Atividade sobre a Campanha da Fraternidade 2024

A equipe Tudo Sala de Aula elaborou uma excelente Atividade de Ensino Religioso sobre a Campanha da Fraternidade 2024 com texto de apoio. Este um importante evento anual promovido por algumas denominações cristãs que busca conscientizar e mobilizar a sociedade em torno de temas relevantes para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Venha conhecer, baixar gratuitamente e aplicar em sala de aula.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

Habilidades BNCC alcançadas:

(EF08ER01) Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pessoais e coletivas. (EF08ER06) Analisar práticas, projetos e políticas públicas que contribuem para a promoção da liberdade de pensamento, crenças e convicções. (EF09ER01) Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.


Leia o texto e responda.

A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024


Atividade sobre a Campanha da Fraternidade 2024


O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Amizade social” e tem como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O seu objetivo geral é contribuir para nos despertar sobre o valor e a beleza da Fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social. Esse objetivo nos desafia a superar a cultura da indiferença para com os outros, que nos torna como que portadores do mal da cegueira, da insensibilidade nos proporcionando uma atitude de descaso diante das necessidades alheias.  O tema da Amizade social nos convida a refletir sobre as causas dos conflitos, a hostilidade nas relações humanas e a agressividade interpessoal. Onde não há a experiência da amizade, pode haver não somente a indiferença, mas também a violência. São dois graves males.  

O tema da CF 2024 nos convida a promover abertos vínculos de amizade, capazes de estimular a comunhão, a reconciliação entre as pessoas e o espírito fraterno favorecendo a promoção do bem comum. Dessa forma a amizade autêntica não é um bem privado e fechado entre duas pessoas ou mais, mais tem uma responsabilidade social. A experiência da amizade aberta estimula a construção de pontes entre pessoas e grupos. É dessa forma que fomentamos o desafio do diálogo que promove a cultura do encontro. 

 


A origem do tema “amizade social”

O tema da Campanha da Fraternidade de 2024 é inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti: sobre a fraternidade e a amizade social – do Papa Francisco – publicada no ano 2020. Num mundo marcado por múltiplas formas de violências, grupos fechados e tendências extremistas (ideológicas, políticas, religiosas), somos chamados a promover a experiência da Amizade aberta que ultrapassa barreiras e promove o diálogo, a solidariedade, a comunhão, a compaixão, a justiça, a paz e a harmonia entre as pessoas.  

 
O Papa Francisco persiste em seu sonho dizendo: “Desejo ardentemente que, neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade… Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente; precisamos duma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar em frente. Como é importante sonhar juntos! Sozinho, corres o risco de ter miragens, vendo aquilo que não existe; é juntos que se constroem os sonhos. Sonhemos como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a própria voz, mas todos irmãos” (FT,8).

Fonte: https://www.cnbb.org.br/campanha-da-fraternidade-2024-introducao-geral-parte-1/
(Acesso por TSA em 19/02/2024) 


ATIVIDADE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU


1. Qual é o lema da Campanha da Fraternidade de 2024 e qual é sua origem bíblica?
______________________________

2. Para você, o que o tema “amizade social” lhe transmite?
______________________________

3. Conforme o texto, explique como a cultura da indiferença pode contribuir para a cegueira e insensibilidade em relação às necessidades alheias.
______________________________


4. Como a amizade social, segundo a Campanha da Fraternidade 2024, pode ser vista como uma responsabilidade social e não apenas um bem privado?
______________________________

5. Quais são os dois graves males mencionados no texto relacionados à ausência da experiência da amizade?
______________________________

6. De que maneira a amizade aberta pode estimular a construção de pontes entre pessoas e grupos, promovendo o diálogo e a cultura do encontro?
a) Promover a indiferença e a honestidade entre pares.
b) Despertar sobre a valorização do espírito fraterno. 
c) Estimular a hostilidade nas relações humanas.
d) Ignorar a cultura do encontro. 

7. Como podemos participar ou apoiar essas iniciativas religiosas em nossa comunidade?
_____________________________


8. Qual imagem abaixo melhor se relacionada com o tema da Campanha da Fraternidade 2024?



9. Independentemente da religião, o tema da Campanha da Fraternidade alcança a todos. Observe o trecho a seguir da fala do líder da Igreja Católica:

“Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente; precisamos duma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar em frente.”

Papa Francisco

Qual alternativa abaixo descreve a mensagem principal desse trecho?
a) Promover a vida isolada na sociedade brasileira.
b) Construir miragens e estimular a honestidade.
c) Sonhar juntos como uma única humanidade.
d) Promover a dignidade humana e desconsiderar a coletividade.


10. Para você, quais ações podem ser realizadas pelos governantes visando contribuir com a fraternidade e a amizade social no Brasil?
_____________________________


11. Desenhe ou escreva algo que represente a amizade e a fraternidade para você.




Desafio coletivo: varal da fraternidade

Crie mensagens, desenhos ou poemas que expressam o conceito de fraternidade. Cada mensagem deve ser pequena o suficiente para ser pendurada em um varal e posteriormente ser exposta na sala. 

Modelo:




Acesse outros conteúdos semelhantes.



Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊

GABARITO
1.  Lema da Campanha da Fraternidade de 2024 e sua origem bíblica: “Vos sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8).. / 2. Resposta pessoal. / 3. Pode levar as pessoas a ignorarem as necessidades alheias, tornando-as como que portadoras do mal da cegueira emocional e insensibilidade. / 4. Como uma responsabilidade social. Ela envolve a promoção de vínculos de amizade abertos que estimulam a comunhão, a reconciliação e contribuem para o bem comum. / 5. Indiferença e Violência. / 6B / 7. Resposta Pessoal. (Sugestão: Para participar ou apoiar essas iniciativas em nossa comunidade, podemos procurar informações sobre esses grupos em nossa cidade, participar de eventos ou campanhas promovidas por eles, e também fazer doações ou contribuir com trabalho voluntário.) / 8D / 9C / 10. Resposta Pessoal. / 11. Resposta pessoal. 

2 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem