Apresentamos uma excelente atividade sobre a Arte no Período Colonial para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Neste período, a arte também desempenhou um papel fundamental na construção da identidade nacional e na expressão das influências socioculturais da época. Conheça, baixe e aplique.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Arte no Período Colonial.
Objetivo da Aula: Compreender as características da arte produzida no Brasil durante o período colonial, analisando suas influências europeias, o contexto histórico e social da época, e o papel da arte na formação da identidade cultural brasileira.
Habilidade da BNCC: (EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
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Manifestações artísticas coloniais brasileiras
Chamamos de arte colonial a arte produzida no Brasil no período em que era uma colônia de Portugal, de 1500 a 1822. Influenciada fortemente pelos europeus, a arte colonial visava, entre outros objetivos, a catequização dos indígenas e a aproximação deles com a religião católica. Por isso, temas religiosos dominavam as manifestações artísticas, incluindo pinturas, esculturas, arquitetura e teatro. Essa arte era principalmente visível na ornamentação de igrejas, mosteiros e conventos.
A Carta de Caminha
A carta de Pero Vaz de Caminha, escrita em 1500, é considerada uma das primeiras manifestações artísticas do Brasil. Com o objetivo de relatar ao Rei de Portugal, Dom Manuel I, suas primeiras impressões sobre as terras recém-descobertas, Pero Vaz usou uma linguagem com descrições detalhadas das paisagens e dos encontros com os povos indígenas de forma quase poética. Ele não apenas relata os fatos, mas também compartilha suas emoções e impressões pessoais sobre o que estava observando e vivenciando.
Arquitetura
A arquitetura no Brasil teve um início simples e discreto, com casas feitas de madeira ou taipa e cobertas por palha. Em construções com mais de um pavimento, era comum encontrar pequenas varandas. As coberturas de telhas de barro também conferiam uma estética diferente. Com o tempo, surgiram capelas que formavam o centro das pequenas vilas fundadas pelos portugueses.
Esculturas
As esculturas desse período eram fortemente ligadas à arte religiosa com a finalidade de facilitar o doutrinamento católico. Feitas em pedra-sabão e madeira, essas obras eram pintadas com cores vibrantes. A escultura colonial brasileira iniciou com a criação de imagens para a decoração de igrejas, capelas e residências.
O Teatro Colonial
O teatro brasileiro teve início com os missionários jesuítas, que usavam peças teatrais para ensinar a nova religião e a língua portuguesa aos indígenas. As peças, escritas em tupi, português, espanhol ou latim, apresentavam personagens como santos, demônios e imperadores, além de representar o amor e o temor a Deus. Os atores eram indígenas, futuros padres e brancos, todos amadores, que encenavam as peças em igrejas, praças e colégios.
A Pintura Colonial
Possuía um caráter religioso e usava principalmente vermelho, azul, dourado e branco, frequentemente aplicados com tinta a óleo ou têmpera sobre madeira, ou tela, especialmente nos tetos das igrejas. Com a ocupação holandesa, naturalistas chegaram ao Brasil para registrar a natureza e os costumes locais, mas suas obras não refletiam a identidade cultural brasileira. Eles frequentemente imitavam estilos e técnicas de outras culturas, sem capturar de forma verdadeira a cultura e tradições brasileiras.
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Atividades
1. Qual a principal função da arte colonial no Brasil no período em que o país era uma colônia de Portugal?
2. Qual das imagens abaixo não apresenta uma arte do período colonial?
3. Observe a imagem para responder à questão.
Que tipo de arte colonial a imagem retrata?
a) Teatro.
b) Arquitetura.
c) Pintura.
d) Escultura.
4. Por que a carta de Pero Vaz de Caminha é considerada uma das primeiras manifestações artísticas brasileiras?
5. Associe as características abaixo às formas de arte colonial.
(1) Esculturas
(2) Arquitetura
(3) Pintura
(4) Teatro
( ) Predominava o uso de cores como vermelho, azul, dourado e branco, sendo frequentemente aplicada com tinta a óleo ou têmpera sobre madeira ou tela.
( ) Caracterizada pela ornamentação de igrejas, mosteiros e conventos, frequentemente com fachadas simples e pouco detalhadas.
( ) Feitas principalmente em pedra-sabão e madeira, essas obras tinham a função de decorar igrejas e facilitar o doutrinamento religioso.
( ) Teve início com os missionários jesuítas, que utilizavam apresentações para ensinar a nova religião e a língua portuguesa aos indígenas.
6. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nos itens abaixo.
( ) A arte colonial brasileira tinha como principal objetivo expressar aspectos da vida cotidiana dos colonos e suas interações sociais.
( ) A arte colonial era predominantemente religiosa, com a intenção de catequizar a população indígena e promover a religião católica.
( ) As pinturas e esculturas coloniais eram produzidas principalmente para decorar residências particulares, sem foco em propósitos religiosos ou educativos.
( ) A arquitetura colonial brasileira inicialmente apresentava fachadas simples e pouco detalhadas, refletindo uma influência europeia.
7. Observe a imagem para responder à questão.
Nessa obra de Jean Baptiste Debret, é possível ver uma família branca sendo servida por escravizados no Brasil.
Na sua opinião, qual mensagem esta obra de arte visa transmitir? Quais sentimentos e sensações você obtém ao observar a imagem?
8. Quem foram os principais responsáveis pelo início do teatro colonial brasileiro?
a) Povos indígenas.
b) Colonos portugueses.
c) Missionários jesuítas.
d) Holandeses.
9. Como a arte colonial brasileira refletiu o processo de colonização do Brasil?
10. Qual a principal característica da arte colonial?
a) A utilização de técnicas de pintura modernas que destacavam a inovação artística.
b) A representação de deuses e mitos da época colonial, refletindo as crenças e a cosmologia dos colonizadores.
c) O desenvolvimento de estilos que possibilitaram pinturas mais realistas e detalhadas, alinhadas às tendências da arte europeia contemporânea.
d) A ênfase em temas religiosos e figuras sagradas, refletindo a forte influência da Igreja na vida da época.
11. Observe a imagem para responder à questão.
https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/jean-batist-debret-no-brasil.htm
O que a imagem acima representa?
a) A agricultura.
b) A escravidão.
c) A religiosidade.
d) A chegada dos colonos na América.
12. Observe a imagem.
https://observatorio3setor.org.br/noticias/escravos-da-religiao-os-escravizados-pela-igreja-no-brasil
Qual característica da arte colonial podemos destacar nesta imagem?
13. Elabore um relato com suas próprias palavras sobre a arte no período colonial, destacando como ela reflete o modo de vida das pessoas daquela época.
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