Apresentamos uma excelente atividade de ensino religioso sobre as religiões afro-brasileiras para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Essas religiões são um importante aspecto da cultura e da história do Brasil, que muitas vezes é negligenciado no currículo escolar. Conheça, baixe e aplique em sala de aula!
Habilidade BNCC:
(EF06ER06) Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.
(EF07ER01) Reconhecer e respeitar as práticas de comunicação com as divindades em distintas manifestações e tradições religiosas.
(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Religiões afro-brasileiras
As religiões afro-brasileiras são sistemas de crenças e práticas espirituais que surgiram no Brasil a partir da união de tradições religiosas africanas trazidas pelos escravizados, com influências do catolicismo e das religiões indígenas.
Contexto histórico
Estudos científicos levantam hipóteses que os primeiros humanos tenham surgido na África e, neste contexto, surgiram as primeiras expressões religiosas. Durante a escravidão no Brasil, africanos de diversas regiões foram trazidos como escravos e trouxeram suas tradições religiosas. No contato com o catolicismo e as crenças indígenas, essas práticas africanas foram adaptadas e misturadas, dando origem às religiões afro-brasileiras. O sincretismo religioso possibilitou que os orixás africanos fossem associados a santos católicos, criando um novo panorama espiritual. Essa união resultou em sistemas de crença únicos, como o Candomblé e a Umbanda, que refletem a diversidade cultural e religiosa do Brasil.
Sincretismo Religioso
O sincretismo religioso é a união de doutrinas, culturas, filosofias e religiões. O Brasil é um país que apresenta um forte sincretismo, uma vez que foi formado por povos distintos, sendo em grande parte povos indígenas, europeus e africanos.
Religiões afro-brasileiras
Umbanda
A Umbanda é uma junção de diversas religiões que chegaram ao Brasil, como o catolicismo, espiritismo, religiosidades africanas e indígenas. A palavra umbanda deriva de AUM-BHAN-DAN, que significa o “conjunto de leis divinas”. O local para a realização das cerimônias da umbanda chama-se Casa, Terreiro ou Barracão. Igualmente, são feitas várias celebrações ao ar livre, junto à natureza, em rios, cachoeiras ou na praia. Trata-se de uma religião monoteísta, em que existe o conceito de um Deus supremo, denominado “Olorum” ou “Oxalá”. Creem na imortalidade da alma, na reencarnação e nas leis kármicas.
Acreditam em orixás, personificações de elementos da natureza e de energia, e em guias espirituais, que podem se incorporar durante certas cerimônias e vir à Terra para ajudar as pessoas que necessitam.