Excelente atividade alinhada à BNCC sobre Diversidade Religiosa para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Respeito à Diversidade Religiosa.
Habilidade da BNCC: (EF07ER08) Reconhecer o direito à liberdade de consciência, crença ou convicção, questionando concepções e práticas sociais que a violam. (EF08ER06) Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
DIVERSIDADE RELIGIOSA
Você sabia que a diversidade de religiões ao redor do mundo mostra a necessidade de respeitar e acolher diferentes valores e manifestações de fé?
Cada povo possui suas próprias culturas, como idiomas, gostos, tradições, vestimentas e o tipo de crença. Da mesma forma, a compreensão do Sagrado e as maneiras de cultuá-lo variam entre as religiões. No entanto, um princípio comum a todas as religiões é o respeito ao próximo e à prática da caridade.
As pessoas têm sua maneira particular de expressar sua crença. Assim, a tolerância religiosa é a capacidade de respeitar e permitir a liberdade de fé, assegurando os direitos fundamentais da sociedade. Discriminar alguém por suas crenças religiosas ou desrespeitar publicamente símbolos e objetos de culto caracteriza uma violação desse direito.
A CF e a Liberdade Religiosa
No Brasil, a diversidade religiosa é garantida pela Constituição Federal que assegura a liberdade religiosa e o direito de cada pessoa escolher e praticar a sua religião, sem discriminação ou intolerância. Ela demonstra não haver uma única religião que seja a verdade absoluta e superior às demais, assim como existem diversos locais e culturas, existem diferentes religiões e crenças.
A Constituição Federal, no artigo 5º, inciso VI, estabelece que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, garantindo a livre prática dos cultos religiosos e assegurando, conforme a lei, a proteção dos locais de culto e de suas liturgias. Logo, a liberdade religiosa é um direito garantido a todos os brasileiros e estrangeiros que residem em nosso país.
Para refletir
A diversidade religiosa envolve a aceitação e o respeito mútuo entre pessoas de diferentes crenças, reconhecendo que todas têm o direito de existir, mesmo que algumas sejam vistas com desaprovação ou como diferentes. Por isso, valorizar a diversidade religiosa é um ato de cidadania.
Tudo Sala de Aula, 2024
Atividades
1. Segundo o texto, o que é diversidade religiosa?
2. De acordo com o texto, como se define a tolerância religiosa?
a) A habilidade de respeitar e permitir a liberdade de fé, garantindo os direitos fundamentais da sociedade.
b) A capacidade de ignorar práticas religiosas diferentes da sua.
c) A aceitação de uma religião dominante e superior sobre as demais.
d) O entendimento de que todas as religiões sigam uma mesma crença, garantindo a paz.
3. Durante a abertura das Olimpíadas de Paris, uma apresentação chamou a atenção de muitas pessoas, especialmente daquelas que seguem o Cristianismo. A cena foi realizada por um grupo de drag queens, que decidiu recriar o momento em que Jesus Cristo se reúne com seus apóstolos para fazer a última refeição antes de ele ser preso e crucificado. Veja a imagem desse momento.
Agora, observe os quadros.
Ao analisar os dois quadros, você acredita que existem semelhanças entre eles que poderiam justificar essa confusão? Explique sua resposta.
4. O que caracteriza violação do direito à liberdade religiosa?
5. Sobre os direitos garantidos pela Constituição Federal do Brasil em relação à liberdade religiosa, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.
( ) O direito à liberdade de expressão em qualquer situação.
( ) O direito à intolerância religiosa, assegurando a prática livre dos cultos.
( ) O direito à liberdade de consciência e de crença, assegurando a prática livre dos cultos e a proteção dos locais de culto.
( ) O direito de inibir cultos religiosos que não sejam populares.
6. Conforme o texto, quais os ensinamentos fundamentais compartilhados por todas as religiões?
7. Qual é a importância de compreender as diferenças culturais e religiosas?
8. Observe a imagem para responder à questão.
a) Quais religiões foram citadas na imagem?
b) Você respeita crenças diferentes das suas? Qual é a importância de praticar o respeito e a tolerância religiosa?
9. Observe a imagem para responder à questão.
Qual a mensagem principal do trecho retirado do artigo 5º da Constituição Federal?
a) A liberdade de expressão é limitada no exercício de cultos religiosos.
b) A liberdade de consciência e de crença é inquestionável, com garantia de proteção aos cultos religiosos e seus locais.
c) A Constituição protege a intolerância religiosa, com garantia de proteção aos cultos religiosos.
d) A Constituição permite a prática de qualquer crença, desde que seja aprovada pelo governo.
10. Leia o trecho a seguir.
Com suas palavras, escreva a ideia central apresentada pelo cartaz acima?
11. Observe a imagem para responder à questão.
Imagem: Jornal da USP
O que você compreende ao observar esta imagem? Qual mensagem a imagem visa transmitir?
12. Pinte os quadros que representam ações de respeito à diversidade religiosa.
+ Conteúdos de Ensino Religioso para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.