📚 O conto da Branca de Neve e os Sete Anões é um clássico da literatura infantil que atravessa gerações. Nesta atividade, os alunos do 5º e 6º ano vão explorar os elementos da narrativa, desenvolvendo a interpretação e a criatividade a partir dessa história encantadora.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
Leia o texto e responda às questões.
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Há muito tempo, num reino distante, viviam um rei, uma rainha e sua filhinha, a princesa Branca de Neve. Sua pele era branca como a neve, os lábios vermelhos como o sangue e os cabelos pretos como o ébano. Um dia, a rainha ficou muito doente e morreu. O rei, sentindo-se muito sozinho, casou-se novamente.
O que ninguém sabia é que a nova rainha era uma feiticeira cruel, invejosa e muito vaidosa. Ela possuía um espelho mágico, para o qual perguntava todos os dias:
— Espelho, espelho meu! Há no mundo alguém mais bela do que eu?
— És a mais bela de todas as mulheres, minha rainha! — respondia ele.
Branca de Neve crescia e ficava cada vez mais bonita, encantadora e meiga. Todos gostavam muito dela, exceto a rainha, pois tinha medo de que Branca de Neve se tornasse mais bonita que ela.
Depois que o rei morreu, a rainha obrigava a princesa a vestir-se com trapos e a trabalhar na limpeza e na arrumação de todo o castelo. Branca de Neve passava os dias lavando, passando e esfregando, mas não reclamava. Era meiga, educada e amada por todos.
Um dia, o espelho disse à rainha que Branca de Neve era agora a mais bela do reino. Com muita raiva, a rainha mandou um caçador levar a princesa para a floresta e acabar com ela. Mas o caçador teve pena da menina e a deixou fugir.
Branca de Neve correu até encontrar uma casinha no meio da floresta, onde viviam sete anõezinhos muito bondosos. Ela passou a morar com eles e ajudava a cuidar da casa.
Quando a rainha descobriu que Branca de Neve ainda estava viva, usou feitiços para tentar acabar com ela, disfarçando-se de velhinha e oferecendo uma maçã envenenada. Branca de Neve comeu a maçã e caiu em um sono profundo.
Os anões ficaram muito tristes e colocaram a princesa em um caixão de vidro. Um dia, um príncipe apareceu, viu Branca de Neve e se encantou. Ele lhe deu um beijo e, com a magia do amor verdadeiro, ela acordou.
Branca de Neve e o príncipe se casaram e viveram felizes para sempre. E a rainha má nunca mais voltou a incomodar.
https://portal.microvip.com.br/vipkids/historias/branca.htm – Adaptado por Érica Sousa – Tudo Sala de Aula
📚 Atividades
1. Esse texto é
a) um conto.
b) um relato.
c) uma biografia.
d) uma fábula.
2. No trecho: “Há muito tempo, num reino distante…”, a expressão destacada indica uma ideia de
a) afirmação.
b) dúvida.
c) modo.
d) tempo.
3. Em: “Sua pele era branca como a neve…” (1º parágrafo), a palavra em destaque se refere
a) ao rei
b) à rainha
c) à neve.
d) à princesa.
4. Na frase: “— És a mais bela de todas as mulheres, minha rainha!”, o ponto de exclamação sugere
a) espanto.
b) admiração.
c) alegria.
d) dúvida.
5. Quais foram os dois acontecimentos trágicos na vida da princesa que facilitaram para que sua madrasta a fizesse sofrer?
6. Descreva, com suas palavras, como era a Branca de Neve.
7. Como era a rainha que se casou com o rei?
8. Por que a rainha não gostava da Branca de Neve?
9. Quem salvou Branca de Neve do feitiço da maçã?
a) O caçador.
b) Os anões.
c) O príncipe.
d) O espelho mágico.
10. Veja a imagem e responda.
https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/almanaque/branca-de-neve-veja-diferencas-entre-a-animacao-e-a-versao-dos-irmaos-grimm.phtml
Localize no texto a frase que descreve a cena da imagem acima.
11. No trecho: “Mas o caçador teve pena da menina e a deixou fugir. A palavra, “mas”, estabelece uma ideia de
a) oposição.
b) explicação.
c) tempo.
d) adição.
12. Quem ajudou Branca de neve quando estava perdida na Floresta?
13. No trecho: “Era meiga, educada e amada por todos.”, qual a classe gramatical das palavras destacadas?
a) Verbo.
b) Advérbio.
c) Adjetivo.
d) Pronome.
Agora, justifique a resposta da questão anterior.
14. A rainha mandou um caçador levar a princesa para a floresta e acabar com ela. Entretanto, o caçador
a) obedeceu à rainha e matou a princesa na floresta.
b) levou-a para a floresta, mas deixou que ela fugisse.
c) prendeu a princesa em uma torre escondida.
d) levou a princesa de volta ao castelo sem contar à rainha.
15. Por que os Anões achavam que Branca de Neve tinha morrido?
16. Como foi o final da história?
+ Conteúdos de Português para o 4º e 5º ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Conto.
Objetivo da Aula: Desenvolver a habilidade de interpretação de texto por meio da leitura do conto “Branca de Neve”, analisando o comportamento dos personagens, os conflitos e as mensagens implícitas e explícitas na narrativa.
Habilidade da BNCC: EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas. EF69LP47: Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍
Por Érica Sousa
Licenciada em História, Geografia, Filosofia e Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Escolar.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.