📚 Apresentamos uma excelente Atividade de Geografia sobre a Formação Cultural do Brasil, direcionada aos estudantes do 4º e 5º ano. A formação cultural do nosso país é resultado da mistura de diferentes povos, como os indígenas, os africanos e os europeus, que trouxeram seus costumes, crenças, alimentos, músicas e modos de viver. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL
A cultura do Brasil é muito diversa e foi construída pela união de diferentes povos. Esse processo de mistura é chamado miscigenação. As três influências mais importantes na nossa formação cultural são: indígena, africana e portuguesa.
Os Povos Indígenas
Muito antes da chegada dos europeus, o território onde hoje está o Brasil já era habitado por diversos povos indígenas. Eles são os povos originários e possuíam suas próprias línguas, costumes e conhecimentos.
A presença indígena continua viva no nosso dia a dia: em palavras que usamos (como mandioca, jacaré e pipoca), na alimentação (com o milho, a mandioca, a tapioca e o beiju) e em técnicas importantes de agricultura, pesca e uso de plantas medicinais.
Os Povos Africanos
Os africanos foram trazidos à força para o Brasil, escravizados pelos portugueses. Apesar de toda a violência que sofreram, trouxeram uma enorme riqueza cultural e mantiveram vivas suas tradições.
A influência africana é muito forte na música (como no samba, maracatu e afoxé), na religião (como o Candomblé e a Umbanda) e na culinária, com pratos famosos como o acarajé e a feijoada.
Os Portugueses
O termo “colonizadores” para designar os portugueses gera debates na comunidade científica, pois, quando eles desembarcaram no Brasil, o território já era habitado por diversos povos indígenas. Entretanto, durante o período chamado de colonização, a cultura europeia se tornou a base da organização da sociedade.
A herança mais evidente é a língua portuguesa, que falamos até hoje. Além disso, trouxeram o catolicismo e influenciaram a arquitetura de muitas cidades históricas, com suas igrejas e casarões.
Refletindo
A cultura brasileira não é apenas a soma de diferentes partes. Ela é o resultado da convivência — muitas vezes marcada por dores, resistências e lutas — entre esses três povos. Compreender essa formação é também compreender a identidade do povo brasileiro, marcada pela diversidade, pela riqueza cultural e por uma história única.
Larissa Fonteles, TSA
https://www.tudosaladeaula.com/
📚 Atividades
1. Analise as imagens abaixo e identifique as culturas identificadas em cada uma delas.
2. No Brasil, a interação entre indígenas, europeus (principalmente portugueses) e africanos que resultou na cultura brasileira é chamada de
a) aglutinação.
b) miscigenação.
c) separação.
d) fusão.
3. Explique como ocorreu a formação cultural brasileira.
4. Marque com X os alimentos indígenas presentes na culinária brasileira, em seguida, escrevam o nome de cada um.
5. Na tabela abaixo, escreva exemplos de cultura presentes na cultura brasileira.
6. A pesquisadora brasileira Lélia Gonzalez criou o termo “pretoguês” para se referir à influência das línguas africanas no português. A seguir, observe algumas dessas palavras.
Fungar (do quicongo kfuna): fazer ruído com o nariz ao inspirar, resmungar, choramingar.
Babá (do quimbundo baba): dar batidas leves para adormecer a criança; mulher que cria o bebê de outra.
Xodó (do fongbé sotô): sentimento amoroso por alguém, carinho.
Axé (do iorubá àse): comando ou ordem para realizar algo com sucesso, equivale ao “assim seja” ou “boa sorte”.
Caçula (do quimbundo kazuli): o último da família ou o mais novo.
Cafuné (do quimbundo kifune): carícia na cabeça de alguém.
Dengo (do quicongo, ndéngo): doçura, sedoso, macio; faceirice, manha.
No diagrama abaixo, encontre essas palavras.
7. Você utiliza algumas destas palavras no seu cotidiano? Quais?
8. Veja com atenção a tirinha abaixo.
Disponível em https://www.tumblr.com/tirasarmandinho
Na tirinha, cada personagem se despede de forma diferente. O autor busca
a) destacar as diferenças de idade entre os personagens.
b) valorizar a diversidade cultural e religiosa no Brasil.
c) denunciar a desigualdade social entre os jovens.
d) mostrar as preferências de roupas entre os personagens.
9. O texto afirma que a cultura brasileira carrega “histórias de alegria, dor, conquistas e resistência”. O que você entende por resistência nesse contexto?
10. Na sua opinião, o uso da internet tem influenciado mudanças na cultura brasileira? Explique seu ponto de vista.
+ Conteúdos relacionados
+ Conteúdos de Geografia para o 4º e 5º ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Formação da cultura brasileira.
Objetivo da Aula: Compreender os processos que levaram a formação da cultura e identidade brasileira.
Habilidade da BNCC: (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍
Por Larissa Fonteles
Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Meio Ambiente e em Biologia Celular e Molecular.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.