Atividade de Medidas de Capacidade - 4º e 5º ano

A equipe Tudo Sala de Aula elaborou uma excelente Atividade de Matemática sobre Medidas de Capacidade para os estudantes do 4°e 5° ano. Consideramos este tema fundamental para o entendimento de conceitos matemáticos básicos no dia a dia das pessoas. Através de uma abordagem prática e lúdica, os alunos poderão compreender melhor o assunto. Venha conhecer e aplique em sala de aula!


Você pode baixar esta atividade em PDF, pronta para impressão.

Habilidades BNCC:

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local. (EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



1. Observe a imagem abaixo.


Quantos copos iguais aos da imagem serão necessários para deixar a jarra de suco vazia?
a) 5 copos.
b) 10 copos.
c) 15 copos.
d) 20 copos.

2. Igor comprou um aquário com capacidade de 72 litros. Para enchê-lo de água, ele usou um recipiente que tinha em casa com capacidade de 4 litros. Quantas vezes Igor colocou água no aquário para deixá-lo cheio?


Resposta:________

3. Heloísa comprou uma caixa de leite e uma mamadeira nova para seu filho.


Tendo em vista que Heloísa encheu a mamadeira 6 vezes para deixar a caixa de leite vazia, qual a capacidade da caixa de leite?
a) 0,5L.
b) 1L.
c) 1,5L.
d) 2L.


4. Willian presenteou sua filha com uma piscina infantil com capacidade de 480 litros. Para enchê-la, Willian ligou uma torneira que demorou 1 hora para completar toda a capacidade da piscina. Quantos litros de água a torneira derrama por minuto?


 Resposta:______________

5. Lorena é proprietária de uma cafeteria e as garrafas de café que possui tem tamanhos iguais com capacidade de 1,5L. 


Quantas xícaras iguais a da imagem é possível encher com café de uma garrafa?
a) 5 xícaras.
b) 6 xícaras.
c) 7 xícaras.
d) 8 xícaras.

6. Evandro abasteceu seu caminhão com 270 litros de combustível. Considerando que o combustível ocupou meio tanque, qual sua capacidade total?


Resposta:_________


7. Vanessa utilizou um bule para fazer um chá de camomila e serviu aos familiares em xícaras iguais.


Tendo em vista que o chá foi suficiente para encher 7 xícaras, qual a capacidade das xícaras de Vanessa?


Resposta:________

8. Fabiana preparou um lanche para suas amigas e comprou saquinhos de iogurte de 900ml. Ela utilizou uma jarra para servir o iogurte e, para enchê-la, precisou de 3 saquinhos. Qual a capacidade da jarra que Fabiana utilizou?
a) 2,7L.
b) 2,5L.
c) 2L.
d) 1,7L.

9. Houve um problema no abastecimento de água na escola de Stênio e o diretor comprou 3 galões de água para colocar no bebedouro. Veja abaixo.


Tendo em vista que no bebedouro só couberam 2 galões e meio de água, qual a capacidade do bebedouro da escola de Stênio?


Resposta:______________


10. Em um dia frio, Angélica preparou 1 litro de chocolate quente e distribuiu toda quantidade em 20 copinhos para servir aos seus alunos durante um filme. Qual a capacidade dos copinhos utilizados por Angélica?
a) 100ml.
b) 50ml.
c) 20ml.
d) 5ml.

11. Durante um almoço em família, Breno abriu um refrigerante, encheu 10 copos e colocou na bandeja para servir. Veja abaixo.


Sabendo que os copos têm tamanhos iguais, qual a capacidade de cada copo?
a) 2ml.
b) 20 ml.
c) 22 ml.
d) 200ml.

12. Eduardo foi lavar a moto e usou um balde com capacidade de 15 litros para colocar água. Tendo em vista que ele encheu o balde 3 vezes, quantos litros de água Eduardo usou para lavar a moto?


Resposta:______________



Acesse outros conteúdos semelhantes.


Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO!





Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!



Atividade feita com carinho por Tudo Sala de Aula!😊



GABARITO
1C / 2. 18 vezes. / 3C / 4. 8 litros. / 5B / 6. 540 litros. / 7. 120 ml. / 8A / 9. 50 litros. / 10B / 11D / 12. 45 litros.

1 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem