eu clamo, eu tremo”, há uso de uma figura de linguagem que intensifica a dramaticidade da fala. Trata-se de uma
a) antítese.
b) metáfora.
c) hipérbole.
d) anáfora.
e) metonímia.
+ Conteúdos para o Ensino Médio
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Arcadismo.
Objetivo da Aula: Compreender as principais características do Arcadismo, seu contexto histórico e cultural, bem como reconhecer seus autores e obras mais representativos, analisando a influência desse movimento literário na literatura brasileira.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍
Por Égila Ribeiro
Graduada em Letras – Português, especializada em Educação Inclusiva, com foco em TDAH e Dislexia.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.