O Dia Mundial de Combate à AIDS, comemorado anualmente no dia 1º de dezembro, é uma data importante para aumentar a conscientização sobre o HIV/AIDS, reduzir o estigma relacionado à doença e promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Pensando nisso, a equipe do Tudo Sala de Aula preparou uma excelente atividade sobre o Dia Mundial de Combate à Aids para os estudantes do 6°, 7º, 8º e 9º ano. Conheça, baixe e aplique em sala de aula com seus alunos!
Habilidade BNCC:
(EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
(EF08CI10) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Dia Mundial de Combate à AIDS
Em 1988, cinco anos após a descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV), a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiram o dia 1º de dezembro como Dia Mundial de Combate à Aids. O objetivo da comemoração é promover o combate ao preconceito e à desinformação relacionados à doença.
Em 2024, o tema da campanha, definido pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), foi “Sigamos o caminho dos direitos”, destacando a importância de assegurar o acesso a consultas, medicamentos, exames e um atendimento humanizado no sistema público de saúde, bem como a necessidade contínua de combater o preconceito.
Em 2023, o levantamento do UNAIDS revelou que mais de 39 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo, considerando que cerca de 1,3 milhão de pessoas foram contaminadas no ano. No Brasil, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do UNAIDS.
Símbolo da campanha
Em 1991, um grupo de artistas quis homenagear seus amigos falecidos em decorrência da Aids. A Visual Aids, de Nova Iorque, criou o laço vermelho, que simboliza sua ligação ao sangue e à paixão, inspirado no laço que honrava os soldados mortos na Guerra do Golfo. O laço vermelho foi usado pela primeira vez, em 1991, na cerimônia de entrega do Tony Awards pelo ator Jeremy Irons, vencedor do Oscar de Melhor Ator no mesmo ano.
Sobre a doença
A Aids é uma doença infecciosa causada pelo vírus HIV, que infecta apenas seres humanos. Na primeira fase, o paciente é assintomático, enquanto o vírus passa por mutações no organismo. Já na segunda fase, a doença se manifesta com sintomas como febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. Após essa etapa, na terceira fase, o organismo enfraquece e então o paciente se torna suscetível a doenças oportunistas, que agravam o caso.
O diagnóstico é feito por exames laboratoriais e testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o vírus, realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para tratar a Aids, também pelo SUS, são usados os medicamentos antirretrovirais (ARV), que ajudam a evitar o enfraquecimento do organismo, aumentando a qualidade de vida dos pacientes. De forma gratuita, disponibilizam-se profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP).
Disponível em https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Dezembro/dia-mundial-de-combate-a-aids-reforca-combate-a-doenca-e-ao-preconceito (Adaptado).
ATIVIDADES DE FIXAÇÃO
1. O vírus da imunodeficiência humana ataca os linfócitos T em qual sistema?
a) Neural.
b) Ósseo.
c) Reprodutor.
d) Imunológico.
2. Qual o objetivo da campanha do Dia Mundial de Combate à AIDS?
_______________________________________
3. O HIV pode ser transmitido por meio do contato sexual direto. No entanto, o contato entre pênis e vagina não é a única forma de contágio. Abaixo, marque com um “X” as mucosas que também podem ser infectadas por contato sexual e que exigem o uso de proteção.
4. Marque com X a medida necessária após exposição à situação de risco para o HIV.
5. Diferencie a PrEP da PEP.
_______________________________________
6. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e medidas preventivas contra o HIV. Das alternativas abaixo, qual representa uma das medidas disponibilizadas para todos nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)?
a) Vacinação contra o HIV.
b) Distribuição gratuita de preservativos.
c) Fornecimento de analgésicos para tratamento do papilomavírus humano (HPV).
d) Disponibilização de pílulas anticoncepcionais.
7. A dúvida abaixo foi postada no portal Doctoralia. Responda-a, no espaço adequado, justificando sua resposta.
“Meu cachorrinho mordeu um homem soropositivo. Gostaria de saber se ele pode ter contaminado? E se oferece algum risco de contaminação para mim?”
_______________________________________
8. Veja a situação hipotética abaixo e classifique-a conforme a fase da infecção: 1ª, 2ª ou 3ª fase.
9. Marque as atitudes que configuram condutas discriminatórias em relação a pessoas vivendo com HIV.
( ) Recusar ou impedir a permanência de estudante em estabelecimentos de ensino.
( ) Negar, exonerar ou demitir de emprego.
( ) Segregar em ambiente de trabalho ou escolar.
( ) Divulgar a condição da pessoa com HIV ou aids com intuito de ofendê-la.
( ) Disponibilizar atendimento médico gratuito e humanizado.
( ) Recusar ou retardar atendimento de saúde.
10. A transmissão do HIV pode ocorrer de forma vertical ou horizontal. A transmissão vertical acontece da mãe para o filho, enquanto a horizontal ocorre entre pessoas sem vínculo parental. Abaixo, atribua 1 para transmissão vertical, 2 para horizontal e 0 para sem risco de transmissão.
11. O único método contraceptivo que oferece proteção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é
a) camisinha feminina e masculina.
b) diafragma.
c) dispositivo intrauterino.
d) pílula do dia seguinte.
12. Pinte o laço com a cor que representa a campanha e, em seguida, explique o significado do símbolo.
______________________________________
Acesse outros conteúdos semelhantes.
Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!
Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!
Por Larissa Fonteles
GABARITO
1D / 2. Promover o combate ao preconceito e à desinformação sobre a doença, além de divulgar as formas de prevenção, contágio e tratamento. / 3. Boca e reto. / 4. PEP. / 5. A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é uma medida indicada para grupos mais vulneráveis e é disponibilizada pelo SUS para reduzir a probabilidade de contágio pelo HIV. Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é uma medida que deve ser tomada após um contato sexual desprotegido, em até 72 horas, para diminuir as chances de infecção pelo vírus e também está disponível no SUS. / 6B / 7. Não, porque o vírus do HIV infecta apenas humanos. / 8. 3ª, 2ª e 1ª. / 9. (X) (X) (X) (X) ( ) (X) / 10. 1, 2, 0, 2. / 11A / 12. O laço vermelho simboliza a ligação ao sangue e à paixão e foi inspirado no laço que honrava os soldados mortos na Guerra do Golfo.