📚 Excelente atividade de leitura e interpretação para os alunos do 6º ano sobre o conto “O Sapo é um Príncipe”. Por meio dessa atividade, os estudantes vão desenvolver habilidades de compreensão textual e identificação de elementos da narrativa, além de refletirem sobre a moral presente na história. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Download e planejamento do conteúdo disponíveis no final da publicação
Leia o texto para responder às questões 1 – 11.
O SAPO É UM PRÍNCIPE!
O rei de um próspero reino tinha três filhas solteiras, sendo mais bela a filha caçula. No bosque perto do castelo, havia uma profunda lagoa. A jovem princesa gostava de ficar no gramado ali perto, onde brincava com uma bola dourada. Até que um dia a bola caiu na água.
A princesa então chorou tanto que um sapo decidiu ver por que ela estava chorando. Ao saber o motivo das lágrimas, o sapo disse que podia buscar a bola da princesa, mas queria algo em troca, que ela o levasse com ela a todos os lugares. A princesa então fez a promessa, sem intenção de cumpri-la.
Assim, o sapo buscou a bola para a princesa. Ela então correu para o palácio e deixou o sapo para trás. Mas, no dia seguinte, ele bateu à porta do palácio, para que a jovem cumprisse a promessa feita. Ao saber da história, o rei obrigou a filha a cumprir a promessa.
Assim, o sapo comeu com a princesa. Irritada por ele ter pedido para dormir no mesmo quarto que ela, ela jogou o sapo contra a parede, mas, ao cair sobre o chão, ele se transformou em um belo príncipe. E explicou-lhe que, por deixá-lo viver com ela, a princesa tinha acabado com o feitiço de uma bruxa.
A moça logo se apaixonou pelo belo rapaz. E o pai dela decidiu acertar o casamento entre ela e esse jovem príncipe. O criado do príncipe chamava-se Enrique e ficou extremamente feliz com a volta do amo. Levou os noivos para se casarem e unir os dois reinos.
https://escolakids.uol.com.br/historias/15-contos-de-fadas-classicos.htm
📚 Atividades
1. O fato principal que dá início à narrativa é
a) o sapo fazer um pedido à princesa em troca da bola.
b) a princesa prometer ao sapo sem intenção de cumprir.
c) a princesa chorar por ter perdido sua bola na lagoa.
d) a princesa brincar com a bola dourada perto da lagoa.
2. O que o sapo pediu em troca para pegar a bola da princesa?
3. O que aconteceu quando a princesa jogou o sapo contra a parede?
4. Indique a quem os termos destacados se referem.
a) “que ela o levasse com ela” (2º parágrafo)
b) “E explicou-lhe que, por deixá-lo…” (4º parágrafo)
5. Na sua opinião, por que o rei obrigou a filha a cumprir sua promessa?
6. No trecho: “A princesa então chorou tanto…”, (2º parágrafo), a palavra destacada estabelece uma ideia de
a) negação. b) tempo.
c) afirmação. d) intensidade.
7. O que a princesa fez que acabou com o feitiço do sapo?
8. Indique a classe gramatical das palavras retiradas do texto.
a) Explicou: ______________
b) Feliz: __________________
b) Água: _________________
d) Trás: __________________
e) Ele: ____________________
f) Dois: ___________________
9. Há uma opinião em:
a) “… ele se transformou em um belo príncipe.”
b) “O criado do príncipe chamava-se Enrique…”
c) “E o pai dela decidiu acertar o casamento…”
d) “… o rei obrigou a filha a cumprir a promessa.”
10. Qual o desfecho da história?
11. Nessa história, podemos aprender que
a) não devemos brincar com bolas douradas.
b) os sapos são perigosos e insistentes.
c) devemos cumprir nossas promessas.
d) os reis desejam mandar em tudo.
+ Conteúdos de Língua Portuguesa para o 6º ano e 7º ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Conto popular.
Objetivo da Aula: Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos por meio do conto popular, reconhecendo seu sentido global, elementos da narrativa, termos coesivos e informações explícitas e implícitas.
Habilidade da BNCC: EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Gostou? Deixe um comentário!😍
Por Égila Ribeiro
Graduada em Letras – Português, especializada em Educação Inclusiva, com foco em TDAH e Dislexia.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.