Excelente atividade de Língua Portuguesa de Interpretação e Compreensão de texto sobre o “Dia da Mulher”, direcionada aos alunos do 8º e 9º ano. Este material tem como objetivo promover a compreensão crítica sobre o papel das mulheres na sociedade, enquanto desenvolve habilidades linguísticas importantes. A seleção diversificada de textos, como poema, notícia, tirinha, cartaz, oferecerá aos estudantes a oportunidade de explorar temas como igualdade de gênero, conquistas e desafios femininos. Conheça, baixe e aplique em sala de aula.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Dia da Mulher.
Objetivo da Aula: Promover a reflexão e valorização do Dia da Mulher.
Habilidade da BNCC: (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Atividade de Português sobre o Dia da Mulher para o 8º e 9º ano
Leia o texto a seguir e resolva as questões 1 – 5.
1. Que data comemorativa é apresentada nesse texto? Qual quadrinho fornece evidência para comprovar essa conclusão?
2. Qual o assunto predominante abordado na tirinha?
3. Apresente, segundo o texto, as razões pelas quais levaram as mulheres às ruas?
4. Alexandre Beck é o criador das famosas tirinhas de Armandinho, um menino de cabelos azuis e de frases simples e contestadoras. Entretanto, nesse texto, a personagem principal é Fernanda, sua amiga, que aborda um tema muito importante. Para você, houve avanços em decorrência das lutas das mulheres por melhores condições? Se sim, cite alguns avanços.
5. No trecho: “… muito ainda temos pela frente!”, a palavra grifada estabelece ideia de
a) adição.
b) oposição.
c) intensidade.
d) tempo.
Leia o poema e responda às questões.
A MULHER
A mulher é uma incógnita,
Um monumento à dúvida.
Num dia é linda,
No outro, mais ainda.
A mulher é brisa,
É perfume de flor,
É viço da vida,
Doce do mundo.
A mulher é notícia boa,
É colírio, deslumbramento.
É desejo esculpido, poesia.
A mulher é linda, sempre.
Mário Nhardes
6. O poema faz uso de uma figura de linguagem visando destacar a beleza da mulher de maneira intensificada. Qual é essa figura de linguagem?
a) Metáfora.
b) Metonímia.
c) Eufemismo.
d) Hipérbole.
7. Localize no poema uma palavra que significa:
a) Aroma ____________________
b) Juventude _________________
c) Desconhecida ______________
d) Continuamente _____________
8. Segundo o poema, a mulher
a) possui uma beleza estática e imutável.
b) é descrita como complexa para a compreensão.
c) tem características superficiais e passageiras
d) apresenta inconstância em suas emoções.
Leia o texto e responda.
O INCÊNDIO EM NOVA YORK
No dia 25 de março de 1911 aconteceu um incêndio na fábrica de roupas Triangle Shirtwaist, em Nova York, nos Estados Unidos. Foi um grande acidente industrial que causou a morte de centenas de pessoas, com um número estimado entre 130 a 150 trabalhadores, em sua grande maioria mulheres.
As pessoas morreram queimadas, isso porque as portas das oficinas na fábrica de tecido eram trancadas para impedir a saída dos funcionários durante as pausas dos turnos. As condições de trabalho também eram péssimas, com cargas horárias extensivas, salários muito baixos e locais insalubres.
O evento do incêndio ficou marcado na história e foi associado ao mês de março.
https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Marco/a-historia-do-dia-internacional-da-mulher
9. Qual a finalidade principal do texto?
a) Entreter.
b) Informar.
c) Convencer.
d) Instruir.
10. Responda de acordo com o texto:
a) Qual o assunto principal do texto?
b) Qual fato foi responsável pela morte de inúmeras pessoas, em sua maioria mulheres, nesse incêndio?
c) Como eram as condições de trabalho nessa fábrica?
d) Localize no dicionário ou na internet o significado da expressão “locais insalubres” e escreva abaixo.
Leia e responda.
11. Quais são as qualidades atribuídas às mulheres nessa campanha publicitária? Você concorda com essas características relacionadas a elas?
12. Qual foi o órgão responsável pela propaganda?
Leia a notícia a seguir e responda.
Diferença salarial entre homens e mulheres vai a 22%, diz IBGE
Brasileira recebe, em média, 78% do salário masculino.
A diferença de remuneração entre homens e mulheres, que vinha em tendência de queda até 2020, voltou a subir no país e atingiu 22% no fim de 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que uma brasileira recebe, em média, 78% do que ganha um homem.
Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve apresentar um projeto de lei para garantir remuneração igual entre homens e mulheres que exercem a mesma função.
Na teoria, a diferença já é proibida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas faltam mecanismos que garantam que a lei seja cumprida.
Segundo especialistas, entre as possíveis explicações para o aumento recente na diferença da remuneração está o fato de a pandemia ter sido mais difícil para as mulheres, que, em muitos casos, deixaram o emprego para cuidar da casa e da família.
A coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Economia da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, Lucilene Morandi, afirma que outra possível explicação decorre de a crise no setor de serviços – que emprega mais mulheres – ter sido mais intensa durante a pandemia do que na indústria e no agronegócio.
A economista acrescenta que medidas como as que devem ser anunciadas hoje pelo presidente são importantes por deixar claro que o Estado está preocupado com a desigualdade de gênero e que pensará em políticas que reduzam o problema.
Ela pondera, porém, que a lei não terá como interferir em casos em que uma empresa prefere promover um homem por considerá-lo mais capaz de assumir uma posição de comando devido ao gênero.
https://www.cnnbrasil.com.br/economia/diferenca-salarial-entre-homens-e-mulheres-vai-a-22-diz-ibge/
13. A notícia apresenta um fato que ainda preocupa a sociedade: a diferença salarial entre homens e mulheres. Para garantir a mesma remuneração salarial independente do gênero, o texto noticia
a) a criação de novas leis que proíbem a diferença de salários.
b) a dificuldade de encontrar empregos com salários mais altos.
c) a criação de um projeto que visa garantir o cumprimento da lei.
d) as causas da baixa remuneração da mulher no mercado de trabalho.
14. No último parágrafo, a economista Lucilene Morandi retoma seu argumento de que as medidas anunciadas pelo presidente são importantes sobre o papel do Estado. Tal retomada, revelada pela conjunção “porém”, demonstra uma ideia de
a) conclusão.
b) oposição.
c) explicação.
d) finalidade
Leia e responda.
15. O tema apresentado pelo texto é sobre
a) o fim da violência urbana nas cidades.
b) as consequências de um casamento abusivo.
c) as discriminações das mulheres no trabalho.
d) o combate à violência contra as mulheres.
+ Conteúdos de Português para o 8° e 9° Ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Feito por Redação Tudo Sala de Aula
O site Tudo Sala de Aula é formado por profissionais especializados em diversas áreas da educação, comprometidos com a criação de conteúdos que fortalecem o trabalho pedagógico dos professores.