Geografia Anos Finais

Atividade sobre o Brics para o 8º e 9º ano

📝 Excelente proposta de atividade sobre o BRICS, que visa promover a compreensão sobre os países que compõem esse grupo, suas características geográficas, econômicas e políticas, além de refletir sobre sua atuação no cenário internacional.

📝 Preparamos uma excelente Atividade de Geografia sobre o Brics direcionada aos estudantes do 8º e 9º ano. O BRICS é um grupo formado por cinco países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se destacam por seu grande território, população numerosa e influência crescente na economia mundial. Conheça baixe e aplique este material feito pela equipe do Tudo sala de Aula!

atividade sobre o brics

O BRICS

O BRICS é um grupo que reúne países emergentes, ou seja, nações que apresentam um rápido desenvolvimento econômico e social, com potencial para se tornarem desenvolvidas. O grupo tem como objetivo realizar articulações e cooperações para ajudar os países membros a crescerem e se tornarem desenvolvidos. As nações desse grupo realizam trocas e apoios mútuos em diversas áreas como: economia, políticas sociais e diplomacia.

A sigla tem origem na junção das iniciais de seus países fundadores: B-Brasil, R-Rússia, I-Índia, C-China e S-África do Sul (South Africa em inglês). Atualmente fazem parte: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia. A Argentina, no governo de Alberto Fernández, manifestou interesse em aderir ao BRICS, o que ocorreria em janeiro de 2024. Porém, o presidente que assumiu a partir dessa data, Javier Milei, decidiu que o país não iria integrar o grupo, e enviou uma carta aos membros comunicando esse fato.

Para organizar essas parcerias, além dos debates realizados de forma remota, anualmente integrantes do BRICS se reúnem em um dos países para realizar a chamada Cúpula do BRICS. Nessas reuniões, eles alinham suas políticas de desenvolvimento social e reafirmam sua cooperação. Abaixo, temos alguns temas importantes tratados nessas cúpulas.

– A execução do Acordo de Paris, que determinava que os países desenvolvidos apoiassem países em desenvolvimento na adoção de medidas contra o aquecimento global.
– A criação de uma parceria para eliminar doenças, além de cooperação em vacinas e outras ações que visem a equidade em saúde.
– A reforma ampla da ONU, principalmente no conselho de segurança.
– Desejam também o aumento da participação de países emergentes e em desenvolvimento no FMI e no Banco Mundial.

O BRICS tem buscado alinhar seus objetivos estabelecidos pela ONU, como: o fortalecimento do diálogo entre as nações, a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, o combate à pobreza e ao desemprego. Até 2025, já foram realizadas 17 cúpulas do grupo, 4 delas no Brasil (duas em Brasília/DF, em 2010 e 2019; uma em Fortaleza/CE, em 2014; e outra no Rio de Janeiro/RJ, em 2025).

O BRICS NA ECONOMIA MUNDIAL

Cada vez mais o BRICS vem ganhando espaço na economia mundial, países que sozinhos não representariam grande força, unidos passaram a chamar a atenção e ter voz diante das grandes nações especialmente nos debates sobre governança, economia, desenvolvimento e sustentabilidade. Com a entrada das cinco nações em 2024, essa representatividade, que já era uma realidade, não pode mais ser ignorada.

atividade sobre o brics

https://maisliberdade.pt/maisfactos(Adaptado).

– PIB em Paridade do Poder de Compra (PPC);
– Os dados não incluem a Indonésia, pois a mesma ingressou no grupo em janeiro de 2025.

Nesse contexto, é importante entender que o PIB nominal é o valor total dos bens e serviços produzidos por um país sem levar em conta a inflação. Já o PIB em Paridade do Poder de Compra (PPC) leva em conta o PIB nominal e as diferenças no custo de vida entre países. Dessa forma, o segundo permite dados mais precisos sobre poder de compra e do padrão de vida da população de cada país.

O que representa essa união a nível mundial?

Para entender esse processo, é necessário analisar vários dados. Por exemplo, observe a diferença da parcela do Brasil e dos Estados Unidos no PIB mundial. Com uma parcela tão baixa, o Brasil seria facilmente suprimido nos diálogos com outros países.

atividade sobre o brics

Essa parcela, porém, sofre grande mudança quando o Brasil passa a ser avaliado como um país integrante do BRICS.

atividade sobre o brics

BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

G7: Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

UNIÃO EUROPÉIA: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Com essa nova postura, os países do grupo (inclusive o Brasil) passam a ter mais voz no debate mundial, ou seja, os objetivos do BRICS estão sendo atingidos e sua importância em nível mundial cada vez mais fortalecida.

O BANCO DO BRICS

Com o objetivo financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países membros e outras economias emergentes, os BRICS criaram, na cúpula de 2014, o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido também como Banco do BRICS. Com sede na China, essa instituição, que conta com capital de todos os países fundadores do grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), nasceu para se tornar uma alternativa aos modelos tradicionais, como o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional). O NBD é composto por um conselho de governadores, um conselho de diretores, um presidente e quatro vice-presidentes. A presidência do banco é rotativa, sendo sempre por um representante dos países que integram o BRICS, os demais países membros indicam os quatro vice-presidentes.

A instituição já financia vários projetos no Brasil como a construção de linhas de transmissão de energia, sistemas de transporte urbano, projetos de saneamento, melhoria do acesso à água potável e tratamento de esgoto, além de projetos de moradia popular e apoio a pequenas e médias empresas. Na cúpula de 2025, o Brasil apresentou ao banco o projeto para a construção do primeiro hospital inteligente do SUS, o Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil) será construído em São Paulo, no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com investimento de 320 milhões de dólares.

Desde 2024, os países do BRICS discutem a adoção de uma nova moeda dentro do grupo para que transações comerciais entre eles não necessitassem de conversão para o dólar. No entanto, a instituição afirma que não pretende criar uma moeda para uso geral, como o Euro. Apesar de ainda estar em fase inicial, essa discussão já gera mal-estar, principalmente em relação aos EUA, pois, atualmente, a moeda utilizada nas transações internacionais é o dólar. Em janeiro de 2025, o presidente dos EUA, Donald Trump, fez uma postagem em uma rede social afirmando: “Vamos exigir um compromisso dos países, aparentemente hostis, de que eles não criarão uma nova moeda nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, caso contrário, eles enfrentarão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia dos EUA”.

atividade sobre o brics

Fontes: brasilescola.uol.com.br / cnnbrasil.com.br / brics.br / g1.com / gov.br / uff.br / agenciagov.ebc.com
Adaptado por Cássia Alves, Tudo Sala de Aula

1. Sobre o BRICS, é INCORRETO afirmar que
a) é um grupo que reúne apenas países europeus ricos e industrializados.
b) é formado por países com potencial para se tornarem desenvolvidos.
c) tem como objetivo ajudar os países membros a crescerem e se desenvolverem.
d) seus integrantes realizam trocas e apoios em áreas como: economia, políticas sociais e diplomacia.

2. Complete com os países fundadores do BRICS.

B 
R 
I 
C 
S 


3. Para organizar parcerias anualmente, integrantes do BRICS se reúnem para alinhar suas políticas de desenvolvimento social e reafirmar a sua cooperação. Sobre essas reuniões, é CORRETO afirmar que
a) ocorrem somente na China, pois o país é sede do grupo e de seu banco.
b) é chamada de cúpula do Brics, e é realizada a cada ano em um país membro.
c) é chamada reunião dos 11, e é realizada na Rússia a cada 5 anos.
d) é sempre realizada na Europa, devido à proximidade dos países membros.

4. Cite dois objetivos do BRICS alinhados com os estabelecidos pela ONU.


5. Explique como a criação do BRICS fortaleceu seus membros diante da economia mundial.


6. Observe a imagem (no texto) que representa o peso do BRICS e do G7 e assinale a alternativa correta.
a) A maior parte da população mundial está nos países que integram o G7.
b) O PIB do G7 é maior do que o dos BRICS, se os 5 novos membros não forem contabilizados.
c) As exportações do G7 ainda superam as exportações do BRICS.
d) A produção de petróleo dos BRICS é o dobro da produção dos países do G7.

7. Defina com suas palavras:

a) PIB nominal:


b) PIB em Paridade do Poder de Compra (PPC)


8. Qual o objetivo da criação do Banco do BRICS?


9. Cite dois projetos financiados pelo Banco do BRICS no Brasil.


10. Encontre os nomes dos 11 membros do BRICS no caça-palavras abaixo.

atividade sobre o brics

Gabarito

Gostou? Deixe um comentário!😍

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários