Nossa equipe elaborou uma excelente Atividade sobr Jesus Cristo, o líder do Cristianismo para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Com o intuito de promover uma reflexão mais aprofundada sobre a importância e influência desse personagem na sociedade, esta atividade visa estimular o pensamento crítico e promover a discussão sobre temas relacionados à religião e cultura. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!
Habilidades BNCC alcançadas:
(EF09ER07) Identificar princípios éticos (familiares, religiosos e culturais) que possam alicerçar a construção de projetos de vida.
(EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças de diferentes tradições religiosas.
(EF07ER04) Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade.
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Jesus: um dos homens mais importantes da história do Cristianismo
Pouquíssimas pessoas ou eventos conseguiram influenciar a humanidade tanto quanto Jesus de Nazaré. Já se passaram mais de dois mil anos e seus ensinamentos ainda continuam vivos e atuais. A história de Jesus é contada na Bíblia principalmente através do Novo Testamento.
O significado do nome Jesus está relacionado à ideia de salvação, refletindo a crença central do Cristianismo de que Jesus Cristo é o Messias, o único Senhor e Salvador, enviado por Deus para redimir a humanidade. Jesus é uma palavra que vem do hebraico, sendo uma das traduções para o português: Javé Salva.
Fontes históricas
Jesus de Nazaré viveu a maior parte de sua vida na região de Galileia (território pertencente, atualmente, ao Estado de Israel) época em que o Estado Romano dominava o mundo. Existem vários escritos da época de Jesus que comprovam sua existência histórica.
Os evangelhos canônicos — Mateus, Marcos, Lucas e João — são considerados pela maioria das igrejas cristãs como livros inspirados por Deus. Foram escritos no século I da era cristã. Esses evangelhos se concentram principalmente na vida adulta, morte e ressurreição de Jesus. Além dos evangelhos, existem também vários registros escritos de romanos e judeus que fazem referência a Jesus.
Quem foi Jesus segundo a História?
Nascimento:
De acordo com os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus, Jesus nasceu em Belém. A tradição religiosa estabelece que ele nasceu de Maria, uma virgem que concebeu Jesus milagrosamente através da ação do Espírito Santo. Segundo essa tradição, o seu nascimento foi anunciado a Maria pelo anjo Gabriel.
Morte:
Jesus era visto como um líder revolucionário, próximo do povo, que pregava sobre amor, caridade e perdão. Por isso, foi considerado uma ameaça para o Império Romano e para os líderes religiosos da época. Sua atuação incomodou as grandes lideranças religiosas judaicas, que estavam atentas às suas pregações e as autoridades romanas preocupadas com a possibilidade de ele incitar uma revolta judaica contra o domínio romano. Judas Iscariotes então traiu Jesus, denunciando-o às autoridades. Após a prisão, Jesus enfrentou uma série de julgamentos, durante os quais foi acusado de blasfêmia contra Deus. Esses julgamentos resultaram em sua condenação à morte por crucificação. Ele foi torturado e forçado a carregar a própria cruz até o Calvário.
Ressurreição:
A ressurreição de Jesus é a fé cristã de que Jesus Cristo retornou à vida no domingo seguinte à sexta-feira na qual ele foi crucificado. É uma doutrina central da fé e da teologia cristã.
Ensinamentos
Jesus pregava sobre amor, caridade e perdão. Ele transmitia suas mensagens por meio de parábolas, que são histórias simples e ilustrativas do cotidiano, cada uma com uma lição ou moral. Entre as parábolas mais conhecidas estão a do Filho Pródigo, a do Bom Samaritano e a do Semeador. Jesus enfatizava a importância da fé e do arrependimento para o perdão dos pecados e instituiu o batismo como um sacramento essencial para os cristãos. Além disso, ensinou a oração do Pai Nosso, amplamente adotada pelos cristãos em todo o mundo.
Érica Sousa / Tudo Sala de Aula