Atividade sobre o Sistema Digestório para o 5º ano

Nesta publicação, preparamos uma excelente atividade de Ciências sobre o Sistema Digestório direcionada aos estudantes do 5º ano. O sistema digestório é um complexo conjunto de órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Este material proporcionará aos seus estudantes um conhecimento mais amplo sobre o assunto. Conheça e aplique com seus alunos gratuitamente. 



Habilidade BNCC alcançada:
(EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

SISTEMA DIGESTÓRIO

Atividade sobre o Sistema Digestório

Todos os dias, consumimos diversos alimentos que percorrem um caminho no nosso corpo para nos fornecer energia por meio dos nutrientes. O sistema responsável por esse processo é o sistema digestório. Ele é composto pelo trato gastrointestinal, que inclui a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, além das glândulas associadas, como as glândulas salivares, fígado e pâncreas.

Processo digestivo

Inicia na boca, onde acontece a digestão mecânica, na qual os alimentos são triturados pelos dentes, e a digestão química, na qual as enzimas salivares quebram os carboidratos, formando o bolo alimentar. O bolo alimentar segue para a faringe, uma estrutura que faz parte tanto do sistema digestório quanto do respiratório, e então para o esôfago, que, por meio de contrações musculares, leva o alimento ao estômago.

Quimo e quilo

No estômago, forma-se o quimo que é a mistura do bolo alimentar com o suco gástrico, substância presente no estômago composta por ácido clorídrico e pepsina. O ácido clorídrico facilita a ação das enzimas, enquanto a pepsina quebra as proteínas em partículas menores. 



O quimo dirige-se ao intestino delgado, dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. É nesse local que acontece a maior parte da digestão e a absorção de nutrientes.

Após ser processado no intestino delgado, o quimo passa a ser chamado de quilo. O quilo segue para o intestino grosso, a última parte do sistema digestório, onde a massa fecal é formada e a água é reabsorvida. As fezes seguem pelo reto, sendo eliminadas pelo ânus para o meio externo.

Larissa Fonteles (Biologia) 
Tudo Sala de Aula


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. A digestão inicia com a quebra dos alimentos 
a) na boca.
b) no estômago.
c) no intestino grosso.
d) no intestino delgado.

2. O processo digestivo começa na boca e é dividido em duas etapas distintas: mecânica e química. Descreva essas duas etapas.
______________________________________

3. Observe a imagem a seguir que mostra o sistema digestório. 

 
O sistema digestório humano é formado pelo trato gastrointestinal e glândulas associadas. Assim sendo, atribua 1 para os órgãos que compõem o sistema gastrointestinal e 2 para as glândulas.

(    ) Faringe.    
(    ) Glândulas salivares.
(    ) Intestino delgado.
(    ) Intestino grosso.
(    ) Boca. 
(    ) Estômago. 
(    ) Esôfago. 
(    ) Pâncreas. 
(    ) Fígado. 




4. O suco gástrico, produzido pelas glândulas gástricas, é um líquido que atua sobre as proteínas, transformando-as em pequenos polipeptídios para sejam absorvidos. O suco gástrico é produzido por qual órgão?


5. Escreva o nome do órgão que produz o suco gástrico.
_______________________________________

6. Nomeie as estruturas da imagem.

 

7. O bolo alimentar é levado para o estômago por meio de contrações musculares feitas pelo
a) estômago.
b) reto.
c) esôfago.
d) pâncreas.




8. Descreva o processo digestório, listando os órgãos e glândulas de acordo com suas funções desde o início até o fim da digestão.
_______________________________________

9. No caça-palavras a seguir, encontre as três porções que compõem o intestino delgado.

 

10. As fezes são os resíduos de alimentos que não foram digeridos nem absorvidos. A formação das fezes ocorre no
a) intestino delgado.
b) intestino grosso.
c) estômago.
d) reto.

11. Mirela terminou de almoçar e comentou que iria fazer um "quilinho". O quilo e o quimo são produtos resultantes da digestão, mas têm características diferentes. Diferencie-os abaixo.
_______________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Por Larissa Fonteles
Tudo Sala de Aula


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊



GABARITO
1A / 2. Os dentes são responsáveis pela quebra mecânica dos alimentos na boca em partículas menores e s enzimas salivares presentes na saliva quebram os carboidratos e formam um bolo alimentar. / 3. (1) Faringe. (1) Estômago. (1) Esôfago. (2) Glândulas salivares. (1) Intestino delgado. (2) Pâncreas. (1) Intestino grosso. (2) Fígado. (1) Boca. / 4B / 5. Estômago. / 6. Boca, esôfago, estômago, intestino grosso (tarjeta direita) e intestino delgado.  / 7C / 8. A digestão inicia na boca, segue pela faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e finaliza com a excreção pelo ânus. / 9. Duodeno, jejuno e íleo. 10. O quimo é a junção do bolo alimentar com o suco gástrico no estômago, enquanto o quilo é resultado do quimo com as substâncias do intestino delgado.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem