Atividade de Ensino Religioso sobre Ritos Religiosos para os estudantes do 6°, 7°, 8° e 9° ano. Entender os rituais e cerimônias de diferentes religiões é fundamental para promover a compreensão e respeito à diversidade cultural e religiosa em nossa sociedade. Conheça, baixe gratuitamente e aplique em sala de aula.
Planejamento para o professor:
Objetivo: Identificar ritos e conhecer suas funções em diferentes manifestações Religiosas. Habilidade BNCC: (EF04ER02) Identificar ritos e conhecer suas funções em diferentes manifestações e organizações religiosas.
RITOS RELIGIOSOS: O QUE SÃO E POR QUE SÃO IMPORTANTES
Os ritos religiosos são definidos como costumes que se repetem ao longo do dia ou de um período específico. Eles são símbolos que buscam expressar algum sentimento de fé e de devoção do fiel. Esses ritos muitas vezes envolvem gestos específicos, textos sagrados e símbolos que ajudam a transmitir valores, crenças e conexão com o divino. São maneiras pelas quais as comunidades religiosas se unem para expressar sua fé e se conectarem espiritualmente.Tipos de Ritos Religiosos:
Ritos de passagem: São aqueles que marcam momentos importantes na vida das pessoas. Os ritos de passagem são celebrações que marcam mudanças de posição de uma pessoa em sua vida pessoal e comunitária. Os mais comuns são nascimentos, mortes, passagem para a fase adulta e casamentos.
Batismo: O batismo é como um grande banho de boas-vindas à religião quando um bebê ou adulto é batizado. As pessoas são mergulhadas na água, que simboliza a pureza e a nova vida na religião. É como se elas estivessem começando uma jornada espiritual.
Feitura de Santo: A feitura de santo é um momento ritual do candomblé onde os fiéis são iniciados no culto aos orixás. Essa iniciação funciona como um rito de passagem: a morte de uma vida comum para se tornar um instrumento do seu orixá. Quem passa por esse ritual precisa ficar em completo silêncio, isolado e segregado de sua família, realizando as oferendas aos orixás, dedicando a eles seu amor e seu corpo. São consumidos alimentos especiais, relacionados ao orixá com o qual cada pessoa se conecta, e ensinados os seus cantos.
Refletindo
Portanto, os ritos religiosos são gestos, palavras, cantos, sinais e repetições presentes em uma cerimônia. O conjunto de todos esses gestos ou ações é definido como ritual, sendo esse o agrupamento de atitudes repetitivas que canalizam as emoções dos fiéis. Assim, cada pessoa tem o direito de exercer qualquer rito sagrado e ser respeitado pelo seu próximo, porque a tarefa de permitir e de tolerar é um ato de cidadania.
Referência de pesquisa: Tudo Sala de Aula e Nova Escola – Adaptado e reescrito por Erica Sousa
Não estou conseguindo baixar
ResponderExcluirAgradecemos por todo carinho!
Excluir