Atividade de Ensino Religioso - Personagens das Festas Juninas - 6º e 7º ano

Apresentamos uma excelente Atividade de Ensino Religioso sobre os Personagens das Festas Juninas para os estudantes do 6°e 7° ano. Nessa época do ano, são celebrados diversos personagens, como Santo Antônio, São João e São Pedro, que são personagens centrais dessas festividades. Venha conhecer, baixar e aplicar em sala de aula!


Você pode baixar esta atividade em PDF, pronta para impressão.

Festa Junina

As festas juninas são eventos tradicionais do calendário brasileiro e mostram o retrato da diversidade cultural do país. As comemorações das festas juninas sempre acontecem durante o mês de junho. Três santos populares são celebrados: São Pedro, Santo Antônio e São João. Os três santos foram escolhidos para serem comemorados na festa junina porque eram os santos mais populares do mês de junho.

São Pedro

São Pedro também tem parte de sua vida registrada pelo Novo Testamento. Era um pescador no mar da Galileia. Foi chamado por Cristo para tornar-se "pescador de homens". Seu nome original era Simão, mas Jesus deu-lhe o título de Kephas, que, em língua aramaica, significa "pedra", assim, foi chamado Pedro. O nome se origina quando Simão declarou "Tu és Cristo, o filho de Deus vivo”. Pedro foi um dos apóstolos de Jesus Cristo e, para a fé católica, é considerado o primeiro papa da igreja. São Pedro é homenageado por último, no dia 29 de junho, supostamente o dia de seu falecimento. 

Santo Antônio

Santo Antônio, conhecido como Santo Casamenteiro, é amplamente popular em Portugal e no Brasil, cercado por simpatias, folclore e tradições populares. Ele faleceu em 13 de junho de 1231, tornando-se o dia em que é homenageado. Nasceu em Lisboa, em 1195, sendo batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Em 1220, trocou o nome para Antônio, ingressando na Ordem Franciscana. Padroeiro dos pobres e considerado o Santo Casamenteiro, também é invocado para achar objetos perdidos.



São João

A festa em homenagem a São João é em 24 de junho, dia de seu nascimento. Em geral, os dias consagrados aos santos são aqueles em que eles morreram. No caso de São João, acontece o contrário: comemora-se o seu nascimento, que teria sido em 24 de junho de ano desconhecido. João foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Era filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, parente da mãe de Jesus. João apareceu como pregador itinerante em 27 d.C.  São João era só seis meses mais velho que Jesus e de acordo com historiadores, ele teria se tornado um profeta que anunciou Cristo como “Cordeiro de Deus''. Ele é conhecido no Cristianismo como “a voz que grita no deserto'' tendo sido testemunha da Luz, que no caso é Jesus.

Refletindo

Respeitar e preservar as tradições religiosas é essencial para a promoção de uma sociedade mais harmônica. Quando valorizamos e honramos as práticas e crenças religiosas, reconhecemos a importância da diversidade e fomentamos um ambiente de respeito e compreensão mútua. As festas juninas são uma oportunidade de reforçar laços comunitários, compartilhar valores e celebrar a fé de maneira festiva e inclusiva.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/
https://educacao.uol.com.br/noticias - Adaptado por TSA


1. Santo Antônio é conhecido por qual título popular?
a) Santo Milagreiro.              
b) Santo Casamenteiro.
c) Santo Protetor.              
d) Santo Viajante.

2. Quais são os três santos populares celebrados nas festas juninas?
a) São Paulo, São José e São João.
b) Santo Antônio, São João e São Pedro.
c) Santo Antônio, São Lucas e São Pedro.
d) Santo Amaro, São João e São Pedro.




3. Explique a importância de São Pedro na tradição cristã.
________________________________________

4. Segundo o texto, como o respeito às tradições religiosas pode contribuir para uma sociedade mais harmônica?
________________________________________

5. Segundo o texto, quais são as principais características de São João na tradição cristã?
________________________________________

6. Marque V para verdadeiro e F para falso nos itens abaixo.
(     ) As festas juninas, no Brasil, ocorrem principalmente no mês de junho.
(     ) Os três santos populares celebrados nas festas juninas são: Santo Antônio, São Paulo e São Pedro.
(     ) São Pedro era originalmente chamado de Simão, antes de ser renomeado por Jesus.
(     ) Santo Antônio é conhecido como o Santo Casamenteiro e é homenageado no dia 29 de junho.
(     ) São João Batista é celebrado no dia 24 de junho, data de seu nascimento, ao contrário da maioria dos santos comemorados no dia de sua morte.
(     ) São João Batista era filho de Zacarias e Isabel.




7. Na sua opinião, qual a importância de conhecer outras tradições religiosas? Por que é essencial respeitar as diversas crenças religiosas?
________________________________________

8. Por que os três santos mencionados no texto foram escolhidos para serem comemorados na festa junina?
________________________________________

9. Escreva os dias do mês de junho que marcam períodos importantes das festas juninas.

a) Dia de São Pedro: _____________________

b) Dia de Santo Antônio: __________________

c) Dia de São João: ______________________




10. Associe cada santo às suas características.

( 1 ) São João.

( 2 ) São Pedro.

( 3 ) Santo Antônio.

(     ) Conhecido como Santo Casamenteiro, é muito popular em Portugal e no Brasil, cercado por simpatias, folclore e tradições populares.
(     ) Era um pescador no mar da Galileia. Foi chamado por Cristo para tornar-se "pescador de homens". 
(     ) De acordo com historiadores, ele teria se tornado um profeta que anunciou Cristo como “Cordeiro de Deus''.

11. Abaixo, você encontrará três desenhos representando os santos celebrados nas festas juninas: Santo Antônio, São João e São Pedro. Utilize suas cores favoritas para colorir cada desenho, deixando-os bonitos e festivos. Ao terminar, escreva uma breve descrição sobre cada santo, considerando a sua importância nas festas juninas.




Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!

 

Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊


GABARITO
1B / 2B / 3. Foi um dos apóstolos de Jesus Cristo e é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica. Segundo a Bíblia, Jesus o renomeou Pedro, que significa "pedra". Ele é celebrado em 29 de junho, supostamente o dia de seu falecimento. / 4. Para uma sociedade mais justa e harmônica ao promover a compreensão e o respeito mútuo das crenças religiosas. / 5. Ele é conhecido por ter anunciado Jesus como o "Cordeiro de Deus" e por ser "a voz que grita no deserto". Seu papel como profeta que prepara o caminho para Cristo é central na tradição cristã. / 6. V, F, V, V, V  / 7. Resposta pessoal. / 8.Os três santos foram escolhidos porque são os mais populares no mês de junho, e cada um tem uma importância particular e um dia específico de celebração no calendário junino. (Professor, destaque que essa cultura de celebração junina está associada apenas aos católicos). / 9. a) 29 de junho. b) 13 de junho. c) 24 de junho. / 10. 3, 2, 1. / 11. Resposta pessoal. 

1 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem