A equipe Tudo Sala de Aula preparou esta excelente Atividade de Língua Portuguesa sobre o Gênero Textual Reportagem para os alunos do 6° e 7° ano envolvendo diversas habilidades da BNCC. Venha conhecer e aplique com seus alunos.
Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Reportagem.
Objetivo da Aula: Identificar e localizar informações em textos jornalísticos, estabelecendo relações entre os termos utilizados e inferindo seus significados de acordo com o contexto textual.
Habilidade da BNCC: (EF69LP03) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Leia o texto a seguir e responda às questões.
MÚMIAS DE RATOS SÃO ENCONTRADAS EM AMBIENTE HOSTIL NO TOPO DAS MONTANHAS DOS ANDES
Condições nos locais são extremas, com temperaturas congelantes de até 40 graus Celsius negativos.
Uma espécie de rato com orelhas de folha, chamado Phyllotis Vaccarum, surpreendeu os cientistas ao fazer dos cumes das montanhas dos Andes o seu lar. O rato detém o recorde de mamífero vivo em local mais alto.
Com temperaturas congelantes de até 40 graus Celsius negativos e vegetação centenas e às vezes milhares de metros abaixo do topo das montanhas, os cumes das montanhas dos Andes mantêm um ambiente extremamente hostil. Então, como uma espécie de rato com orelhas de folha fez desta terra árida seu lar?
Essa é a pergunta que uma equipe de cientistas da Argentina, Chile, Bolívia e Estados Unidos está tentando responder depois de descobrir 13 ratos mumificados em altitudes acima de 6 mil metros no planalto do Atacama, no Chile e na Argentina. A descoberta prova ainda mais que a espécie é o mamífero que vive mais alto no mundo, de acordo com o estudo publicado recentemente na Current Biology.
Os ratos, chamados Phyllotis Vaccarum, são comumente encontrados vivendo nas montanhas dos Andes, em altitudes mais baixas, até o nível do mar. Em 2020, um rato vivo foi registrado no cume do Llullaillaco, um vulcão com 6.739 metros de altitude na fronteira com o Chile. Atualmente detém o recorde mundial de mamífero vivo em local mais alto, disse Jay Storz, co-autor do estudo novo e de 2020.
A descoberta do rato vivo estimulou Storz a realizar expedições em 21 vulcões diferentes. Os 13 ratos mumificados foram encontrados nos vulcões Salín, Púlar e Copiapό.
“Cada vez que encontramos algo nessas altitudes extremas, ficamos completamente impressionados”, disse Storz, professor de biologia na Universidade de Nebraska-Lincoln. “É realmente difícil exagerar o quão inóspitos são esses ambientes.”
Além disso, o ambiente foi descrito como semelhante ao de Marte. Em 2021, investigadores da Nasa estudaram o ambiente em um esforço para “compreender como os blocos de construção da vida podem responder às condições marcianas ao longo do tempo”, de acordo com o seu site.
Múmias de ratos liofilizados
Embora as condições não sejam ideais para criaturas vivas, elas criam condições perfeitas para preservação, já que os ratos são essencialmente liofilizados, disse Storz. Em circunstâncias normais, é difícil encontrar ratos mumificados, uma vez que a maioria das mortes é causada por predadores. Mas no alto das montanhas os ratos não têm predadores.
Os pesquisadores realizaram datação por radiocarbono — um método que usa a quantidade de carbono do material do organismo para estimar sua idade — que indicou que as múmias mais antigas não tinham mais de 350 anos, enquanto algumas poderiam ter morrido recentemente, de acordo com o estudo.
A vida em ambientes extremos
O rato com orelhas de folha pesa em média 55 gramas. Com mais pesquisas, os cientistas esperam aprender como o pequeno rato consegue manter uma temperatura corporal estável em altitudes tão elevadas, quando a taxa de perda de calor poderia levar o camundongo à hipotermia e à morte em poucos minutos, disse Fabián-Ruperto.
Uma das principais razões para o sucesso da espécie pode ser a sua adaptabilidade em altitudes mais elevadas, onde se observou que os ratos são ativos durante o dia, em vez de noturnos como os seus homólogos de baixa altitude, disse Storz.
https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/mumias-de-ratos-sao-encontradas-em-ambiente-hostil-no-topo-das-montanhas-dos-andes/ (Adaptado por Tudo Sala de Aula em: 12/02/2024)
Atividades
1. Os meios de comunicação são ferramentas que possibilitam a comunicação entre as pessoas por meio da transferência de informações. Assim sendo, em qual meio de comunicação esse texto foi publicado?
2. Qual o gênero do texto? Justifique sua resposta.
3. A finalidade do texto é:
a) mostrar um argumento para defender a presença de animais no topo das montanhas.
b) apresentar a descoberta da existência incomum de ratos nos cumes de montanhas.
c) explorar a possibilidade de vida em ambientes extremos como nas montanhas dos Andes.
d) narrar a relação entre líquenes e a dieta dos ratos nos cumes das montanhas.
4. No quadro abaixo, escreva as informações pedidas de acordo com as perguntas.
5. Segundo o texto, quais países fazem parte da equipe de cientistas que estudam a presença de ratos mumificados em altitudes acima de 6 mil metros?
6. Qual o fato responsável pela publicação do texto?
a) A descoberta de uma nova espécie de rato nos cumes das montanhas dos Andes.
b) A pesquisa sobre as condições extremas nos cumes das montanhas dos Andes.
c) O registro de um rato vivo da espécie Phyllotis Vaccarum no cume das montanhas dos Andes.
d) A comparação do ambiente nas montanhas dos Andes com as condições em Marte pela NASA.
7. Segundo o texto, o que o estudo publicado recentemente na “Current Biology” revelou?
8. As aspas empregadas em: “Cada vez que encontramos algo nessas altitudes extremas, ficamos completamente impressionados.” servem para indicar
a) a fala do autor do texto.
b) o discurso do entrevistado.
c) a fala do personagem principal.
d) uma expressão da linguagem formal.
9. Indique, conforme o texto, a que ou a quem as expressões destacadas estão se referindo.
a) “…de folha fez desta terra árida seu lar?” (1º parágrafo)
b) “… enquanto algumas poderiam ter morrido recentemente…” (8º parágrafo)
c) “… onde se observou que os ratos são ativos…” (Último parágrafo)
10. No fragmento: “… enquanto algumas poderiam…”, a palavra destacada indica circunstância de
a) modo.
b) intensidade.
c) lugar.
d) tempo.
11. Por que os ratos nos cumes das montanhas dos Andes não têm predadores?
12. A expressão “Phyllotis Vaccarum” é um exemplo da linguagem
a) coloquial.
b) científica.
c) vulgar.
d) técnica.
13. Use um dicionário ou pesquise na internet os significados das seguintes palavras.
a) Liofilizado.
b) Hipotermia.
14. Leia os trechos a seguir retirados do texto e assinale a palavra cujo significado melhor se relaciona com a palavra destacada.
a) “… exagerar o quão inóspitos são esses ambientes…”
( ) Agressivo
( ) Agradável
( ) Oportuno
b) “… um rato vivo foi registrado no cume…”
( ) Pico
( ) Vértice
( ) Face
c) “… encontramos algo nessas altitudes extremas…”
( ) Exagerado
( ) Longe
( ) Intenso
15. Como os cientistas esperam entender melhor como um pequeno rato consegue manter uma temperatura corporal estável em altitudes tão elevadas?
16. Qual método foi utilizado para determinar a idade das múmias de ratos?
a) Datação por radiocarbono.
b) Contagem de anéis nas orelhas.
c) Observação do desgaste dos dentes.
d) Análise do DNA do animal.
17. Releia:
“Além disso, o ambiente foi descrito como semelhante ao de Marte.
A expressão destacada foi empregada para indicar uma
a) adição de ideias.
b) oposição de argumentos.
c) explicação já mencionada.
d) conclusão do pensamento.
+ Conteúdos de Português para o 6° e 7° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Por favor, não compartilhe o PDF!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Maurício Araújo
Especialista em Língua Portuguesa, em Marketing e Mídias Digitais e em Gramática de Revisão Textual.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.