📝 Preparamos uma excelente Atividade de Educação Física sobre Danças Populares, Contemporâneas e Folclóricas direcionada aos estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º ano. Essas danças representam importantes expressões culturais que revelam costumes, valores e identidades de diferentes grupos sociais. Conheça, baixe e aplique este material produzido pela equipe do Tudo Sala de Aula!
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
Movimento, Cultura e Expressão
A dança é considerada uma das formas mais antigas de expressão humana. Está presente em todos os povos e épocas da história. Ela pode representar alegria, rituais, sentimentos e tradições. No Brasil, sua diversidade das danças reflete a riqueza cultural do nosso povo. Cada dança tem suas próprias características e histórias, sejam elas populares, folclóricas ou contemporâneas.
Danças Populares
As danças populares surgem naturalmente nas comunidades, muitas vezes ligadas a festas, tradições regionais ou no próprio cotidiano. São praticadas por pessoas comuns e não exigem formação profissional. São danças vivas, espontâneas e que evoluem com o tempo. Exemplos:
⏩ Forró;
⏩ Samba de roda;
⏩ Frevo;
⏩ Baião;
⏩ Xote.
Essas danças têm grande ligação com as festas juninas, carnavais, celebrações religiosas e folclóricas. Em geral, são acompanhadas por músicas típicas e transmitidas de geração em geração., mantendo viva as tradições culturais.
Danças Folclóricas
As danças folclóricas fazem parte do patrimônio cultural de um povo. Elas têm origem em tradições antigas, muitas vezes relacionadas a rituais religiosos, colheitas, agradecimentos ou lendas populares. São preservadas por grupos que mantêm os trajes típicos, a música original e os movimentos tradicionais.
⏩ Bumba meu boi (norte/nordeste);
⏩ Maracatu (Pernambuco);
⏩ Fandango (Sul);
⏩ Carimbó (Pará);
⏩ Ciranda (nordeste).
Essas danças mantêm vivas as memórias e a identidade cultural de diferentes regiões do Brasil, sendo celebradas em festas e eventos culturais por todo o país.
Danças Contemporâneas
Podemos dizer que as danças contemporâneas são as mais recentes e estão ligadas à atualidade, ao ambiente urbano e ao mundo digital. Elas podem misturar estilos e surgem geralmente com apoio da mídia, internet e das novas linguagens artísticas, além disso, não seguem padrões rígidos e valorizam a criatividade.
⏩ Hip Hop
⏩ Breakdance
⏩ Dança de salão moderna
⏩ Danças de tiktok
Danças Contemporâneas Cênicas
Esse tipo de dança se expressa no palco, transmitindo sentimentos, ideias e até críticas sociais. Abordam temas como identidade, diversidade e liberdade de expressão. São muitos comuns em espetáculos e projetos artísticos. Ao estudar as danças, percebemos que elas podem nos ensinar sobre a história e cultura do nosso e de outros países e regiões. Ela contribui no desenvolvimento do nosso corpo, nos estimula a trabalhar em grupo e além de tudo nos incentiva a valorizar a diversidade cultural.
Dayvison – Tudo Sala de Aula
📚 Atividades
1. A dança é uma modalidade prática que nos ajuda a
a) trabalhar a expressão corporal.
b) evitar dores nas mandíbulas.
c) esquecer a cultura corporal.
d) aumentar a obesidade.
2. As manifestações folclóricas fazem parte da cultura e história de um povo, ajudando a preservar
a) vídeos na internet.
b) regras da sociedade e escola.
c) elementos culturais tradicionais.
d) notícias culturais e sociais.
Leia texto abaixo para responder às questões 3 e 4.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/412290540868043252/
3. O forró é um tipo de dança considerada como
a) popular.
b) folclórica.
c) clássica.
d) contemporânea.
4. Ao ouvir a expressão “você sua, né?”, o que o homem entendeu com essa fala?
Leia o texto abaixo.
Conheça o Maracatu, tradição afro-brasileira
02/08/2021 13h57
Esta manifestação cultural é um dos ritmos mais populares e importantes do Nordeste, que surgiu em meados de XVIII no estado de Pernambuco durante o período colonial
O Maracatu é um dos ritmos populares mais importantes do Nordeste. Surgiu em meados de XVIII no estado de Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas. É um movimento da cultura popular que envolve música, dança e história – além de figurinos extravagantes, que remetem à cultura africana, indígena e portuguesa.
Fonte: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-
5. Segundo o texto, o maracatu é uma manifestação que reúne elementos de quais culturas?
a) Africana, asiática e portuguesa.
b) Africana, indígena e portuguesa.
c) Asiática, indígena e portuguesa.
d) Indígena, portuguesa e norte americana.
6. Qual o nome da dança que possui influência da cultura digital e recebeu o nome de um aplicativo?
Leia o texto abaixo.
[…] e uma dança de origem espanhola e que chegou ao Brasil com os portugueses. Ele desembarcou por aqui no litoral sul, região do Brasil onde é mais dançado frequentemente. De dança palaciana passou a fazer parte do Entrudo, festa que é o “ancestral” do carnaval. Durante 4 dias os dançarinos e dançarinas, comemoravam as festividades com diversas danças. Com o passar do tempo, […] foi assimilada pelos ribeirinhos caboclos e a partir daí, ganhou o caráter folclórico, que é conservado até os dias de hoje. A coreografia tradicional mantém os bailados e sapateados, e a dança segue através de improvisos dos dançarinos. As músicas são sempre acompanhadas por poesia cantada e duas violas, sanfonas, rabeca e maxixe. Todos vestem roupas típicas gaúchas e os homens sapateiam sem cessar, os casais giram em torno de si e não podem encostar um nos outros.
Fonte: http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/noticias/interna/446
7. A dança folclórica do sul do Brasil descrita no texto é chamada de:
8. Entre as danças ilustradas abaixo, identifique qual é um exemplo de dança folclórica brasileira com elementos de teatro.
9. Marque o item que apresenta uma característica comum das danças folclóricas.
a) Estarem sempre na cultura digital.
b) Manter os trajes e músicas tradicionais.
c) Usar celular durante a dança.
d) Mudar constantemente os passos.
Leia o texto a seguir.
O Carimbó é uma manifestação cultural que envolve dança e música, tradicionalmente encontrada na região amazônica, especialmente no estado do Pará. Marcado pelo uso de tambores artesanais, flautas e outros instrumentos de percussão, o Carimbó também se destaca por suas letras poéticas e danças energéticas. A palavra “Carimbó” vem do termo indígena “curimbó”, que se refere ao tambor usado na dança, evidenciando a forte influência indígena nesta expressão cultural.
Fonte: https://ongzoe.org/o-que-e-carimbo-historia-e-tradicao/
10. Assinale a alternativa que apresenta a expressão corporal da dança Carimbó.
11. De que maneira as danças populares estão presentes no cotidiano das pessoas?
a) Quando são dançadas só por profissionais.
b) Espontâneas e ligadas a vida cotidiana.
c) Exclusivamente de grandes teatros.
d) Praticadas por robôs ou feitas por inteligência artificial.
+ Conteúdos de Educação Física para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Danças populares e culturais.
Objetivo da Aula: Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
Habilidade da BNCC: (EF67EF13) Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais. (EF89EF12) Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍
Por Dayvison Andrade
Licenciado em Pedagogia e Matemática, com especialização em Educação Física e em Gestão de Esporte.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.