Apresentamos uma excelente atividade sobre a Arte no Período Colonial para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Neste período, a arte também desempenhou um papel fundamental na construção da identidade nacional e na expressão das influências socioculturais da época. Conheça, baixe e aplique.
Habilidade BNCC:
(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Manifestações artísticas coloniais brasileiras
Chamamos de arte colonial a arte produzida no Brasil no período em que era uma colônia de Portugal, de 1500 a 1822. Influenciada fortemente pelos europeus, a arte colonial visava, entre outros objetivos, a catequização dos indígenas e a aproximação deles com a religião católica. Por isso, temas religiosos dominavam as manifestações artísticas, incluindo pinturas, esculturas, arquitetura e teatro. Essa arte era principalmente visível na ornamentação de igrejas, mosteiros e conventos.
A Carta de Caminha
A carta de Pero Vaz de Caminha, escrita em 1500, é considerada uma das primeiras manifestações artísticas do Brasil. Com o objetivo de relatar ao Rei de Portugal, Dom Manuel I, suas primeiras impressões sobre as terras recém-descobertas, Pero Vaz usou uma linguagem com descrições detalhadas das paisagens e dos encontros com os povos indígenas de forma quase poética. Ele não apenas relata os fatos, mas também compartilha suas emoções e impressões pessoais sobre o que estava observando e vivenciando.
Arquitetura
A arquitetura no Brasil teve um início simples e discreto, com casas feitas de madeira ou taipa e cobertas por palha. Em construções com mais de um pavimento, era comum encontrar pequenas varandas. As coberturas de telhas de barro também conferiam uma estética diferente. Com o tempo, surgiram capelas que formavam o centro das pequenas vilas fundadas pelos portugueses.
Esculturas
As esculturas desse período eram fortemente ligadas à arte religiosa com a finalidade de facilitar o doutrinamento católico. Feitas em pedra-sabão e madeira, essas obras eram pintadas com cores vibrantes. A escultura colonial brasileira iniciou com a criação de imagens para a decoração de igrejas, capelas e residências.O Teatro Colonial
O teatro brasileiro teve início com os missionários jesuítas, que usavam peças teatrais para ensinar a nova religião e a língua portuguesa aos indígenas. As peças, escritas em tupi, português, espanhol ou latim, apresentavam personagens como santos, demônios e imperadores, além de representar o amor e o temor a Deus. Os atores eram indígenas, futuros padres e brancos, todos amadores, que encenavam as peças em igrejas, praças e colégios.
A Pintura Colonial
Possuía um caráter religioso e usava principalmente vermelho, azul, dourado e branco, frequentemente aplicados com tinta a óleo ou têmpera sobre madeira, ou tela, especialmente nos tetos das igrejas. Com a ocupação holandesa, naturalistas chegaram ao Brasil para registrar a natureza e os costumes locais, mas suas obras não refletiam a identidade cultural brasileira. Eles frequentemente imitavam estilos e técnicas de outras culturas, sem capturar de forma verdadeira a cultura e tradições brasileiras.https://www.tudosaladeaula.com/