Atividade de Educação Física sobre Jogos Folclóricos para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Vamos explorar a rica tradição cultural brasileira por meio de brincadeiras que fazem parte do folclore do nosso país. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Jogos Folclóricos.
Objetivo da Aula: Explorar e ensinar jogos folclóricos tradicionais, promovendo o aprendizado sobre a cultura brasileira e a valorização do folclore.
Habilidade da BNCC: (EF67EF03) Experimentar e fruir esportes técnico-combinatórios e esportes de invasão, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo, permitindo múltiplas experiências e o desenvolvimento de uma atitude crítica, reconhecendo e respeitando a pluralidade de ideias e a diversidade cultural humana. (EF89EF06) Identificar, analisar e compreender as possibilidades de vivenciar, na comunidade, a prática de esportes e das demais práticas corporais tematizadas na escola, identificando e analisando os espaços e equipamentos públicos disponíveis e acessíveis para a vivência dessas manifestações, compreendendo as diferenças entre o esporte dentro e fora da escola, assim como a relação entre esporte, saúde coletiva, lazer e mundo do trabalho.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
JOGOS FOLCLÓRICOS
Os Jogos Folclóricos, popularmente conhecidos por brincadeiras folclóricas ou até mesmo brincadeiras de rua, são atividades lúdicas que nasceram da cultura popular de uma comunidade, fazendo assim parte dos costumes e hábitos populares. Eles são passados de geração em geração, tornando-se patrimônio cultural do povo.
Esses jogos desenvolvem os movimentos físicos básicos, como correr, saltar, trepar, dentre outros. Envolvem também o raciocínio, a musicalidade e interpretação de papéis. Por muitas vezes, sua prática não exige especificidades, podendo assim ser realizada em quase todos os lugares.
Escola e Comunidade
Quando os jogos folclóricos são aplicados nas escolas, eles oferecem aprendizagens lúdicas e auxiliam no desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos, permitindo-nos conhecer os costumes e a história de um povo através de suas brincadeiras. Fora do ambiente escolar, esses jogos são uma forma de entretenimento, integração social e promoção de saúde, pois todas as idades podem participar de suas interações.
Exemplos de Jogos Folclóricos
• Amarelinha: Conhecida em algumas regiões brasileiras como “macaca”, é um jogo que consiste em pular sobre um desenho no chão (quadrados numerados, geralmente de 1 a 10), alternando o uso dos pés, não pisando nas linhas e usando objetos para arremessos.
• Bola de gude: Também conhecida como “bila”, entre outros nomes dependendo da região, é um jogo onde o participante lança pequenas esferas de vidro para percorrer percursos ou até mesmo acertar a “bila” dos outros participantes.
• Pipa: Conhecida popularmente também como papagaio, é uma atividade que envolve manter no ar, com auxílio do vento, uma estrutura de papel (ou plástico), linhas e varetas (madeira), essa atividade é uma das poucas que necessariamente precisa ser realizada em ambiente aberto e com segurança.
• Cinco Marias ou jogo de pedrinhas: É um jogo que consiste em jogar para o ar cinco pedrinhas ou saquinhos (geralmente recheados de areia) e pegá-los em diferentes sequências.
• Queimada: Também conhecido por “carimba”, é um jogo de equipe onde os participantes tentam acertar os jogadores adversário com uma bola, eliminando-os do jogo ou os tirando temporariamente.
Refletindo
Esses jogos oferecem uma oportunidade única das pessoas se reconectarem com suas raízes culturais e manterem vivas suas tradições culturais, além de ser uma prática saudável de se exercitar e se divertir.
Dayvison Andrade, 2024
Atividades
1. Conforme o texto, qual a origem dos jogos folclóricos?
2. Segundo o texto, as regras dos jogos folclóricos
a) sempre mudam.
b) nunca mudam.
c) são as mesmas em todos os lugares.
d) são difíceis de compreender.
3. Quais são os principais benefícios oriundos dos jogos folclóricos para a saúde humana?
4. Você já participou de algum jogo folclórico? Se sim, qual?
5. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo principal dos jogos folclóricos.
a) Testar habilidades motoras.
b) Competição entre os participantes.
c) Preservar as tradições culturais e promover a socialização.
d) Substituir as atividades esportivas modernas.
6. Segundo o texto, qual a aplicação desses jogos nas escolas?
a) Para praticar atividades de laboratório.
b) Ajudar as crianças a desenvolverem habilidades motoras, cognitiva e sociais.
c) Para ensinar apenas matemática aos alunos.
d) Para substituir as aulas tradicionais de educação física.
7. Qual dos jogos abaixo é exemplo de jogo folclórico?
8. Segundo o texto, quais são os benefícios dos Jogos Folclóricos fora do ambiente escolar?
9. Identifique qual das imagens abaixo representa o jogo folclórico queimada?
Leia o texto e resolva a questão.
10. O texto acima apresenta um jogo folclórico através de um texto
a) narrativo.
b) instrucional.
c) dissertativo.
d) argumentativo.
11. Cite pelo menos dois jogos folclóricos que são práticos em sua comunidade.
+ Conteúdos de Educação Física para os Anos Finais
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.