Atividade sobre a produção de açúcar no Brasil colonial - 4º e 5º ano

Preparamos uma excelente atividade de História sobre a produção de açúcar durante o período de conolização no Brasil direcionada aos estudantes do 4º e 5º ano. A economia brasileira tem uma longa história ligada à produção e exportação de açúcar. Desde os tempos coloniais, o Brasil se destacou como um dos principais produtores mundiais desse importante produto. Baixe gratuitamente e aplique com seus alunos.


Você pode baixar esta atividade em PDF, pronta para impressão.

A RIQUEZA DO AÇÚCAR NO BRASIL

No século XV, Portugal já havia conquistado a costa ocidental da África e trazido consigo a sua experiência açucareira e no trabalho escravo. Em 1532, os portugueses iniciaram oficialmente a colonização e conquista do território, foi aí que surgiram as primeiras fábricas de açúcar no Brasil.

Ao longo dos anos, a produção de açúcar continuou a se desenvolver e a se modernizar, tornando-se um dos pilares da economia do país. Hoje o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar, ocupando parte significativa do mercado internacional.

TRABALHO ESCRAVO

Durante séculos, a produção de açúcar esteve intrinsecamente ligada ao trabalho escravo. Em países tropicais como o Brasil, o Caribe e a África, a indústria açucareira foi sustentada pela exploração desumana dos escravos. Estes indivíduos eram submetidos a condições de trabalho desumano, incluindo privação de alimentos, castigos físicos e condições de vida extremamente precárias.

Os escravos não recebiam o mesmo tratamento nem desempenhavam as mesmas atividades. Os recém-chegados da África eram designados como "boçais", enquanto os "ladinos" eram aqueles que falavam a língua portuguesa. Também havia os "crioulos", nascidos no Brasil, muitos dos quais eram destinados a funções consideradas mais prestigiadas, como o trabalho doméstico e a supervisão.



LUCROS DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR

O comércio de açúcar foi muito lucrativo nos séculos XVI e XVII, principalmente devido à  crescente procura do produto na Europa. Muitos grupos e indivíduos se beneficiaram da produção e comércio de açúcar durante este período. 

Um dos principais envolvidos nesse benefício foram os proprietários de plantações de açúcar nas colônias do Novo Mundo, especialmente nas Américas, na África e na Ásia. Esses proprietários eram geralmente nobres e comerciantes europeus que investiam na produção de açúcar em grande escala para exportação. Beneficiavam-se não só da venda do açúcar em si, mas também da mão de obra escrava utilizada nas plantações, o que garantia baixos custos de produção.


Tudosaladeaula.com

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO


1. Que país iniciou a colonização e conquista do território brasileiro, trazendo consigo o conhecimento açucareiro?
_______________________________________

2. Conforme o texto, os escravos não eram tratados da mesma forma, assim sendo, os recém-chegados da África que não sabiam falar o português eram chamados de
a) melhores.
b) crioulos.
c) ladinos.
d) boçais.

3. Assim que chegavam, os escravos perdiam o direito de usar o seu nome e eram submetidos a condições de trabalho cruéis. Cite algumas delas.
______________________________________




4. Observe o gráfico abaixo.

 

a) Que cidade do Estado de Minas Gerais foi a maior produtora de cana-de-açúcar no ano de 2016? Quantas toneladas ela produziu?
______________________________________

b) Em que cidade houve a menor produção de cana-de-açúcar?
______________________________________

5. Muitos grupos e indivíduos beneficiaram-se da produção e comércio de açúcar. Marque a alternativa com os principais beneficiados.
a) Escravos que davam a mão de obra.
b) Proprietários de plantações de açúcar.
c) Comerciantes que não investiam.
d) Ladinos que entendiam português.

6. Observe a imagem abaixo.

 

O que essa imagem representa?
a) Um proprietário cansado depois de um longo dia de trabalho.
b) Um proprietário de plantações doente.
c) Um rei sendo castigado pelos escravos. 
d) A exploração do trabalho escravo.




7. O comércio de açúcar foi muito lucrativo nos séculos XVI e XVII. Qual opção abaixo representa esses séculos, respectivamente?
a) 16 e 17
b) 15 e 16
c) 14 e 21
d) 18 e 21

8. Observe a imagem e as palavras do quadro para completar as lacunas da frase a seguir.


A figura retrata a estrutura do __________________ e a ________________ do trabalho _______________ que, ao longo de toda a era _________________, produziram essa mercadoria que resultou no enorme lucro aos ________________ de ________________ e aos comerciantes europeus.

9. Encontre, no diagrama a seguir, as palavras relacionadas à plantação de cana-de-açúcar.


10. Em sua opinião, porque os produtores de cana-de-açúcar preferiam a mão de obra escrava?
______________________________________




Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!
 


Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊


GABARITO
1. Portugal. / 2D / 3. Sugestão de resposta: privação de alimentos, castigos corporais e más condições de vida. / 4. a) Uberaba. 6.267 toneladas. b) Ituiutaba. / 5B / 6D / 7A / 8. engenho de açúcar; exploração; escravo; colonial; proprietários; plantações. / 9. Conferir no diagrama. / 10. Resposta pessoal.

1 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. BOA TARDE, ATIVIDADRE MARAVILHOSA A DE HISTÓRIA. TUDO DE BOM.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem